Sessão Solene na Assembleia Legislativa de MS destaca ações da Beneficência e o respeito à família

Sessão contou com a presença de representantes dos Núcleos de Campo Grande e do Conselho da Administração Central – Conace

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul realizou, no dia 18 de outubro, uma Sessão Solene em comemoração e homenagem aos 50 anos do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – UDV, proposta pelo Deputado Estadual, Zé Teixeira.

O inicio da solenidade foi realizado pelo Deputado Estadual Zé Teixeira e na sequência o pronunciamento do m. Central da 13ª região, Adolfo Vitor Mura. “A União do Vegetal faz a transformação no ser humano, nos tornando melhores do que já somos; ela respeita as leis do País e valoriza cada vez mais a família”, afirmou o Mestre Central.

Mestre Adolfo lembrou que o ato de terça-feira somou-se a outros promovidos no poder legislativo federal e em assembleias legislativas estaduais, traduzindo o reconhecimento das autoridades brasileiras ao trabalho da UDV. “Aprendemos com o nosso guia espiritual, Mestre Gabriel, a respeitar e cativar as autoridades e é devagarinho que estamos sendo reconhecidos”, acrescentou.

Em seguida, o procurador de Estado de Mato Grosso e mestre na UDV, membro do Conselho da Administração Central da 13ª Região, Carlos José Teodoro Irigaray, destacou os trabalhos de preservação ambiental da Associação Novo Encanto. “Esta é uma entidade que ensina o bem e que pratica o bem”, afirmou o procurador, destacando ainda os benefícios que o chá Hoasca tem feito às pessoas e o tempo que a UDV passou por dificuldades para legalizá-lo.

 Beneficência

O mestre representante do Núcleo Senhora Santana, Mario Lucio, destacou as ações beneficentes desenvolvidas pela Casa da União, entre elas o projeto Luz do Saber, que já alfabetizou mais de 1.000 pessoas no Estado. “A beneficência está em todos os Estados onde tem a União do Vegetal. Em Campo Grande, atua na região do Anhanduizinho (bairros Aero Rancho, Guanandi) e no Jardim Noroeste. Não dá somente o peixe, mas ensina a pescar. Temos o projeto Luz do Saber, que ensina a alfabetização de jovens e adultos através do computador, proporcionando a inclusão social e digital dos alunos”. Este trabalho ensina as pessoas a “enxergarem” com o aprendizado da leitura, conforme relatos de depoimentos das pessoas, disse, Mario Lucio.

A gestão sócio-ambiental do Parque Ecológico Anhanduí também foi destacada, com o desenvolvimento do projeto Famílias Florescendo. A gestão do Parque é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e o Luz do Saber, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED). A Casa da União Lar de Santana tem 17 anos de existência”, lembrou Mario Lucio.

O m. Representante do Núcleo Senhora Santana agradeceu a oportunidade e destacou a pessoa do Juiz Federal Odilon de Oliveira, presente na solenidade.

O início da União do Vegetal e os objetivos foram lembrados pelo mestre representante do Núcleo São Joaquim, José Pereira da Cunha. “Venho acompanhando o crescimento desta sociedade, desde a sua origem nas matas virgens, vendo crescer este fruto iniciado pelo M. Gabriel e trazendo uma paz para o mundo, fazendo o bem”, destacou m. José Cunha.

 Resgate da família

Para o deputado Zé Teixeira, proponente da homenagem, é fundamental o trabalho de resgate da família como base de uma sociedade justa e equilibrada. “Nós vivemos num mundo de turbulência e a família está se deteriorando e quando conhecemos pessoas que pensam na família como a base da sociedade, trazendo a pessoa para o bem, temos que prestar atenção e ofertar as devidas homenagens. Quando li que esta pessoa, Mestre Gabriel, trouxe o chá para reunir pessoas e promover uma vida melhor, vi a importância deste trabalho. Para termos uma vida boa, temos que ter paz de espírito” afirmou Zé Teixeira.

O Deputado fez menções honrosas ao Juiz Federal Odilon de Oliveira. “É um homem que faz cumprir as leis. E quando conhecemos uma entidade que ensina a seguir as leis, engrandece a sociedade. Ninguém consegue viver sem paz” disse o parlamentar.

Mais informações: http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?Tabid=56&ItemID=34455

Texto: Boris Verbisck/Montezuma Cruz/Marcos Morandi