Associação Amar e Renascer (AAMAR) se estrutura em Brasília
Augusto Cassiano da Rocha*
| 9 Junho, 2022
A Associação Amar e Renascer (AAMAR) está se estruturando para atuar em Brasília (DF). Com sua sede em Itamarandiba (MG), a entidade está em funcionamento desde 2005 e tem como objetivo trabalhar pela recuperação de adictos dependentes de drogas, de substâncias químicas e de álcool. Tem também uma casa de acolhimento para atendimento a mulheres em Santana do Paraíso (MG). O Distrito Federal será a segunda unidade da Federação na qual a associação atuará.
Em Brasília, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal cedeu para a AAMAR, em forma de comodato, um terreno em São Sebastião (Sítio Boa Esperança). Foi elaborado um projeto para a construção nesse local das edificações necessárias (imagem acima) ao desenvolvimento do trabalho de recuperação das pessoas, assim como é feito em Minas Gerais.
A associação foi criada e é dirigida por integrantes da UDV e vem recebendo um apoio muito importante da Representação Geral, da Diretoria Geral do Centro e da Associação Beneficente Casa da União. Desta maneira, a atuação da AAMAR é uma extensão do trabalho da Beneficência da União do Vegetal.
Dignidade
A AAMAR trabalha para devolver a dignidade às pessoas que realmente decidem se tratar, se recuperar, começar uma vida nova e renascer para sociedade. Todos merecem uma nova oportunidade perante a sociedade, a família e principalmente uma nova oportunidade para si mesmo de resgatar a autoestima e a confiança na sua capacidade.
Em sua metodologia de tratamento, a AAMAR busca proporcionar condições ao indivíduo para uma reflexão profunda sobre o Eu interior por meio do desenvolvimento da espiritualidade, e por uma metodologia baseada na “DOR” (Disciplina, Ordem e Respeito) ressignificando na consciência do acolhido.
Há também o acréscimo de atividades de laborterapias, recreativas, promoção do autocuidado, em ambiente residencial, de caráter transitório, propício à formação de vínculos, com a convivência uns com os outros. Possibilitando assim ao acolhido, através da convivência com o próximo, o contato com um novo estilo de vida, “curando-se por dentro”, recuperando a liberdade, a esperança, melhorando o conceito de si mesmo e clareando a consciência de suas atitudes para encontrar o verdadeiro valor da vida.
Seja um colaborador
O apoio a este projeto é fundamental para que possamos viabilizar implantação de mais esta casa de recuperação em Brasília. Clique aqui e faça sua contribuição.
–
*Augusto Cassiano da Rocha é Presidente da AAMAR em Brasília e integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Canário Verde (Brasília-DF).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Ja trabalhei com este tipo de organizações e respeito e admiro este tipo de trabalho. Precisamos de muito mais instituições como estas.
Parabéns por esta iniciativa.
Eu, Luiz Henrique, optei pela vida, sou um graduado da AAMAR. Gratidão por tudo que pude aprender nos 9 meses em que estive acolhido nessa instituição tão séria e amorosa. Hoje dando continuidade no tratamento, praticando o que lá aprendi, que são os mesmos ensinos da UDV, venho desenvolvendo minhas virtudes morais, intelectuais e espirituais. Pertencente ao CI do N. Estrela Matutina.
Essa palavra Laborterapia, no contexto do cuidado a usuários abusivos de álcool e outras drogas, esta em desuso. A palavra gerou muita controvérsia, na aplicabilidade quando do período em que a pessoa fica reclusa nessas CT. Sugiro revisão… a gente sugere que ao invés de labotetapia diária, possa usar a palavra responsabilidade diárias, que cada um deve ter para a harmonia do lar e da boa convivência, a pessoa está ciente que a contribuição se faz necessária em qualquer área da vida e assumir repsisnaviludades é um caminho importante.
Jailso Barbosa
Esp. em Saúde Mental,
Esp. Tratamento da Dep. Quimica
Msc. em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Doutorando em Saúde Coletiva
RESPOSTA: Caro Jailson, na AAMAR utilizamos este termo laborterapia (terapia ocupacional) onde os acolhidos assumem responsabilidades diárias como parte do tratamento de recuperação e ressocialização.
Augusto Cassiano (Presidente da AAMAR em Brasília-DF).
Bom dia a todos!
Sou sócio da UDV Núcleo Mãe Gloriosa e tive envolvido com substâncias prejudiciais a minha saúde.
Fui acolhido na AAMAR onde conheci o M. Gilberto Araújo e toda equipe que trabalha na fazenda onde todos são sócios do Centro, e também já foram usuários.
Renasci pra vida.
Trabalho sério e que me fez ter uma reflexão profunda nos 9 meses de acolhimento.
Parabéns à todos que estão nesse trabalho.
M. Gilberto, M. Zé Araújo e M. Augusto e a direção do Centro que apoia esse trabalho.
Que o Mestre continuem dando força para crescer essa obra.
Grato à todos!
Guaracy Palmeira