Representação Geral

mgr-e-assistentes

O Mestre Geral Representante é a autoridade máxima do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Tem esse nome porque representa o criador da UDV, Mestre Gabriel. Com o auxílio de seis Mestres Assistentes, lidera o Centro do ponto de vista religioso e faz a supervisão geral da administração institucional da religião (veja Organograma acima).

É eleito por um colégio eleitoral específico para mandato de três anos. O atual Mestre Geral Representante é Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho. Seu mandato teve início em 6 de janeiro de 2015 e concluirá em 6 de janeiro 2018. O Mestre Geral Representante e seus assistentes constituem a Representação Geral da UDV. Todos são voluntários.

Desde sua criação, a União do Vegetal teve dez mestres respondendo pelo cargo de Mestre Geral Representante, sendo eles:

Raimundo Carneiro Braga

Raimundo Monteiro de Souza

João Ferreira de Souza (Joanico)

Manoel Nogueira da Silva

Luís Felipe Belmonte dos Santos

Raimundo Nonato Marques

Florêncio Siqueira de Carvalho

José Luiz de Oliveira

Francisco Herculano de Oliveira

Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho – Atual MGR

CONAGE

O Conselho de Administração Geral (CONAGE) tem, entre outras competências, a responsabilidade de zelar pela manutenção da ordem e da harmonia dos filiados da UDV e estabelecer procedimentos para formação e aperfeiçoamento dos dirigentes da instituição. O Conselho é composto pelos integrantes da Representação Geral e do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, pelos Mestres Centrais de Região, mestres que ocuparam o cargo de Mestre Geral Representante e ainda pelo Mestre Representante do Mestre Geral Representante, o Presidente da Diretoria Geral, mestres que o Conselho efetive como integrantes e por três mestres indicados pelo próprio Conselho a cada triênio e  dois mestres indicados pelo Mestre Geral Representante a cada triênio.

De acordo com as Leis da UDV, os Mestres Fundadores do Centro, integrantes do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, e os mestres que tiverem exercido o cargo de Mestre Geral Representante são membros natos do Conselho de Administração Geral.

MESTRE CENTRAL

Com o objetivo de zelar pela disciplina e supervisionar o funcionamento dos Núcleos e das Distribuições de Vegetal existentes em cada Região, o Mestre Central é eleito pelo Quadro de Mestre da respectiva Região após indicação de três nomes pelo Mestre Geral Representante.

O Mestre Central é um dos auxiliares do Mestre Geral Representante na condução dos trabalhos da União do Vegetal e integrante do Conselho de Administração Geral.

Atualmente, a UDV está organizada em 19 regiões, sendo 17 de Brasil, uma nos Estados Unidos e outra na Europa.