São Paulo: Sessão Solene em homenagem ao cinquentenário da União do Vegetal

| 12 outubro, 2011

Sessão Solene faz homenagem aos 50 anos da UDV | Foto: Ivanir de Oliveira

Ocorreu no dia 10 de outubro, às 20 horas, na Asssembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sessão solene em homenagem ao cinquentenário do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, UDV.

A Sessão foi proposta pelo Deputado Gerson Bittencourt – PT – SP – e, dentre outras autoridades, contou com a presença do Vereador “Zelão – PT – SP”, que prestigiou a solenidade. “Zelão” propos igual homenagem à UDV na Câmara dos Vereadores da Cidade de São Paulo.

Representando a UDV, falando em nome dela e recebendo a homenagem, estiveram presentes o Mestre Geral Representante Francisco Herculano de Oliveira; o Presidente da Diretoria Geral, mestre Flávio Mesquita da Silva; o Mestre Central da Terceira Região, Victor Luiz de Figueiredo Martins, que descreveu um pouco da evolução da UDV na terceira região:

A história da UDV na nossa Região teve início com a criação do Núcleo Samaúma, em 1972, quando havia apenas a Sede Geral, em Porto Velho, e o Núcleo Caupuri, em Manaus. Ainda não se passara um ano do desencarnamento de Mestre Gabriel (24/09/1971) e já começava a se cumprir a sua palavra a respeito da expansão da União do Vegetal, no Brasil e no exterior.

Com a fundação do Núcleo Samaúma também se criou a Região Sul, sendo o Mestre Raimundo Pereira da Paixão designado como Mestre Central. Posteriormente, com o surgimento de Núcleos em outros pontos do Brasil, houve a necessidade tanto da criação de novas Regiões como a sua reorganização, quando então recebemos a designação de Terceira Região.

Até 1996, além de M. Paixão, ocuparam o lugar de Mestre Central, sucessivamente, os Mestres Luiz Felipe Belmonte dos Santos, Clóvis Cavalieri Rodrigues de Carvalho e Deivanir Alves Medeiros. Em 1997, quando a Terceira Região cobria uma extensa área do país, que abrangia de Campo Grande (MS) a Porto Alegre (RS), fez-se necessário o seu desmembramento, com o agrupamento de alguns núcleos naquela que passou a ser a Nona Região. Esta se compôs de quatro Núcleos (Lupunamanta, Rainha das Águas, Alto das Cordilheiras e Rei Davi) e teve como Mestres Centrais os Mestres Reinaldo Osmar Pereira e Genis Garcia Pereira Júnior.

Em 1998 foi feita nova reorganização: estes quatro núcleos voltaram a integrar-se à Terceira Região, então sob a administração do Mestre Fábio Angelino Fortunato, e os núcleos dos estados do Sul do país (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), que até então eram da Terceira Região, passaram a compor a nova 9ª Região.

Mestre Fábio, exerceu o cargo de Mestre Central da Terceira Região de 1997 a 2003, quando foi sucedido pelo Mestre João Luiz Cotta Neto que, em 2009, foi sucedido por mim, atual Mestre Central.

Hoje a 3ª Região da UDV conta com mais de 1.400 sócios, distribuídos em 14 Núcleos. Núcleo Samaúma, em Araçariguama/SP; em Campinas os Núcleos Lupunamanta, Alto das Cordilheiras e Princesa Encantada; em Caldas/MG o Núcleo Rainha das Águas; Em Mairiporã/SP os Núcleos São João Batista, Rei Divino e Menino Galante; em Arujá o Núcleo Castanheira; em Mogi das Cruzes o Núcleo Rei Davi; em Itapecerica da Serra o Núcleo Divino Manto; o Núcleo Estrela Encantadora em Piracicaba/SP; O Núcleo Grande Ventura em Jarinu/SP, e o Núcleo Estrela Bonita em Bertioga/SP.

A Conselheira Ilka Boin, também componente da mesa representativa, explanou a respeito das ações da UDV na preservação da natureza, fundamentalmente pela Assoc. Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e, das ações beneficentes em prol do ser humano, da população residente em regiões próximas aos núcleos, realizadas pela UBEM em Campinas e pela Lar Sama em Araçariguama

A presença significativa dos filiados e familiares foi destaque no evento, confirmando e retribuindo o reconhecimento público a esta Religião que traz consciência e religa seus seguidores a Luz, à Paz e ao Amor, seu símbolo maior.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *