UDV promove curso de agrofloresta para ambientalistas e agricultores de Minas Gerais

Nilso Gessé da Costa*

Durante curso, participantes vivenciam na teoria e na prática o Sistema de Agricultura Sintrópica” | Foto: DMC/Núcleo Santana do Paraíso.

“Por uma vida mais saudável e por um cuidado maior com o meio ambiente”. Com esta proposta, a Associação Amigos da Natureza (AAN), ligada ao Núcleo Santana do Paraíso (Santana do Paraíso-MG, 12ª Região), com a participação do Departamento de Plantio e Meio Ambiente da União do Vegetal, promoveu nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2017 o “Curso Básico de Agrofloresta: vivência prática e teórica de agricultura sintrópica”.

O curso teve como objetivos difundir para a comunidade de ambientalistas e agricultores da região do Vale do Aço os princípios e as práticas da Agrofloresta, bem como fortalecer as atividades de plantio de Mariri e Chacrona que a AAN e o Núcleo Santana do Paraíso vêm desenvolvendo há mais de 15 anos no local.

O curso foi realizado no sítio da Associação, a 4 km do centro de Santana do Paraíso, e entre os temas que foram abordados estavam: dinâmica dos ecossistemas naturais; princípios da agricultura agroflorestal; planejamento e desenho de agroflorestas; implantação de módulo agroflorestal para produção de hortaliças e frutas; e manejo de sistemas agroflorestais. Participaram 36 pessoas.

Estudo realizado em Núcleos da UDV comprova que plantio contribui para conservação de florestas (leia mais)

Plantio de Chacrona em Sistema de Agrofloresta é realizado no Ceará (leia mais)

O instrutor convidado para ministrar o curso foi o biólogo Márcio Armando, que possui mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1994) e atualmente trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). É integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Canário Verde (Brasília-DF), tem experiência na área de recursos genéticos e ecologia florestal, com ênfase em sistemas agroflorestais, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, agricultura familiar, sustentabilidade, biodiversidade funcional e redesenho de agroecossistemas.

Agricultura sintrópica

Com esta iniciativa, a AAN traz a cultura da agricultura sintrópica para a região do Vale do Aço, mostrando como podemos trabalhar em favor da natureza e não contra ela. O objetivo desse tipo de agricultura é realizar cultivos de diferentes espécies associados com os recursos da floresta, recuperando áreas florestais em vez de simplesmente explorá-las. Ou seja, aplicar dinâmicas de plantio naturais para a produção agrícola sem fazer uso de fertilizantes químicos, utilizando apenas os recursos naturais e, o mais importante, recuperando terrenos já degradados ou sem devastar as matas existentes. O resultado é uma agricultura que cultiva florestas e colhe alimentos, na qual os solos são ricos, o clima é regulado e há água.

Todo este conhecimento vem sendo difundido no Brasil pelo suíço Ernst Götsch desde o início dos anos de 1980. Márcio Armando é aluno de Götsch e instrutor de cursos de agrofloresta em vários biomas no Brasil. Ele veio demonstrar, de maneira prática, o que é a agricultura sintrópica.

*Integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Santana do Paraíso (Santana do Paraíso-MG, 12ª Região)

Publicado em 4 de maio de 2017.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *