União do Vegetal se organiza em Peru

José Roberto da Silva Barbosa*
Leonardo Tocchetto Pauperio**

| 21 dezembro 2017

Sócios da União do Vegetal em Peru | Foto: Sérgio Polignano.

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal deu mais um significativo passo no seu processo de expansão internacional em 13 de dezembro de 2017, ao dar entrada no pedido de registro de suas atividades religiosas em Peru. Desde setembro de 2013, estavam sendo realizadas sessões de Vegetal pela UDV naquele país, mas uma entidade formal ainda não existia. Protocolado na capital Lima, o pedido registra a criação da Associação Beneficente União do Vegetal e inaugura um novo momento do uso religioso do chá Hoasca em Peru.

Muitas são as razões que marcam a importância deste acontecimento. Em primeiro lugar, o Peru é um país amazônico, integrando essa região de riquíssima biodiversidade que, sabemos, é o berço natural das nossas plantas sagradas. Amazônica também é a sua fronteira com o Brasil, unindo-se a nós por densas florestas que preenchem 60% do seu território. Uma imensidão verde de matas virgens, em que desenhada uma linha invisível de diálogo fraterno e diplomacia pacífica, que não consegue e nem pretende esconder a existência inseparável deste verdadeiro tesouro vivo.  Isso é uma obra generosa do nosso Criador a nos servir de ambiente nativo do Mariri e da Chacrona, mistérios de um equilíbrio perfeito da Natureza.

Foi, ali mesmo, naquelas florestas, não muito distante da fronteira peruana, que o então seringueiro José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, recriou, a 22 de julho de 1961, a União do Vegetal. Com isso, inaugurou, com a força da sua palavra firme e verdadeira, um novo período na história do uso ritualístico-religioso do chá Hoasca, em cumprimento da sua nobre missão espiritual de trazer mais equilíbrio, Paz e Amor para a humanidade. Passados mais de 56 anos, desde aquele bendito dia, a Paz segue expandindo-se pela Terra, renovando vivamente a esperança de um mundo melhor no coração de todos os caianinhos.

Preservação de culturas

Além da sua vocação amazônica, o Peru tem ainda um importante trabalho de preservação de suas culturas tradicionais. Exemplo disso é a resolução do Instituto Nacional de Cultura da Nação de 2008, expedida em consonância com a Constituição peruana de 1993 e com a Lei Geral do Patrimônio da Nação (de 2007), que declarou patrimônio cultural peruano os conhecimentos e usos tradicionais de Ayahuasca praticados pelas comunidades nativas amazônicas, como garantia de continuidade cultural. Nesse sentido, o uso religioso do chá Hoasca no âmbito da UDV, em Peru, ao nosso sentir, cumpre e reforça a promoção cultural de uma prática considerada milenar pelo povo peruano. E representa, também, um momento de renovação de um povo já marcado pela Natureza para a continuidade de uma história de reconhecida prosperidade espiritual, de registro ancestral.

Para fazer uma Paz, no mundo de hoje, multiétnico e multicultural, superpopuloso, tecnológico e hiperconectado, é preciso uma organização administrativa à altura das demandas e dos desafios internacionais inclusive. Nesse sentido, o registro da Associação Beneficente União do Vegetal, em Peru, é fruto do trabalho da área internacional da UDV, recentemente reestruturada para atender às demandas dos onze países onde desenvolve atividades.

Expansão internacional organizada

Atualmente, existem funções específicas dedicadas à expansão internacional da UDV, integradas por um Mestre Assistente Geral responsável pelas atividades do Centro em outros países – cargo exercido, neste triênio, pelo Mestre Luís Felipe Belmonte dos Santos – por uma Comissão Internacional e por uma Vice-Diretoria da Área Internacional do Departamento Jurídico. Todos sob a capitania segura do Mestre Geral Representante, Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho. Mais recentemente, foi criada também a Vice-Presidência Internacional do Centro, trazendo ainda mais organização e ampliando as condições de trabalho para o processo de expansão.

Para esse registro em Peru, também colaboraram outros dedicados irmãos, que realizaram estudos e pesquisas preparatórios no âmbito da Coordenação Jurídica da 7ª Região, a exemplo do irmão Naiber Almeida (Corpo Instrutivo do Núcleo Jardim Real, Rio Branco  AC ), sob a supervisão e com o apoio da Administração Central da 7ª Região.

Que o nosso amado e inesquecível Mestre Gabriel abençoe essa irmandade nascente, com votos de ampliada disposição, sabedoria e prosperidade! Que possamos, honrados com esta oportunidade da Vida, unirmo-nos, cada vez mais, em prol deste objetivo primeiro de fazer uma Paz no mundo, dando a nossa pequenina contribuição para a continuidade desta Sagrada Obra!


*José Roberto da Silva Barbosa é Mestre Central da 7ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal;
**Leonardo Tocchetto Pauperio é integrante do Corpo Instrutivo da Sede Geral e Vice-diretor da Área Internacional do Departamento Jurídico.

13 respostas
  1. Nazareth Roriz
    Nazareth Roriz says:

    Que alegria ver a união se expandindo. Que o Mestre abençoe esses homens e mulheres que estão na linha de frente da continuidade desse trabalho de Mestre Gabriel.

    Responder
  2. Luiz Guilherme Nascimento
    Luiz Guilherme Nascimento says:

    O Vegetal novamente em Peru, é o retorno ás origens dando continuidade à história da Hoasca. Que esta caminhada continue se firmando a cada dia neste país.

    Responder
  3. Rodrigo Polignano
    Rodrigo Polignano says:

    Realmente um acontecimento especial e que traz um sentimento bonito de confiança no Mestre.
    Nesse País parte de nossa história se desenvolveu e as sementes plantadas podem voltar a florescer e frutificar.
    É a Obra do Grande Mestre brilhando e expandindo a Paz no mundo.
    Viva a UDV!

    Responder
  4. Darle Telles
    Darle Telles says:

    Onde estiver a Conselheira Glória Taniguchi estará bem feliz com esse importante momento da UDV no Peru, sempre atenciosa recebia todos com muito carinho e atenção.

    Responder
  5. Antonio Rodrigues de Souza
    Antonio Rodrigues de Souza says:

    Parabéns aos amigos e irmãos desta região que estão trabalhando em prol do engrandecimento desta obra neste país e irmão nosso que Deus e Mestre Gabriel abençoe a todos lhes dando saúde, paz, amor, harmonia e felicidades sempre e sempre.

    Responder
  6. Claudio de Oliveira Alves
    Claudio de Oliveira Alves says:

    Que felicidade! Gratidão ao Mestre por estar na União e ver o crescimento dessa obra que leva a paz ao mundo por de cada um de nós. Desejo que a nuestros hermanos sigam firmes com luz, paz e amor!

    Responder
  7. José Roberto
    José Roberto says:

    Amigos estamos muito felizes por mais este passo importante, na missão do nosso Mestre de fazer uma Paz no Mundo, gratíssimo a toda irmandade em Perú e a todos os irmãos no Brasil que construíram essa história de amor ao próximo. Viva nossa união e viva nosso Mestre Gabriel!!!

    Responder
  8. Rejane Hoisel Arléo
    Rejane Hoisel Arléo says:

    Parabéns a todos pelo trabalho.
    M. José Roberto e Leonardo Pauperio, que o Mestre ilumine a todos na condução deste trabalho. Com votos de Luz, Paz e Amor.

    Rejane Hoisel Arléo
    N. Serenita

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *