Conselheira Odaíza, matriarca da UDV no Acre

Antônio Ferreira Gomes*

| 29 dezembro, 2018

Conselheira Odaíza e Mestre Luiz Máximo, década de 80 | DMC/7ª Região.

Neste 29 de dezembro de 2018, a Conselheira Odaíza Alexandrina de Oliveira Chaves (Núcleo João Lango Moura, Rio Branco-AC) está inteirando 70 anos de vida. Ela e seu esposo, Mestre Luiz Máximo, são uma referência do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal no Estado do Acre. Nesse espaço do Blog da UDV prestamos uma pequena homenagem à C. Odaíza, contando um pouco de sua história de vida.

Odaíza Alexandrina de Oliveira Chaves, filha de Pedro Alexandrino Filho e de Maria Lucas Alexandrino, nasceu em uma família de dez irmãos, em 29 de dezembro de 1948, na cidade de Brasileia, Estado do Acre. Conheceu Luiz Máximo Chaves, que também nasceu em Brasileia, ainda jovem, com 15 anos. Quando Luiz Máximo mudou com a família para Rio Branco, Odaíza perdeu o contato com ele durante alguns anos.

Em 1973, a família de Odaíza também se mudou para Rio Branco e, quando ela estava decidida a ir morar no Rio de Janeiro, onde estudaria Medicina, reencontrou Luiz Máximo, que havia retornado de Porto Velho, onde tinha restabelecido sua saúde e iniciado uma caminhada espiritual com Mestre Gabriel, na União do Vegetal. Aquele reencontro foi suficiente para mudar os planos de Odaíza, que desistiu de ir para o Rio de Janeiro para casar com Luiz Máximo, com quem bebeu o Vegetal e começou a conhecer a União do Vegetal e seus ensinamentos.

UDV no Acre teve início na residência do casal

Mestre Luiz Máximo e Conselheira Odaíza em sessão da União do Vegetal | DMC/7ª Região.

Em virtude de sua formação religiosa, no início não achou que o Vegetal era uma coisa muito boa, mas se deu a oportunidade de participar e conhecer a religião que seu esposo havia escolhido para seguir. Luiz Máximo e Odaíza iniciaram a construção da União do Vegetal no Acre dentro da própria residência, e com o auxílio dos primeiros irmãos nasceu o primeiro Núcleo da UDV no estado, o Núcleo João Lango Moura.

A Cons. Odaíza é mãe de quatro filhas biológicas: Márcia, Marcélia, Marciley e Marcilene. Mãe também de tantos outros filhos que encontram nessa senhora o olhar, a doçura, a atenção e a acolhida de uma mãe zelosa que, desde o início da União do Vegetal no Estado do Acre, se preocupa com o bem-estar de todos que chegam à sua casa ou ao Núcleo João Lango Moura.

Com uma vida dedicada ao trabalho, à família e à religião, Cons. Odaíza é a nossa referência maior quando o assunto é Beneficência, razão da existência da União do Vegetal, segundo ela. “Precisamos fazer alguma coisa por quem sofre, por quem passa necessidade e a União existe para isso”, costuma dizer, justificando sua dedicação a este trabalho.

Apesar das décadas de trabalho dedicado ao Núcleo João Lango Moura e à Região, como um todo, Cons. Odaíza é incansável e sua presença, seu bom exemplo têm servido de inspiração a tantas outras pessoas que, ao ver a sua disposição e boa vontade, passam também a dedicar-se ao trabalho na obra de Mestre Gabriel que, como ela mesma afirma, “é um trabalho que fazemos para nós mesmos, para nossas famílias”.

“Trabalhar por esta obra é devolver a ela um pouquinho das tantas coisas que eu e minha família já recebemos e continuamos a receber de nosso Mestre, ao longo dos anos”, afirma com a convicção de quem realmente sabe que o bem com o bem se paga.

Em nome de nossa irmandade, desejamos à Cons. Odaíza, a mãe de todos, assim chamada por alguns Mestres da Origem, entre eles M. Braga e M. Paixão, um feliz aniversário, com os melhores votos de uma vida longa, com saúde e disposição para continuar sua caminhada e nos inspirando a seguir seus bons exemplos de acolhimento às pessoas e de dedicação a esta obra de Mestre Gabriel.

*Antônio Ferreira Gomes é Mestre Central da 7ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

10 respostas
  1. Renato Barbosa
    Renato Barbosa says:

    Mestre Luiz Máximo e Conselheira Odaíza realmente são uma referência. Tive algumas oportunidades de visitá-los e conversamos algumas horas e
    sempre com paciência, atenção e falando de como conheceu o Mestre Gabriel. Pessoas de qualidade e nobres. Bela homenagem!!!
    Numa data importante como essa, desejo saúde, paz, disposição, alegria e vida longa junto ao seu companheiro, filhas, netos, familiares
    e amigos !!!

    Responder
  2. José Roberto
    José Roberto says:

    Bonita e justa homenagem, senhora bondosa, que atende a todos sem distinção.
    Em nome da família Correia Barbosa, desejamos saúde, paz e prosperidade, extensivo aos seus familiares e amigos.
    Felicidades!!!
    José Roberto

    Responder
  3. Aluizio de Oliveira Gonçalves
    Aluizio de Oliveira Gonçalves says:

    Justa homenagem! Odaíza que tanto admiramos pela boa vontade em servir com completo desapego. Parabéns e um abraço sincero aos saudosos amigos de uma família forte e maravilhosa. Aluizio,Carmelina e Silvia.

    Responder
  4. Silvio Mendonça Gomes
    Silvio Mendonça Gomes says:

    Conselheira Odaiza, felicidades pela importante data, que o Mestre continue lhe abençoando com saúde e prosperidade. Que bom exemplo a seguir. Abraços fraternos a senhora, Mestre Luiz Máximo e familiares.

    Responder
  5. Mayko Aguiar
    Mayko Aguiar says:

    Homenagem mais que merecida pelo trabalho importante que realizou e realiza e pela importância dessa Região na expansão da União. Parabéns ao Blog.

    Responder
  6. Marcos Fabrício Ortiz de Lima
    Marcos Fabrício Ortiz de Lima says:

    Importante esse merecido reconhecimento ao casal e família. Felicidade a todos nós filiados na UDV e aos caríssimos irmãos que vem chegando pra perto desta sagrada União do Vegetal.

    Atenciosamente, Marcos Fabrício.

    Responder
  7. Leonel Graça Generoso Pereira
    Leonel Graça Generoso Pereira says:

    Felicidades pra essa família que tantas vezes me acolheu em sua casa sempre de portas abertas!!!! Saúde, paz e prosperidade!!!!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *