UDV lança trabalho de prevenção e combate ao diabetes entre seus sócios

| 5 junho 2017

Buscando zelar pela saúde coletiva dos sócios do Centro, UDV lanca ação de prevenção e combate ao diabetes e outras doenças degenerativa. Na foto, Mestre José Roberto aparece palestrando para sócios da UDV | Foto: DMC/Núcleo Estrela da Manhã (Camaçari – Ba)

A Representação Geral solicitou ao Departamento Médico e Científico (DEMEC) da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal o estabelecimento de uma ação de prevenção e combate ao diabetes e outras doenças degenerativas, voltada a sócios da UDV. A solicitação foi aprovada pelo Conselho de Administração Geral (CONAGE), em reunião realizada em 8 e 9 de abril passados, na Sede Geral (Brasília-DF).

O trabalho de prevenção já foi comunicado em Carta Circular, emitida em 25 de abril passado, assinada pelo Mestre Geral Representante, Clóvis Cavalieri Rodrigues de Carvalho, e pelo Diretor do DEMEC, Mestre José Roberto Campos de Souza (Núcleo Luz de Maria – Campo Grande-MS, 13a Região). O documento foi endereçado a todos os Mestres Representantes da União do Vegetal e aos monitores locais do DEMEC.

Na Carta, Mestres Clóvis e José Roberto destacam que a ação está em sintonia com uma das atribuições específicas do DEMEC, que é a de “zelar pela saúde coletiva dos sócios do Centro”. Lembram ainda que a prevenção do diabetes diminui também a possibilidade de outras enfermidades, como hipertensão, câncer, doença de Alzheimer, derrames, tromboses etc.

Adesão voluntária

O trabalho de prevenção e combate ao diabetes será proposto aos Núcleos da UDV mediante a adesão voluntária dos seus sócios. Fará ações de esclarecimento e conscientização acerca dos sintomas da predisposição ao diabetes e acerca dos fatores de risco e predisposição ao diabetes, tais como tendência familiar e genética, obesidade e gordura visceral. Serão feitas palestras, distribuídos textos e vídeos, ações individuais de triagem e encaminhamento para exames e tratamentos.

O DEMEC esclarece que esses fatores de risco ocorrem entre os sócios do Centro na mesma proporção em que ocorrem na população em geral, não usuária do Chá Hoasca. Acrescenta que o uso regular e prolongado do Vegetal não gera nenhuma predisposição ao diabetes ou a qualquer outra doença.

Na próxima quarta-feira, 7, o Blog da UDV publicará um artigo do Mestre José Roberto Campos de Souza, que abordará a importância da prevenção do diabetes e explicará em detalhes a ação lançada pelo DEMEC.

10 respostas
  1. THAYSA LORRANNE FERNANDES DE LIMA THAYSA LIMA
    THAYSA LORRANNE FERNANDES DE LIMA THAYSA LIMA says:

    Ação bem importante essa do DEMEC.
    Aguardo os detalhes e espero poder contribuir com essa ação também!


    RESPOSTA:
    Entre em contato com o monitor do DEMEC e com o Mestre Representante do seu Núcleo para mais informações. O trabalho de prevenção e combate ao diabetes será proposto aos Núcleos da UDV mediante a adesão voluntária dos seus sócios.

    Responder
  2. Werginton
    Werginton says:

    Boa iniciativa! Vamos começar acabando com os refrigerantes no lanche após sessão.

    RESPOSTA: Cara Werginton, seria uma boa iniciativa e merecem aplausos os que o fizerem. Por outro lado, o trabalho do Centro é o trabalho da consciência e não devemos impor normas. Nos parece que o mais importante é cada um dar o exemplo e fazer um movimento no sentido de prover dados e informaçãoes aos que não os têm, pois assim o resultado é mais sólido e duradouro. Mobilizar as passoas da área da saúde e que tenham uma boa base de informação, fazer oficinas relacionadas à saúde, trabalhar com as crianças e tudo o mais que puder ser feito para a mudança da consciência acerca da responsabilidade de cada um com o próprio bem estar e o seu futuro, nos parece a forma mais produtiva de mudanças consistentes.

    Att, José Roberto de Souza
    Médico e Diretor do DEMEC.

    Responder
    • Ticiana Guimarães
      Ticiana Guimarães says:

      Aqui no núcleo Salvador já reduzimos 90% só uso. Damos preferência aos sucos de polpa de frutas e as organs se reuniram e resolvemos que não compramos mais refri para o lanche, porém se algum sócio leva como doação de lanche nós servimos o refrigerante. Quase não temos mais e as pessoas estão acostumando. Quem realmente gosta leva, mas é 1 ou 2 garrafas no lanche, geralmente

      Responder
  3. Israel Beser
    Israel Beser says:

    Brilhante essa ideia incorporada pela Representação Geral. A disseminação do conhecimento em relação a saúde principalmente no seu aspecto alimentar é o berço para que possamos ter em nosso centro pessoas cada vez mais saudáveis e conscientes de boas práticas de saúde, principalmente no meio coletivo ao qual vivemos.

    A conscientização a respeito do que é bom verdadeiramente para o nosso corpo trará para o nosso meio ações preventivas de diversas doenças, inclusive as em destaque, Hipertensão e Diabetes.

    Graças à Deus já pudemos iniciar esse trabalho no ano passado em nosso Núcleo e hoje daremos continuidade nesse novo ano, dessa vez, pautados nas diretrizes da Diretoria Geral e do DEMEC.

    Saúde a todos, pois é o nosso bem mais precioso!
    Parabéns mais uma vez por essa saudável iniciativa, que seja duradoura.

    Israel Beser
    Monitor DEMEC – N. Castelo de Marfim

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *