Posicionamento da União do Vegetal no atual momento político

Paulo Afonso Amato Condé*

| 5 outubro, 2018

Mestre Gabriel (braços abertos) e os primeiros discípulos | DMC/Sede Geral.

O atual momento vivido por nosso país exige que façamos profunda reflexão sobre a situação social e política de nossa nação, que atravessa momentos de divisão, animosidade e intolerância, cabendo-nos refletir também sobre nosso posicionamento, palavras e atitudes, e sobre a nossa responsabilidade em contribuir para a construção de um mundo mais justo, harmônico e pacífico.

Cumpre-nos sempre lembrar que nosso Guia Espiritual, Mestre Gabriel, criou este Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), no seio da floresta amazônica, como uma instituição religiosa de fundamentação Cristã, com o objetivo de trabalhar pela paz no mundo através do desenvolvimento do ser humano em seu sentido moral, intelectual e espiritual.

Mestre José Luiz de Oliveira, sócio da UDV desde 1965, que integra a Direção do Centro e já ocupou o lugar de autoridade máxima em nossa instituição, recorda que “Mestre Gabriel disse que não veio à Terra para tirar nem uma vírgula do que Jesus disse, mas sim para cumprir e ensinar a cumprir a Sua doutrina e os Seus ensinamentos.”

Por isso mesmo, desde seu início, a União do Vegetal enxerga nas diferenças de compreensões, tão evidentes na sociedade atual, um estágio evolutivo da caminhada espiritual da humanidade e traz consigo uma palavra de respeito e tolerância para com todas as religiões e seres humanos indistintamente, considerando a todos como irmãos, porque feitos à semelhança de Deus e filhos de um mesmo Pai.

Em artigo publicado em 16 de Julho de 1971, no jornal O Guaporé de Porto Velho, nosso Guia Espiritual assim se manifestou: “A União do Vegetal pratica e ensina exatamente o amor a Deus sobre tudo extensivo aos seus semelhantes. Por isso quando vejo a presença de um homem respeito-a, pois é a semelhança de Deus.”

Neste sentido a UDV é uma sociedade religiosa, de cunho espiritualista, apartidária, com mais de 20 mil associados, que desenvolve os seus trabalhos no Brasil e em outros 10 países da América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania, contribuindo para levar ao mundo uma palavra de paz e fraternidade, sempre de maneira simples e sem qualquer intuito financeiro. É também nosso objetivo preservar e fortalecer os vínculos familiares, por considerar a família espiritualizada e orientada como um dos pilares de uma sociedade saudável.

Entre seus associados é possível encontrarmos indivíduos de todos os matizes sociais, desde pessoas muito simples com baixa escolaridade e poucas condições financeiras, até médicos, cientistas, parlamentares (nos Estados e no Congresso Nacional brasileiro), empresários, juízes e militares que, apesar de terem realidades de vida distintas, possuem um mesmo propósito: a busca do autoconhecimento e do desenvolvimento de suas virtudes morais e espirituais.

Tendo como símbolo da paz e da fraternidade humana “Luz, Paz e Amor”, a UDV abriga sob este símbolo e em harmonia, uma ampla diversidade de posicionamentos políticos, com o livre exercício de liberdade de expressão e respeito mútuo, convivendo de forma fraterna e amiga.

Cabe ressaltar que nossa instituição religiosa não abre mão dos seus princípios fundamentais de ordem, respeito, amor ao próximo e outros valores que integram a moral e os princípios cristãos de fraternidade.

Acreditamos que, alicerçados nesses princípios espirituais, podemos contribuir para a construção de um mundo mais justo e pacífico e convivermos, na UDV, com as diferenças de opiniões buscando, pela consciência clara, um dia chegarmos a Uma Só Compreensão.

*Paulo Afonso Amato Condé é Mestre Geral Representante do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

48 respostas
  1. Francisca Elzenita halexandre
    Francisca Elzenita halexandre says:

    Que o Mestre nos guarneça e dê a cada caianinho condições de enxergarmos o melhor para nossa nação, identificando onde há luz, paz e amor.

    Responder
  2. Marco Alexandre de Souza Costa.
    Marco Alexandre de Souza Costa. says:

    Meus cumprimentos por suas palavras. O reconhecimento da necessidade de intervir e, ao fazer isso, fazê-lo de maneira doce e sábia, é virtude essencial no líder. Muito grato.

    Responder
  3. José Vieira Lopes
    José Vieira Lopes says:

    Parabéns MGR, pelo seu correto posicionamento em nome de nossa UDV.
    Que possamos seguir estas orientações, pela manutenção do respeito e harmonia entre os filiados do Centro.
    O trabalho desta obra é pela paz.

    Responder
  4. João Azevedo da Silva Júnior
    João Azevedo da Silva Júnior says:

    Só tenho a agradecer por este posicionamento claro, que é de acordo com a doutrina que venho recebendo desde que cheguei na UDV. Grato ao MGR e a todos que se dedicaram a trazer este posicionamento oficial da UDV.

    Responder
  5. Adriana iantas
    Adriana iantas says:

    Grato por estas palavras, Mestre Geral Representante. Trazem pra mim bons conselhos para este dia tão importante para os brasileiros, que é o dia da eleição. Que possamos votar com consciência e pensamentos positivos. Que possamos ter ordem e progresso em nosso país.
    Gratidão!

    Responder
  6. DANIEL RIBEIRO CHAVES
    DANIEL RIBEIRO CHAVES says:

    Perfeito, Mestre Paulo Afonso. Com amor e união frutificasse o respeito e a compreensão. Tendo como único objetivo a paz, alicerçados na família e nos valores éticos e morais, podemos e iremos construir uma sociedade mais justa e equilibrada para nossas futuras gerações.

    Responder
  7. Regina Richau Frazão Barbosa
    Regina Richau Frazão Barbosa says:

    Boas palavras do nosso Mestre Geral Represenante, trazendo pra nós, caianinhos, uma orientação de como nos conduzir neste momento, auxiliando-nos a atravessar eventuais momentos de conflito, trazendo-nos a palavra do nosso guia espiritual Mestre Gabriel e com elas, a LUZ para nossa consciência. Muito grata !

    Responder
    • Juliana Araujo
      Juliana Araujo says:

      Sábias e importantes palavras do MGR. Traz para nós, num momento tão delicado, a esperança de que a tolerância, a paz, a compreensão e o amor ao próximo continue sendo a bandeira de cada um de nós, conforme bem ensinou nosso Guia Esperitual.

      Responder
    • Ana Carmen
      Ana Carmen says:

      Que bom ouvir essas palavras do MGR , traz confiança e norte pra esse momento tão delicado …nos traz o Ânimo e força pra seguir o Caminho, nos lembrando do nosso Guia Espiritual com o símbolo sagrado da UDV que é Luz Paz e Amor

      Responder
  8. Jairo Cavalcante
    Jairo Cavalcante says:

    Muito boas e oportunas palavras! Ainda tenho esperança que todos nós, principalmente membros da direção, consigam compreender e praticar o que foi dito!

    Responder
  9. Evanize de Barros Lima
    Evanize de Barros Lima says:

    Fico feliz com esse posicionamento do MGR que é quem tá no lugar de dirigir palavras de equilíbrio e de compreensão, prestando pelo respeito aos Sagrados Ensinos do Mestre Gabriel e também ao direito democrático dos caianinhos em examinar esse momento político e votar de acordo com a sua consciência, com a esperança de dias melhores para o nosso Brasil.

    Responder
  10. Edna Lucia de carvalho
    Edna Lucia de carvalho says:

    Mestre Paulo Afonso, gostei muito de suas palavras encaminhando os discípulos para uma sintonia mais alta, mais positiva. Grata por expressar o posicionamento da IDV. LPA

    Responder
  11. Kaline núcleo Natal
    Kaline núcleo Natal says:

    Um bom discernimento sobre o atual momento.

    “podemos contribuir para a construção de um mundo mais justo e pacífico e convivermos, na UDV, com as diferenças de opiniões buscando, pela consciência clara, um dia chegarmos a Uma Só Compreensão.”

    Grata pelas palavras

    Responder
  12. Antonio Carlos Nogueira
    Antonio Carlos Nogueira says:

    Sinto-me honrado em participar desta sagrada ordem com uma direção que nos orienta à responsabilidade na saudável vivência da liberdade.

    Responder
  13. Darmí Ribeiro da Silva
    Darmí Ribeiro da Silva says:

    Um bom conselho do Mestre para que possamos continuar nossa caminhada dentro do símbolo da União.
    Que sejamos todos livres, felizes e amados, plantando sempre uma semente do bem por onde passamos.

    Responder
  14. António Rodrigues
    António Rodrigues says:

    Palavras que nos faz refletir para termos plena consciência de que Mestre Gabriel deixou para a humanidade Luz, Paz e Amor para ter evolução espiritual e sabedoria compreensão.

    Responder
  15. Alysson
    Alysson says:

    “A União do Vegetal […] traz consigo uma palavra de respeito e tolerância para com todas as religiões e seres humanos indistintamente, considerando a todos como irmãos”. Grato pelas palavras de Paz e Fraternidade, confortou meu coração e me trouxe forças para buscar no símbolo da União a orientação para seguir nestes dias delicados pelos quais passamos. Luz, Paz e Amor para todos.

    Responder
    • Gisele Voss
      Gisele Voss says:

      Realmente, um alento neste momento. Assim que me sinto fazendo parte desta sociedade. Com “respeito e tolerância com todas as religiões e seres humanos indistivamente”. Palavras que também me confortam.

      Responder
  16. Alfredo Jairo dos Santos
    Alfredo Jairo dos Santos says:

    Grato, Mestre, por esta palavras Orientais. Fortalece a certeza de que a UDV tem no MGR um seguidor da Missão que o nosso Guia, Mestre Gabriel, pediu para ser realizada, fazer uma Paz no mundo o que tem que ser feito com amor, com a confirmação de que Jesus é o nosso Salvador.

    Responder
  17. Nelson Barbosa Bittencourt
    Nelson Barbosa Bittencourt says:

    Excelente mensagem, Mestre Paulo Afonso, que vem reforçar a missão da nossa amada UDV, instituição apartidária voltada ao desenvolvimento espiritual, nossa legítima vocação social. Não temos necessidade de influenciar politicamente as pessoas. Precisamos cada vez mais dar continuidade à construçao de uma paz no mundo. Abraços.

    Responder
  18. Dalmar Rebouças Britto
    Dalmar Rebouças Britto says:

    Grato, M. Paulo Afonso!
    Desejo que nosso âmbito da UDV sempre esteja condizente com as palavras dos Mestres Superiores, emanando Luz Paz e Amor para além das fronteiras!

    Responder
  19. Aline Torrinha Cheng
    Aline Torrinha Cheng says:

    Grata pelas palavras do Mestre Geral Representante, posicionamento sábio, reto e conciso no momento oportuno, ressaltando e reforçando a missão e o símbolo da UDV, Luz, Paz e Amor.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *