Uma das pioneiras na UDV, Conselheira Dionéa inteira 70 anos

 Diana Braga*

| 22 Outubro 2017

Foto: Bento Viana.

Firmeza e Compreensão, nome da chamada de sua autoria. Palavras que trazem, em essência, virtudes fundamentais a todos que desejam trilhar o caminho do bem, o caminho que conduz à luz, a União do Vegetal. Ensinamentos que refletem sentimentos guardados em seu coração e que descrevem, com exatidão, a conduta exemplar desta jovem senhora, Conselheira Dionéa Gomes Braga que inteira hoje, 22 de outubro de 2017, 70 anos de idade.

Nascida em Rio Branco, no estado do Acre, filha única do casal, Francisco Nunes e Joana Barbosa, Dionéa logo cedo precisou assumir responsabilidades e pouco desfrutou da infância. Mudou-se com sua mãe para Manaus (AM) aos dois anos de idade e aos 11, chegou à Rondônia. Em sua nova morada, Porto Velho, conheceu Raimundo Carneiro Braga (Mestre Braga, in memoriam) e em questão de dias se casaram. Teve seu primogênito, Rossano, aos 15 anos de idade.

Ao longo dos 56 anos de convivência ao lado de seu eterno companheiro, sua serenidade e sabedoria por muitas vezes acalentaram seu coração, transmitindo-lhe palavras de luz, paz e amor.

Bebeu Vegetal na UDV antes do Mestre Braga

Neste período, sua mãe lhe contou histórias a respeito de um senhor de nome Gabriel, que distribuía um chá nas proximidades da casa onde moravam, o que lhe despertou curiosidade e a fez participar de uma sessão de Vegetal, antes mesmo do Mestre Braga, que até então havia frequentado apenas as sessões do Santo Daime. Iniciou ali, por volta de seus 18 anos, junto com Mestre Braga sua admirável caminhada na União do Vegetal. Tornou-se discípula fiel do Mestre Gabriel, dando sua parcela de contribuição para o engrandecimento da Sagrada Obra, recém iniciada.

Por muitas vezes, percebeu em Mestre Gabriel semelhanças com o modo que Jesus transmitia seus ensinamentos aos apóstolos, por meio de parábolas. Isso a cativou profundamente e a fez ter convicção de que a União do Vegetal é o caminho de Deus.

Foto: arquivo pessoal

Educou os filhos com amor e responsabilidade

Dando continuidade à sua vida espiritual e material, tempos depois, teve mais três filhos, Rossana, Diana e Raimundo, os quais criou e educou com responsabilidade e muito amor, os ensinando desde os primeiros passos, conceitos de união, respeito ao próximo, sempre os guiando sobre os trilhos para se tornarem verdadeiros cidadãos de bem.

Dona de casa dedicada e zelosa, Dionéa constitui uma bela família. Hoje, seus filhos estão quase todos casados, lhe presentearam com oito netos (Isabel, Pedro, Luana, Felipe, Marcel, Liriel, Helena e Davi) e sete bisnetos (Miguel, Ana Maria, Pedro Henrique, Maria Flor, João Gabriel e Julia). Sua maneira bondosa de educar e acolher são qualidades e exemplos na vida de seus filhos, netos e bisnetos.

Caminhada de 52 anos na UDV

Bebeu o vegetal pela primeira vez em 1965, em sessão dirigida por Mestre Gabriel, com quem conviveu durante seis anos. Portanto, tem 52 anos de caminhada na União do Vegetal. Em 1972, foi convocada para o corpo instrutivo por Raimundo Monteiro de Souza (Mestre Monteiro), então no lugar de Mestre Geral Representante da UDV. Em 1983, recebeu a camisa de Conselheira das mãos de João Ferreira de Souza (Mestre Janico).

É sócia fundadora do Núcleo Estrela do Norte (Porto Velho – RO), acompanhando o Mestre Braga desde o início dos trabalhos, tendo exercido o cargo de organ por três anos consecutivos nesse Núcleo.

Foi a primeira pessoa, junto com o Mestre Braga, a casar-se em cerimônia realizada na União do Vegetal, sendo também mãe da primeira criança batizada nessa religião, eu mesma, Diana Braga.

Em nome da nossa família, desejamos a Conselheira Dionéa um feliz aniversário e que esteja entre nós por longos anos com saúde!

*Diana Braga é filha da Conselheira Dionéa e do Mestre Braga.

Clique aqui e leia o texto “Dionéia, ligada ao Mestre Gabriel pelo coração“, de autoria da Conselheira Ivone Menão – uma homenagem à Conselheira Dionéia. 

15 respostas
  1. Geovana Bonazoni Cardoso
    Geovana Bonazoni Cardoso says:

    Conselheira Dionéa, uma pessoa querida, conselheira exemplar. Tive a satisfação de conhecê-la e conviver no mesmo Núcleo. Felicidades, COonselheira Dionéa, que Deus a abençoe com saúde, paz e alegria. Abraço fraterno de Geovana, Ney e família.

    Responder
  2. Rianldo
    Rianldo says:

    Que história bonita, gratidão pela dedicação à obra do Mestre que hoje também podemos usufruir! Desejo muitas felicidades e saúde pra Conselheira Dionéa e toda família!

    Responder
  3. José Roberto
    José Roberto says:

    Pessoa muito especial, uma amiga de todas as horas, desejamos em nome de minha família e de nossa Região do Acre, felicidades, saúde, paz e prosperidade com o símbolo da nossa união, extensivo a todos os seus familiares e amigos. VIVA!!!!!!
    SAUDADES!!

    José Roberto e irmandade do Acre.

    Responder
    • Claudia
      Claudia says:

      Uma Sra carinhosa, acolhedora e generosa. Lembro com carinho dos momentos de convivência com ela e M. Braga. Que o Mestre a abençoe com saúde e alegria!

      Responder
  4. Jean Bonazoni
    Jean Bonazoni says:

    Grande senhora, de um coração generoso e acolhedor. Grato pelos bonitos relatos, Diana. Quem conhece sua família, reconhece todas essas virtudes em sua mãe. Desde criança a tenho como uma pessoa muito querida. Deus a abençoe e a todos os familiares.

    Responder
  5. Adriana Sara Felipe Rocha Gonçalves
    Adriana Sara Felipe Rocha Gonçalves says:

    Uma amiga querida, pessoa de paz e harmonia! Eu a chamo carinhosamente de Violeira, por ser exemplo de alegria e dedicação em incentivar as apresentações de coral, por gostar de cantar e querer aprender tocar violão. Peço ao Mestre que continue lhe trazendo saúde, paz, amor, luz e prosperidade em todos os aspectos, para que possa viver muitos e muitos anos junto de seus familiares e amigos que lhe querem muito bem. Abraço carinhoso de Adriana, Ricardo e Bia (Maringá/PR)

    Responder
  6. Rosélia Oliveira
    Rosélia Oliveira says:

    Linda e singela homenagem. Conselheira Dionéa, desejo mais saúde e dias sempre próspero de alegrias junto a sua família e amigos. As belas rosas que a senhora semeiou nos corações dos amigos, assim sejam os seus dias mais e mais floridos com a Luz, Paz e Amor. A respeito dos tempos do sítio, lembro-me bem de sua doçura. Feliz aniversário.

    Responder
  7. Jean Carlos Freire Lima
    Jean Carlos Freire Lima says:

    Usando um termo peculiar ao saudoso Mestre Braga, com toda a certeza a Conselheira Dionéia é tudo isso que a Diana descreveu. Pessoa tranquila, afável e com lugar cativo no coração de nossa irmandade. Uma acreana valorosa; com um legado em nossa instituição. Aqui na 7ª Região da UDV, notabilizou-se por desde o princípio sempre está presente, compartilhando com os primeiros irmãos os bons momentos de nossa UDV.
    A prova inconteste que ao lado de um grande homem sempre tem uma grande mulher. E assim ela esteve ao lado do Mestre Braga por longos anos.
    À ela nossos mais sinceros sentimentos de saúde, prosperidade, vida longa e sabedoria! Feliz aniversário!

    Jean Freire
    N. João Lango Moura
    Rio Branco, AC.

    Responder
    • M. nonato,
      M. nonato, says:

      Querida amiga Dionéa, lhe desejo muitas e muitas felicidades no seu Aniversário e muitas flores para perfumar sua vida e de sua família, que são muito querido à mim. Você merece ser feliz, porque você é uma pessoa especial. O seu eterno companheiro, Mestre Braga, foi um grande amigo que tive na minha vida, o qual guardo no meu coração essa amizade. Um beijo no seu coração, de seu Amigo. M. Nonato.

      Responder
  8. carlos cley moura de araujo
    carlos cley moura de araujo says:

    Uma pessoa que será sempre guardada em minha memória e em meu coração desde a época do sítio do outro lado do Rio Madeira. Sempre acolhedora, prestativa e carinhosa, para mim sempre será um exemplo de como deve ser uma boa companheira de um Mestre na UDV.

    Carlos Cley Moura de Araujo
    Núcleo Belo Jardim – Rio Branco -Acre 7ª Região

    Responder
  9. Antonia Torreão Herrera
    Antonia Torreão Herrera says:

    Que belo texto, Diana! E que linda foto dos dois, significativa: ele remando e ela ali acompanhando, garantindo a tranquilidade da travessia. Dionéa, querida, você é um exemplo para todas nós. Sempre uma Alegria chegar em sua casa, saber que estou num lar acolhedor. Saudade de M. Braga! Um abraço em cada filho/a e em especial em Rossana. Deus lhe abençoe sempre aumentando suas virtudes!❤️

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *