Projeto da UDV incentiva reflorestamento e geração de renda no Ceará

Equipe do Blog

| 13 dezembro 2017

Produção de mudas | O objetivo do projeto é estimular a geração de renda e contribuir para a sustentabilidade da comunidade – Foto: DMC/Núcleo Fortaleza.

Uma iniciativa de abrangência ecológica e social. Assim pode ser descrito o Projeto Reflorestar e Florescer com Saúde, desenvolvido pelo Núcleo Fortaleza (Caucaia-CE) na comunidade vizinha de Jandaiguaba. O projeto consiste em fazer o reflorestamento do local, dando suporte para os moradores desenvolverem suas próprias hortas, cultivarem plantas frutíferas e aprenderem a utilizar plantas medicinais. O objetivo é estimular a geração de renda, combatendo a fome e a desnutrição e contribuindo para a sustentabilidade da comunidade.

Para ser efetivado, o projeto recebeu apoio da Companhia Siderúrgica de Pecém, através de um edital de financiamento. Durante sua realização, foram ministradas palestras e oficinas com pesquisadores renomados a respeito de permacultura, técnicas de produção de mudas, fabricação de remédios caseiros e construção de hortas. A comunidade carente foi beneficiada com a doação de mudas de diversas espécies, construção de horta e todos os conhecimentos adquiridos nas capacitações.

O Reflorestar e Florescer com Saúde envolveu, também, alguns Departamentos do Centro, como Plantio e Meio Ambiente, Beneficência, Memória e Comunicação e, também, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico. Alguns sócios do Núcleo trabalharam como voluntários, e outros foram remunerados, através de prestação de serviços. O projeto, portanto, auxiliou tanto na beneficência interna quanto externa.

“Ver a alegria das pessoas da comunidade produzindo seu próprio alimento não tem preço. Quando escrevi o projeto, não tinha ideia do tamanho do bem que iríamos doar e receber. Estou no Núcleo desde a inauguração e sinto como se tivéssemos recebido um presente”, comentou o sócio do Corpo Instrutivo Érick Ribeiro, idealizador e coordenador do projeto.

Prosperidade

Graças ao Reflorestar e Florescer com Saúde, o Núcleo Fortaleza recebeu um sistema de geração de energia solar, uma estufa profissional, sistemas de irrigação, diversas ferramentas para o plantio, um sistema de captação de água da chuva, computadores, projetor, cadeiras, mesas e diversos livros.

“O Projeto vem beneficiando a todos nós e à comunidade externa, trazendo prosperidade ao Núcleo”, afirmou o Mestre Representante Ozório Chaves Maia. “A infraestrutura para o cultivo das nossas plantas sagradas está bem melhor, e estamos produzindo mudas de espécies frutíferas e hortaliças”, comemorou.

Segundo o presidente do Núcleo, Eufrázio Feitosa Neto, o projeto é uma vitória para a União do Vegetal e, principalmente, para a irmandade local, que vem, há tantos anos, trabalhando de forma integrada com a natureza. “Somos vitoriosos em conseguir desenvolver este trabalho, com responsabilidade e transparência”, concluiu.

Para o idealizador do projeto, Érick Ribeiro, o Reflorestar e Florescer com Saúde é um exemplo de que as atividades de beneficência no Centro podem ser bem aproveitadas, quando empresas e comunidade dão a oportunidade para que iniciativas assim sejam desenvolvidas. “Estamos trabalhando com ideias para novos projetos, visando proporcionar mais sustentabilidade para os Núcleos da UDV”, anuncia.

O Reflorestar e Florescer com Saúde continua no ano de 2018, buscando novas fontes de investimento e mais parceiros. Para mais informações, clique aqui.

4 respostas
  1. Paulo Afonso Conde
    Paulo Afonso Conde says:

    São iniciativas desse porte que nos dão esperança de um mundo melhor.
    Com ideias simples, criatividade e boa vontade de pessoas que nos dão um excelente exemplo de como fazer muito bem com o pouco que ainda temos.
    Parabéns ao Erik e todos que participaram dessa linda iniciativa.

    Responder
  2. Wanderlei Azogue soares
    Wanderlei Azogue soares says:

    Parabéns a esse brilhante projeto. Fico feliz em ver a beneficência da União florescer cada vez mais. essa forma de beneficência é sem dúvida das mais eficientes, “ensinar a pescar”. Mais uma vez ao idealizador e a todos os envolvidos, e não tenham dúvida, vcs são os mais beneficiados.

    Responder
  3. Jalsey Nazareno
    Jalsey Nazareno says:

    Que BELA iniciativa essa do nosso Irmão Erick e todos que puderam contribuir para uma causa tão nobre, auxiliar o próximo e conexão com a Natureza. São ações como esta que nos norteiam para uma sociedade sustentável.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *