Casa da União firma parceria com o MP do Mato Grosso do Sul para implementar o programa Viva Bem

Mariana Diniz*
| 14 abril, 2025

No dia 27 de fevereiro de 2025, o auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Mato Grosso do Sul sediou o lançamento da parceria entre o Ministério Público Estadual do Mato Grosso do Sul (MPMS), a Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul (SED) e a Associação Beneficente Casa da União para implementação do programa Viva Bem, que tem como objetivo a prevenção dos problemas causados pelo álcool e outras drogas, através da realização de palestras para conscientização e melhora da qualidade de vida dos estudantes da Rede Estadual de Ensino.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o presidente da Casa da União Matriz, Dr. Antônio de Barros Araújo Filho, médico gastroenterologista e professor de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que instruiu 53 diretores de escolas e 31 multiplicadores da entidade, responsáveis por conduzir as palestras nas unidades escolares, sobre o programa Viva Bem.

O presidente destacou a importância da união entre as instituições para o sucesso do programa e enfatizou que a colaboração entre a sociedade civil e o poder público é fundamental para promover ações educativas que visam à prevenção do uso de substâncias nocivas entre os jovens. Além disso, o Mestre Assistente Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho, que acompanhou a implementação dessa parceria entre a Casa da União e o Ministério Público, esteve presente no evento, reforçando o compromisso da instituição com ações de prevenção e promoção do bem-estar social.

Representando o Ministério Público, estiveram presentes o Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, o Secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, a Procuradora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Educação do MPMS, Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira, autoridades engajadas na causa, que ressaltaram a relevância de iniciativas como o Viva Bem para a construção de uma sociedade mais saudável e consciente. A parceria com a SED foi destacada como essencial para a implementação do programa nas escolas, garantindo que as informações cheguem de forma eficaz aos estudantes.

O evento também reuniu membros e servidores do MPMS, além da presidente da Associação Beneficente Casa da União Lar de Santana (Campo Grande-MS), Marisa Nunes dos Santos Cabriotti, e outras autoridades.

Programa Viva Bem

O Programa Viva Bem, iniciado há 20 anos em Teresina, PI, está em expansão por meio da Casa da União, alcançando nível nacional e com projeções internacionais, incluindo os Estados Unidos e a Europa. O programa atua em cinco frentes principais: formação de agentes multiplicadores para palestras, consultoria para instituições públicas e privadas, desenvolvimento de políticas públicas, promoção da responsabilidade social por meio do selo Viva Bem Sem Álcool e realização de pesquisas.

A chegada do programa ao Mato Grosso do Sul tem a missão de fortalecer as ações preventivas no ambiente escolar, contribuindo para a formação de cidadãos mais informados e preparados para fazer escolhas saudáveis. A iniciativa reflete o compromisso das instituições envolvidas em promover a saúde e o bem-estar dos jovens sul-mato-grossenses, reforçando a importância de parcerias sólidas na construção de um futuro melhor para todos.


*Mariana Diniz é membro do Corpo Instrutivo do Núcleo Mestre Sidom (Sobral, CE – 11ª Região) e integra a equipe de Comunicação da Casa da União Matriz.