UDV realiza encontro da Beneficência

Ações de beneficência mobilizam voluntários da UDV por todo o Brasil e exterior (Belém – PA) | Foto: DMC/Núcleo Rei Canaã.

O Encontro da Beneficência do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal reuniu, em 18 de fevereiro passado, em sua Sede Geral (Brasília-DF), aproximadamente 110 sócios da UDV que atuam na área. Os participantes vieram de diversos Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal. O encontro contou com a presença de dirigentes da União do Vegetal e da Associação Beneficente Casa da União.

O objetivo central do evento foi apresentar a nova estrutura da Beneficência, no âmbito da Diretoria Geral da União do Vegetal, com sua integração com a Associação Beneficente Casa da União.

Saiba mais: Reestruturação da Beneficência da União do Vegetal

Quanto a integração entre as monitorias e unidades beneficentes dos Núcleos e DAVs com a Casa da União, foram feitos esclarecimentos pela Representação Geral do Centro e pelos membros da nova diretoria da Associação Beneficente Casa da União, entre eles o vice-presidente no Âmbito Internacional David Bronfman, integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Senhora Santana (Campo Grande-MS).

Trabalho iniciado por Mestre Gabriel

A beneficência realizada pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal nos dias de hoje é a continuidade de um trabalho iniciado pelo Mestre Gabriel ainda nos seringais da Amazônia, onde ele criou a União do Vegetal, em 1961. O trabalho da beneficência permeia as ações da UDV e é, segundo o Mestre Geral Representante, Mestre Clóvis Cavalieri Rodrigues de Carvalho, a força maior da UDV – a missão do Centro. “Nós estamos aqui em nome desse Mestre, dessa União [do Vegetal] e fortalecendo esse departamento e a nossa união em todos os sentidos”, afirmou Mestre Clóvis durante o Encontro.

Para o presidente da Associação Beneficente Casa da União, mestre Adolfo Mura (membro do Conselho da Administração Geral da UDV e diretor do Departamento de Beneficência do Centro), esse trabalho da beneficência é algo que enobrece o coração das pessoas. A beneficência no Centro está inserida desde a sua criação, no amor do Mestre, na vida e na doação do Mestre Gabriel e é preciso que ela tenha uma atenção melhor da nossa parte. São tantos benefícios que a gente recebe e é importante que possamos distribuí-los com nossos irmãos”, destacou.

O Mestre Assistente Geral, Luis Felipe Belmonte dos Santos, destacou que o ponto inicial do trabalho de beneficência é que nós estamos no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. “Chegamos aqui e começamos a receber benefícios – vamos nos enchendo de benefícios. Até que um dia nós estamos cheios de benefícios e ele transborda e nos dá ao coração o sentimento de estende-lo para as outras pessoas. Tudo isso vem primeiro dos benefícios que nós recebemos do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – que é a nossa razão principal de aqui estarmos”.

Mestre Felipe Belmonte aproveitou a oportunidade para contar um pouco da história da Casa da União – a primeira unidade assistencial da UDV, criada em 10 de fevereiro de 1982 pela irmandade do então Núcleo Estrela do Norte (Brasília-DF), hoje Sede Geral do Centro.

Voluntariado

De acordo com o presidente da Diretoria Geral da UDV, Mestre Wladimir Fogagnoli Ferraz, “falar em beneficência é falar de amor. Do amor do Mestre Gabriel por nós, do amor de cada um que se dedica a essa nobre causa da beneficência”

E neste mesmo sentimento de reconhecimento e valorização do trabalho de muitos sócios do Centro na causa da beneficência, o Mestre Geral Representante lembrou que “para fazer esse trabalho, nós precisamos da contribuição de todas as pessoas. Todos nós somos importantes nesse trabalho. Nós devemos olhar para as pessoas com a sua devida importância e reconhecer o valor que cada um tem dentro do seu trabalho na União”.

Publicado em 22 de fevereiro de 2017. 

7 respostas
  1. Diogo de Vasconcelos Oliveira
    Diogo de Vasconcelos Oliveira says:

    Participei desse Encontro e vi como a União do Vegetal tem pessoas empenhadas em fazer cumprir a palavra do Mestre de trazer uma Paz pra o mundo… Sou bem feliz em poder ser parte desse momento.

    Responder
  2. Luiz Carlos Rodrigues
    Luiz Carlos Rodrigues says:

    Muito importante este Departamento em um NúcleO. Vejo que é a prática do amor ao próximo. É dando que se recebe, direito tem que direto anda .

    Responder
  3. Maria Liberalina Fontes
    Maria Liberalina Fontes says:

    Fazer o bem sem olhar à quem é enxergar a grandeza do Mestre Gabriel e de Deus dentro de cada um dos nossos semelhantes. Bem importante este movimento de Organização da Beneficência!Parabéns aos organizadores.

    Responder
  4. Renato Barbosa
    Renato Barbosa says:

    É sempre uma excelente oportunidade participar de encontros como esse : de alegria , confraternização e aprendizagem . De um valor especial pelo trabalho dos manos na hospitalidade , organização , alimentação e atenção! Com a presença do Mestre Geral Representante , Mestre Clóvis , e autoridades do Centro , este Encontro da Beneficência serviu também para estabelecer maior unidade e aproximar mais as pessoas deste trabalho.

    Responder
  5. Terdia Maia
    Terdia Maia says:

    Tive a oportunidade de participar desse encontro e vi de perto o tanto que as pessoas se doam e se dedicam para fazer o bem ao próximo. Parabéns à Diretoria pela organização do evento e pela reestruturação da Casa da União que vem com certeza fortalecer as regiões.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *