“O Corpo Instrutivo é um lugar especial na União do Vegetal”

Representação Geral e Diretoria Geral da União do Vegetal promovem Encontro com Corpo Instrutivo da 14ª Região

*Mauro Lima

| 4 dezembro, 2018

Estreitando os laços de amizade, irmandade participa de uma roda de conversa com o Mestre Geral Representante | DMC/N. Rei Canaã.

Alguns discípulos viviam a expectativa de conhecer pessoalmente o Mestre Geral Representante do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Paulo Afonso Amato Condé, e o Presidente da Diretoria Geral do Centro, Mestre Tadeo Feijão. Para alguns membros da Direção, era uma oportunidade de rever o “PA” e outros tantos também aguardavam o momento de encontrar e se confraternizar com o Mestre Tadeo e seu bom humor. Mesmo quem já conhecia o Mestre Paulo Afonso estava motivado a vê-lo agora, no lugar de Mestre Geral Representante, e ouvir suas orientações.

Começou assim o Encontro da Representação Geral e Diretoria Geral com o Corpo Instrutivo da 14ª Região, nos dias 9 e 10 de novembro de 2018, na sede do Núcleo Rei Canaã, em Belém do Pará. Acompanharam o Mestre Geral Representante e o Presidente da Diretoria Geral, Mestre Eduardo Marques, Vice-Presidente Financeiro da Diretoria Geral, e o Mestre Iber Pancrácio, Gerente do Escritório da Diretoria Geral, em Brasília.

A programação teve início na sexta, 9 de novembro, às 20h, com uma Sessão dirigida pelo M. Paulo Afonso para Mestres, Conselheiros e Conselheiras dos dois Núcleos de Belém, de Santarém, Parauapebas e Macapá. Ensinamentos e orientações aos dirigentes enriqueceram a Sessão marcada pela palavra simples e direta do Mestre Geral Representante. Logo após a Sessão, o M. Tadeo Feijão fez uma apresentação da estrutura administrativa da Diretoria Geral, mostrando os irmãos que compõem a equipe de trabalho da DG, seus cargos e funções, assim como o funcionamento do escritório.

Consistência e profissionalismo

No sábado de manhã, às 9h, logo após o café, começaram as reuniões e palestras do Encontro com o Corpo Instrutivo da 14ª Região, que teve a coordenação do Mestre Toni Guedes, Mestre Assistente Central. As boas-vindas vieram nas palavras do Mestre Central, Mestre Keid Nolan: “A Direção e o Corpo Instrutivo necessitam de aperfeiçoamento constante para refletir dirigentes que estejam mais bem habilitados para conduzir os trabalhos da UDV. Assim, eu sinto e percebo a inteligência nas ações que apresentam o Centro, de forma transparente, com consistência e profissionalismo”, afirmou Mestre Keid Nolan.

Abrindo os trabalhos, M. Tadeo Feijão, apresentou a estrutura administrativa da Diretoria Geral, mostrando os eixos estratégicos de atuação, as frentes de trabalho e os principais projetos de sustentabilidade que visam dar suporte às demandas que a expansão da União do Vegetal vem exigindo. Em seguida, o M. Iber fez a apresentação sobre o funcionamento do Escritório da Diretoria Geral, onde desempenha a função de Gerente, explicando as rotinas de trabalho e apresentando os colaboradores e suas funções. Finalizando as palestras administrativas, o Vice-Presidente Financeiro da Diretoria Geral, M. Eduardo Marques, fez uma prestação de contas, na qual mostrou as fontes de arrecadação, os percentuais de distribuição dos recursos e o balancete com apresentação de receitas e despesas.

Busca da prosperidade

Destacou-se a maneira alegre e cativante do M. Tadeo para explicar as atividades da DG e a visão de um planejamento voltado à prosperidade. Quando ele falou do valor do lugar do Corpo Instrutivo, tocou a todos sobre a missão de cada um e a importância da mobilização da irmandade para ampliar a participação da Região na Faixa Adicional, no Mercado Inca e nos demais projetos.

Segundo o Coordenador Regional da DG da 14ª Região, Mestre Elton Sousa, “neste encontro os discípulos do Corpo Instrutivo puderam ter uma visão mais realista da administração da União. Conhecendo os investimentos da Diretoria Geral em uma estrutura moderna e com recursos humanos de alto nível”.

No início da tarde, de maneira bem informal, fez-se uma roda de conversa, ao ar livre, com a irmandade perguntando e o M. Paulo Afonso contando sobre sua chegada à União, seu contato com os Mestres da Origem, sua família e os desafios da caminhada. Uma chuva repentina, dessas que sempre acontecem pelos céus paraenses, fez com que todos fossem para a Casa de Preparo, onde se concluiu a proveitosa conversa.

Um pouco mais tarde, às 18h, uma Sessão com o Corpo Instrutivo reuniu todos os participantes do Encontro. O Mestre Geral Representante trouxe diversas explicações e orientações, mostrando o seguimento dos cuidados no trabalho de fortalecimento das famílias; na atenção com as condutas dos dirigentes e discípulos; da responsabilidade com os compromissos assumidos; e outras doutrinas que norteiam a caminhada dos caianinhos.

Sementes plantadas no coração

Os depoimentos de alguns irmãos e dirigentes mostram um pouco das sementes que foram plantadas no coração dos irmãos do Corpo Instrutivo da 14ª Região, acompanhe:

“Me mostrou que, independentemente do quanto posso auxiliar, o importante é fazer a minha parte, porque eu sou uma pequena engrenagem que é fundamental no desenvolvimento do grande trabalho realizado pela UDV.” (Tomaz Oliveira, Corpo Instrutivo do Núcleo Rei Canaã);

“Uma frase que me chamou atenção foi quando o M. Tadeo Feijão disse que, como fazemos um trabalho voluntário, e temos pouco tempo disponível para realizá-lo, temos de acertar no momento da execução e, para isso, o planejamento se faz bem necessário.” (Lorena Jucá, Corpo Instrutivo do Núcleo Rei Canaã);

“… às vezes me sinto como um grão de areia e acho que o que faço de trabalho no Núcleo não é algo grandioso… O Encontro me mostrou que para a Representação Geral, nós do Corpo Instrutivo somos importantes dentro desse todo que é a União do Vegetal.” (Laura Gouvêa, Corpo Instrutivo do Núcleo Rei Canaã);

“… teve uma importância muito grande para todos nós esta proximidade com a gestão da Diretoria Geral. Nos traz benefícios e vejo como um momento de troca de experiência e muito aprendizado.” (Sandra Monteiro, Núcleo Príncipe Ram);

“O Presidente da DG, com sua alegria e disposição para com os trabalhos na UDV, me motivou a ser como ele, sempre à disposição dos trabalhos e fazê-los com alegria e satisfação.” (Jaqueline Medeiros, Corpo Instrutivo do Núcleo Rei Canaã).


*Mauro Lima é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Rei Canaã e Coordenador Regional do Departamento de Memória e Comunicação da 14a Região.

2 respostas
  1. Renan Teixeira Moreira
    Renan Teixeira Moreira says:

    Considero este um momento de grande felicidade e aprendizado!
    Poder saber o quão somos reconhecidos como importantes e ter a Representação Geral e a DG próximo a nós para nos mostrar mais amplamente o trabalho administrativo e nos conscientizar, um pouco mais, de nossa missão dentro desta Sagrada Religião me faz sentir ainda mais honrado por esse privilegio de fazer parte desta Grande Obra que é o Centro Espírita Beneficente União Do Vegetal. Além de ter a possibilidade de conhecer o M. Paulo Afonso e o M. Tadeo, que realmente tem um jeito de ser ímpar.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *