Câmara dos Deputados realiza Sessão Solene pelos 60 anos da UDV e Centenário de Mestre Gabriel
| 05 Julho, 2022
Jocimar Nastari*
A Câmara dos Deputados realizou, em 1º de julho passado, Sessão Solene em homenagem aos 60 anos da União do Vegetal (transcorrido em 22 de julho de 2021) e ao Centenário de nascimento seu criador, José Gabriel da Costa, Mestre Gabriel (em 10 de fevereiro de 2022). A cerimônia histórica lotou o Plenário Ulisses Guimarães e foi acompanhada ao vivo por milhares de pessoas pelo canal da Câmara no Youtube. A homenagem foi proposta pelas deputadas Perpétua Almeida (PC do B – AC) e Paula Belmonte (Cidadania – DF) e pelo deputado Wolney Queiroz (PDT- PE). Esses parlamentares compuseram a mesa e se revezaram na presidência da Sessão.
Em nome do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, compuseram a mesa o Mestre Geral Representante, José Carlos Garcia, o presidente da Diretoria Geral do Centro, Mestre Tadeo Feijão e os Mestres Raimundo Monteiro de Souza e José Luiz de Oliveira, pioneiros da UDV e ambos integrantes do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel e do Conselho da Representação Geral da União do Vegetal.
No início da Sessão Solene foi tocado o Hino Nacional Brasileiro. O Hino à Bandeira da União foi cantado ao vivo por Laura Cândida (integrante do Corpo Instrutivo da Distribuição Autorizada de Vegetal de Ingaí- MG). Foi apresentado ainda um vídeo institucional a respeito da UDV produzido pelo Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da União do Vegetal.
Liberdade Religiosa
A deputada Perpétua Almeida leu discurso encaminhado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas – AL), no qual destacou que a Constituição Federal garante o direito de liberdade religiosa no Brasil. Após citar trechos da lei maior do País que estabelecem claramente essa garantia, Lira afirmou em seu discurso: “Homenagear a União do Vegetal é homenagear a liberdade e o pleno exercício dos direitos e garantias lavrados pelos constituintes de 1988.”
Compromisso com a paz
A seguir, a deputada Perpétua leu o próprio discurso, saudando os componentes da mesa e ainda as Conselheiras Jandira Gabriel (Núcleo Erunaiá, Candeias do Jamari –RO), filha de Mestre Gabriel e de Mestre Pequenina, que não estava presente e a Conselheira Ivone de Castro Menão (Sede Geral, Brasília-DF) que estava presente e é sócia da UDV há quase 50 anos. Lembrou ainda que a Sessão Solene não foi realizada em 2021 (quando dos 60 anos da UDV) em função da pandemia.
A deputada Perpétua falou da origem rural do baiano José Gabriel da Costa e que este demonstrou seu comprometimento com a paz, quando chegou à Amazônia e criou a União do Vegetal. Salientou também que Mestre Gabriel iniciou, então, uma trajetória de prática fiel do bem. “Mestre Gabriel optou em não ir aos campos de batalha da 2ª Guerra Mundial, mas decidiu a ir para uma outra batalha, a batalha da frente de peleja, sendo ele um soldado da borracha”, afirmou. Destacou que Mestre Gabriel decidiu trazer uma paz para o mundo, começando com sua família, com seus amigos e seus discípulos.
Lembrou ainda a Sessão Solene realizada pela Câmara dos Deputados, em 2011, pelos 50 anos da União do Vegetal – ocasião em que Plenário e galerias da Casa receberam um número recorde de pessoas até então. Emocionada, disse que naquela sessão Mestre Pequenina lhe entregou de presente uma bandeira da União do Vegetal. “Desta forma, consta hoje no acervo da Câmara dos Deputados, o símbolo da Luz, da Paz e do Amor”, afirmou a deputada Perpétua.
Reconhecimento público
O deputado Wolney Queiroz também lembrou a realização solene em comemoração aos 50 anos da UDV, o primeiro reconhecimento público e institucional que a União do Vegetal recebeu em meio século de existência. “E esse reconhecimento está se repetindo hoje, numa homenagem ao fenômeno religioso e cultural que a União do Vegetal representa no Brasil e em outros países”, afirmou.
Destacou que naquela oportunidade estiveram presentes dois Mestres históricos da UDV e que já desencarnaram, Mestre Pequenina e Mestre Braga e que nesta Sessão dos 60 anos estavam presentes os Mestres Monteiro e José Luiz.
Wolney Queiroz frisou que além da missão de soldado da borracha, Mestre Gabriel era portador de uma missão espiritual, a criação da União do Vegetal. Disse que a relevância e importância de Mestre Gabriel será gradualmente conhecida e reconhecida pela humanidade.
Transformação da vida
A deputada Paula Belmonte disse que a Sessão estava dentro da Casa do Povo comemorando, num clima de liberdade religiosa, os 60 anos de transformação da vida de milhares de pessoas. Lembrou que também participou da Sessão Solene dos 50 anos da UDV. “Estar aqui agora comemorando, como deputada federal e membro da UDV, os 60 anos da União do Vegetal é uma honra e uma emoção que nos traz maior responsabilidade na busca da paz”, afirmou.
Paula Belmonte frisou que a União do Vegetal precisa estar dentro do parlamento brasileiro e da política defendendo a família brasileira e as crianças. “O Mestre Gabriel veio para nos trazer a paz, a harmonia e para ensinar que somos todos irmãos e que a família é o berço de nossa sociedade”, afirmou.
Coragem e coerência
O Mestre Geral Representante da UDV iniciou sua fala afirmando que se sentia honrado por estar representando Mestre Gabriel. Observou que a coragem é um atributo das pessoas que querem fazer o bem e que Mestre Gabriel demonstrou coragem ao se alistar como soldado da borracha e ir para a Amazônia exercer esse trabalho, em busca de um sonho e do cumprimento de uma missão espiritual. Lembrou que na floresta recriou a UDV, em 22 de julho de 1961, junto com Mestre Pequenina e seus filhos e que depois organizou o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal em Porto Velho.
Neste trabalho de organização, Mestre José Carlos destacou o trabalho dos primeiros irmãos, entre eles os Mestres Monteiro e José Luiz que compuseram a mesa da Sessão Solene. “Esses irmãos deram continuidade ao pensamento do Mestre Gabriel que é criar a União do Vegetal para fazer uma paz no mundo”, afirmou.
A coerência de Mestre Gabriel foi outro atributo lembrado pelo Mestre Geral Representante em sua fala. “Mestre Gabriel praticava o que ensinava e ensinou seus discípulos serem cumpridores de suas palavras. “
Mestre José Carlos disse ainda que Mestre Gabriel trouxe alegria para a União do Vegetal. “Onde o Grande Mestre está, está com alegria, porque essa foi uma demonstração ao longo de toda a sua vida. É importante termos alegria para vivermos uma vida saudável, com os ensinamentos de Mestre Gabriel”, afirmou.
Heroísmo e superação
Mestre Tadeo Feijão agradeceu a proposta de realização da Sessão Solene pelas deputadas e deputado componentes da mesa e ao presidente da Câmara por ter autorizado a homenagem. Disse que os sócios da União do Vegetal estão na continuação de uma história de heroísmo e superação, iniciada por Mestre Gabriel e Mestre Pequenina e que hoje podem vivenciar sua religião dentro de um clima de liberdade no Brasil e outros países. “Nessa história, a estrela de Mestre Gabriel sempre brilhou e continuará a brilhar, sempre nos inspirando com seu exemplo”, afirmou.
O presidente da Diretoria Geral lembrou ainda que em muitos estados e municípios brasileiros no dia 22 de julho é celebrado o Dia da Paz e da Conciliação. “Não posso imaginar uma homenagem mais significativa para o Mestre Gabriel do que no dia em que criou a União do Vegetal ser celebrado o Dia da Paz e de Conciliação”, afirmou.
Disse também que a UDV foi criada no seio de uma família, a família de Mestre Gabriel e Mestre Pequenina, e que vem mantendo a tradição de fortalecimento da família. Disse ainda a importância da força do exemplo que Mestre Gabriel deixou para seus discípulos e que a força do exemplo é uma das maiores forças da União do vegetal.
Continuidade do trabalho de Mestre Gabriel
O Mestre José Luiz de Oliveira falou que se sentia um dos homens mais felizes por pertencer a União do Vegetal. “Eu e outros chegamos à União do Vegetal jovens e dedicamos nossas vidas a esse trabalho, de auxiliar as pessoas e a nós mesmos a encontrar um melhor equilíbrio na vida e educar nossos filhos e nossas famílias no sentido do bem-estar e da busca do símbolo da União, que é Luz, a Paz e o Amor. E assim dar continuidade ao trabalho de nosso saudoso Mestre José Gabriel da Costa”, afirmou. Mestre José Luiz também agradeceu o apoio que recebe de sua esposa, Conselheira Emanuella Gomes de Oliveira.
Preservação da família
O Mestre Raimundo Monteiro de Souza agradeceu aos deputados que apresentaram a proposta de realização da Sessão Solene, classificada por ele como importante do ponto de vista histórico e espiritual para a União do Vegetal. Disse se sentir feliz pelo desenvolvimento da UDV e pela consolidação das palavras de Mestre Gabriel.
Lembrou que um dos princípios do Cristianismo é a instituição da família. “Mestre Gabriel criou a União do Vegetal no seio de sua família, uma demonstração de que a família é uma instituição que precisamos preservar”, afirmou Mestre Monteiro que também agradeceu o apoio de que recebe de sua esposa para desenvolver seu trabalho pela União do Vegetal, Conselheira Zildinha Felícia da Costa.
Valores cristãos
O Mestre Luís Felipe Belmonte dos Santos, integrante do Conselho da Representação Geral da União do Vegetal, foi o derradeiro da UDV a falar na Sessão Solene. “É importante destacar que Mestre Gabriel teve todo o cuidado e o zelo de trazer para a União do Vegetal todos os valores cristãos, renovando os ensinamentos e a palavra de nosso Mestre Jesus. Isso renova nossa fé cristã, nossos propósitos e nossos princípios”, afirmou.
Disse ainda o trabalho dos pioneiros da UDV, fazendo menção a presença dos Mestres Monteiro e José Luiz à cerimônia, e memória de Mestre Braga e Mestre Pequenina que já fizeram a passagem.
*Jocimar Nastari é integrante do Corpo do Conselho da Sede Geral (Brasília – DF) e Vice-diretor de Comunicação Externa do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da União do Vegetal.
>> Clique aqui e veja aqui a íntegra da Sessão Solene da Câmara dos Deputados em homenagem a UDV e ao Mestre Gabriel.
>> Clique aqui e veja a Galeria de Imagens da Sessão Solene | Fotos: Bento Viana.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Belo retrato desse momento que ficará em nossas memórias. Que venham outras homenagens e outros atos de reconhecimento institucional da nossa querida UDV.
Excelente!! Parabéns a todos os irmãos que se empenharam para realizar esse movimento em prol dessa data tão importante.
Excelente! Eu deveria ter chegado mais cedo na UDV, mas o Mestre disse que as coisas só acontecem no tempo certo.