UDV lança site da Associação Beneficente Casa da União

| 23 janeiro 2018

*Luciana Granados

Com o objetivo de divulgar as ações realizadas pelas Casas da União e pelas monitorias do Departamento de Beneficência da Diretoria Geral, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal lançou recentemente o site da Associação Beneficente Casa da União. Trata-se de um importante canal de comunicação voltado tanto para a irmandade do Centro quanto para a sociedade. O site pode ser acessado clicando aqui.

Atendendo às demandas de leitores que identificam-se com os trabalhos assistenciais realizados por sócios das Casas da União e alguns voluntários, o site surge como uma fonte de divulgação das boas práticas e ações realizadas por um valoroso grupo de pessoas que trabalham em prol de projetos beneficentes. Para que um maior número de pessoas tenha acesso a esse novo canal de comunicação, o site está disponível nas versões em inglês e espanhol.

A Casa da União também disponibilizou um canal oficial no Facebook (clique aqui e acesse) para o acompanhamento das publicações feitas no site.

A prática da beneficência

A Associação Beneficente Casa da União nasceu da prática da beneficência e da importância para o desenvolvimento do ser humano no ato de servir e fazer o bem ao próximo. É um movimento de solidariedade, inspirado no amor, na bondade e na fraternidade.

Em 1971, José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, começou a realizar o trabalho de beneficência por meio da União do Vegetal. Com o aumento do número de sócios e dos trabalhos realizados, foi necessária uma organização, criando-se assim o Departamento de Beneficência, existente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

Com o tempo e a possibilidade de expandir os trabalhos de beneficência externos, ou seja, para as pessoas que não fazem parte da sociedade religiosa, começaram a ser criadas as unidades beneficentes, que são instituições sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial, educacional e cultural, que buscam proporcionar, dentro de suas possibilidades e sem qualquer tipo de discriminação, a assistência social, cultural e educacional, além de promover a formação moral, profissional, física e cívica, nas localidades onde está presente.

As Casas da União associadas possuem uma diretoria própria local e recebem a supervisão e direcionamento da Matriz de forma continuada e permanente, tendo sua autonomia administrativa, fiscal e tributária preservadas.

No Brasil, a Casa da União Matriz possui 29 associadas, que trabalham ativamente com ações continuadas, prestando atendimento social, educacional, médico (em diversas áreas), financeiro e cultural aos sócios e às comunidades nas regiões às quais pertencem, sem distinção de sexo, cor, raça, nacionalidade, crença religiosa ou qualquer outro tipo de discriminação.

Nos locais onde não existe Casa da União associada, o trabalho beneficente é realizado pela Coordenações Regionais de Beneficência e por 227 monitorias distribuídas em 11 países (Brasil, Estados Unidos, Canadá, Peru, Portugal, Espanha, Reino Unido, Suíça, Itália, Holanda e Austrália).

*Luciana Granados é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Luz de Maria (Campo Grande – MS) e Vice-presidente de Comunicação da Associação Beneficente Casa da União 

3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *