Associação José Gabriel da Costa

Quadro de Mestres em frente a primeira Sede da União do Vegetal (Porto Velho – RO) | DMC/SG

Associação José Gabriel da Costa é uma entidade sem fins lucrativos criada pelos sócios do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal com o objetivo de preservar a história da vida e obra de seu fundador. Sediada em Porto Velho (RO), a AJGC tem como principal projeto a construção de um memorial constituído de uma réplica da casa onde o Mestre Gabriel e família viveram naquela cidade. A casa foi também a primeira Sede da União do Vegetal e sua réplica será construída no mesmo terreno no qual a original foi erguida.

O memorial José Gabriel da Costa contará também com um centro de estudos e pesquisas a respeito do Vegetal (chá Hoasca); sala de reuniões; salas de arquivos (com cd’s, vídeos, fitas, fotos e depoimentos); biblioteca; auditório para realização de palestras, oficinas e exibição de vídeos relacionados à história da UDV e do Mestre Gabriel.

Será uma construção em dois blocos, sendo o primeiro a réplica da casa onde residiu Mestre Gabriel com sua família, e onde foi a Sede da UDV enquanto o estava encarnado. O segundo bloco será um prédio com salas que abrigarão a outras dependências e o material de acervo e memória.