Biografia do Mestre Gabriel é lançada em Brasília

O lançamento da biografia do Mestre José Gabriel da Costa, realizado no dia 14 de fevereiro passado, foi um sucesso de vendas e de público. Mais de 300 pessoas compareceram ao evento, que se iniciou pontualmente às 19h30, no Salão Nobre Luiz XV do templo da Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília. Intitulado “Mestre Gabriel – O Mensageiro de Deus”, o livro traz um resumo da vida e obra de José Gabriel da Costa, mestre-fundador do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, desde a infância – formação, família, meio social – até a (re)criação da UDV nos seringais amazônicos e sua posterior organização em Porto Velho. Esta biografia autorizada, além de dar visibilidade pública ao Mestre Gabriel e à UDV, é a homenagem que o Centro presta à memória de seu fundador, na ocasião de seus 90 anos de nascimento.

Autor recebe amigos durante lançamento em Brasilia | Foto: Julio Trazzi

De acordo com o presidente da Diretoria Geral da União do Vegetal, m. Carcius Azevedo, a publicação traz um registro de grandeza histórica inquestionável. “Os sócios da União e outros que ainda não são sócios poderão usar este livro como manancial de pesquisa e conhecer mais de perto este homem que, de forma ímpar, enfrentando diversos tipos de dificuldade, iniciou a construção de uma religião que, mesmo antes de inteirar meio século de existência, já estava presente em quatro continentes do Planeta”, observou.

A Representação Geral da UDV já havia verificado a necessidade de noticiar a biografia há alguns anos, mas a determinação para que a Diretoria Geral fizesse o lançamento aconteceu em 2008. De lá para cá, a decisão passou por diversas fases, até se materializar. Segundo o m. Flávio Mesquita, que presidiu a DG no mandato anterior, a publicação teve o objetivo de preservar a História do Mestre, pois ela poderia ser escrita por qualquer pessoa que se apresentasse como seu discípulo, sem conhecer verdadeiramente a sua vida. “A necessidade de a UDV registrar esta biografia aumentou, consideravelmente, depois que o CONAD reafirmou o uso religioso da Hoasca”, esclareceu, ao recordar o apoio que o Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas deu ao movimento liderado pela UDV, que oficialmente permitiu o uso responsável do Vegetal para fins religiosos. “Este lançamento representa o marco entre o falso e o verdadeiro e esclarece à sociedade, de maneira geral, a originalidade da União do Vegetal”.

Para M. Francisco Herculano, Mestre Geral Representante da UDV, que conviveu com M. Gabriel no início da União do Vegetal, a publicação mostra que a UDV está em uma nova fase, na qual todas as pessoas podem conhecer detalhes da vida do fundador da religião. “A União do Vegetal continua crescendo, e para continuar este crescimento com mais critério é preciso que todos procurem ser honestos e caminhar com sinceridade, da mesma forma que o Mestre Gabriel nos ensinou com seu exemplo, pois só assim é possível crescer com Luz, Paz e Amor”.

“O peso da responsabilidade”

A simplicidade é a marca dos grandes homens.” Ruy Fabiano (autor do livro) Foto: Julio Trazzi

Na opinião do m. Ruy Fabiano, registrar a História deste “Mensageiro de Deus” foi o maior desfio de sua carreira. Jornalista e escritor respeitado, Ruy já publicou biografias de pessoas famosas, além de vários livros de sua autoria. No entanto, segundo ele, nenhuma de suas obras exigiu tanto esforço, pesquisas e comparações com a história do objeto pesquisado.

Renomado profissional, ex-correspondente de guerra, acostumado a registrar a história política e econômica do país e do mundo por meio dos jornais em que trabalhou ou de sua coluna atual, o responsável pela edição desta Biografia disse que sentiu o peso e o valor da responsabilidade: “Ao escrever o primeiro livro com a História de Mestre Gabriel, contei com o apoio da direção da UDV, especialmente dos Mestres Antigos formados por Ele, e tive o sentimento de que este livro é o ponto de partida de outras reflexões que virão no futuro, pois registra o trabalho de Mestre Gabriel, que é para a eternidade”.