UDV e Novo Encanto participam de evento do Instituto Chico Mendes

Compõem a mesa (E/D): Cláudio Muretti, presidente do ICMbio; Dom Leonardo, CNBB; Mãe Railda, candomblé; Sergio Guimarães, UDV/NE; Shoja Sato, monge budista e Antonio, pajé da tribo Xuxuru-Kariri.

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico (entidade parceira da UDV) participaram do evento “Unidades de Conservação: Encontro com o Sagrado” realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), em Brasília, no dia 7 de outubro passado. Representantes de outras religiões estiveram presentes e compartilharam suas diferentes visões a respeito da relação do homem com a natureza – objetivo maior do evento.

O encontro teve como foco as unidades de conservação (UCs) como espaços favoráveis à conexão do homem com a natureza e a espiritualidade. De acordo com o presidente do ICMBio, Cláudio Maretti, o objetivo do diálogo entre governo e os representantes de diversas tradições religiosas é entender os múltiplos interesses sociais em relação às UCs, ampliando a compreensão sobre a importância das áreas protegidas.

“Nós, representantes do governo, precisamos cumprir a missão de cuidar da biodiversidade dialogando com a sociedade. Qualquer que seja a crença, a natureza é essencial para todos”, afirmou Maretti.

Meio ambiente e espiritualidade

A União do Vegetal e a Novo Encanto foram representadas por Sérgio Guimarães, membro do Quadro de Mestres do Núcleo Breuzim, de Cuiabá (MT). Em sua participação, ele falou das ações da Novo Encanto em parceria com a UDV, como a Central de Formação de Plantadores, o Seringal Novo Encanto e o Banco de Matrizes. Todas essas iniciativas têm como objetivo  garantir a conservação de áreas de floresta nativa e a qualidade das plantas, Mariri e Chacrona, utilizadas no preparo do Vegetal, também conhecido como Ayahuasca, utilizado nas sessões religiosas da UDV.

Guimarães também reforçou a relevância do tema do encontro para a União do Vegetal e destacou ainda a importância da participação da UDV ao lado de outras religiões e do ICBmio.

“Nós bebemos um chá que vem da floresta e que nos permite nos reconectarmos com o sagrado e reencontrar os encantos da natureza. E esse (o chá Hoasca) é o nosso principal sacramento”, destacou Guimarães.