Conferência Internacional da Ayahuasca aborda efeitos positivos do chá

|1º junho, 2019

Jocimar Nastari*

Francisco Cid Coelho Pinto integrou o painel sobre Saúde Mental e Física | Foto: Jocimar Nastari.

Girona (Espanha) – Dois integrantes do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal participaram ontem, 31 de maio, do primeiro dia da III Conferência Internacional da Ayahuasca, em Girona, Espanha. O coordenador da Comissão Científica da UDV, Mestre Joaze Bernardino Costa (Mestre Representante do Núcleo Príncipe Teceu, Brasília-DF), integrou o painel sobre Ciência Experimental, e apresentou um histórico do bom relacionamento que a União do Vegetal mantém com a comunidade científica desde a década de 1970. Anunciou também a criação do site UDV-CIÊNCIA, canal pelo qual a religião pretende iniciar um diálogo mais ágil e direto com o meio acadêmico.

Já Francisco Cid Coelho Pinto (sócio do Núcleo Fortaleza, Fortaleza-CE) integrou o painel sobre Saúde Mental e Física, em que apresentou um resumo de seu trabalho de revisão bibliográfica de pesquisas sobre o efeito antidepressivo rápido da Ayahuasca (na União do Vegetal denominado Chá Hoasca ou Vegetal) em pacientes com depressão resistente. Nesse mesmo painel, outros pesquisadores apresentaram resumos de trabalhos que também indicam, preliminarmente, os efeitos positivos do uso do Chá Hoasca em pacientes com depressão e estresse pós-traumático.

Apresentações de outros cientistas abordaram ainda estudos que indicam, preliminarmente, os efeitos neuroplásticos do Vegetal em células do cérebro. Isto é, parece que o uso do Chá Hoasca propicia a proliferação das células nervosas. Também foi anunciada, para breve, pesquisa que será feita sobre o uso do Vegetal para reduzir ou eliminar o consumo do álcool por jovens universitários brasileiros.

Colaboração

Mesmo não participando diretamente em outros painéis e apresentações da Conferência, a União do Vegetal foi objeto de citações e referências de pesquisadores. Uma delas ocorreu no painel O Estado da Arte da Pesquisa sobre Ayahuasca, integrado pelo pesquisador brasileiro da Universidade de São Paulo (USP) Rafael Guimarães, e pelo diretor técnico do Centro Internacional para a Educação, Investigação Etnobotânica e Serviços (ICEERS na sigla em língua inglesa – International Center for Ethnobotanical Education Research & Service), o espanhol José Carlos Bouso. Ambos citaram a colaboração da UDV em pesquisas científicas.

A Conferência é organizada pelo ICEERS e terá neste sábado, 1º de junho, a participação de mais cinco representantes da UDV, entre eles o Mestre Geral Representante, Paulo Afonso Amato Condé, que fará uma palestra no auditório principal com o título Meio Ambiente e Cultivo das Plantas Sagradas: A Experiência da UDV; e Cristiane Holanda (Núcleo Inmaculada Concepción – Madri-Espanha), que fará a apresentação Ayahuasca e Aprendizado Cooperativo: A Experiência da União do Vegetal.

*Jocimar Nastari é integrante do Corpo do Conselho da Sede Geral (Brasília-DF) e Diretor Adjunto do Departamento de Memória e Comunicação (DMC).