Senhora Santana, Núcleo Mãe da 13ª Região

Gloria Campos Mura*                      
Laura Abes Casaca**

Fachada do Núcleo Senhora Santana, 1992 | Foto: Adolfo Mura

A data de 18 de fevereiro é um dia de grande importância histórica para o Núcleo Senhora Santana (Campo Grande-MS). Nela, em 1984, mestre Clóvis Cavalieri Rodrigues de Carvalho (atual Mestre Geral Representante do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal) recebeu autorização do Mestre Geral Representante na época, Raimundo Monteiro de Souza (Mestre Monteiro), para abrir uma Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV) naquela cidade. Iniciou-se assim, a expansão da União do Vegetal na 13ª Região, integrada hoje por núcleos e DAVs de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e um núcleo em Goiás.

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Senhora Santana

O início

Mestre Clóvis residia na cidade de São Paulo-SP e bebeu o Vegetal pela primeira vez no Núcleo Samaúma (naquela época localizado em Cotia-SP), em 10 de fevereiro de 1979. A sessão dirigida pelo Mestre Representante do núcleo, Raimundo Pereira da Paixão (Mestre Paixão).

Em 1980, já pertencendo ao Corpo do Conselho, Mestre Clóvis recebeu autorização de Mestre Paixão para trazer o Vegetal à sua família, em Campo Grande. As sessões eram realizadas na casa de seus pais, Elias Rodrigues de Carvalho (in memoriam), que chegou ao Quadro de Mestres da UDV  e sua mãe, hoje a conselheira Neide. Participavam destas sessões, sua companheira, hoje a conselheira Célia Regina Bandeira Parra de Carvalho, seus pais e mais alguns familiares.

Em 1º. de novembro de 1981, mestre Clóvis foi convocado para o Quadro de Mestres por Mestre Paixão. Em 1982, mudou-se para Brasília-DF, continuando a trazer o Vegetal a Campo Grande com a autorização do Mestre Central na época, Mestre Monteiro e do Mestre Representante do então Núcleo Estrela do Norte (atualmente Sede Geral), Luís Felipe Belmonte dos Santos (hoje Mestre Assistente Geral da UDV).

Distribuição Autorizada de Vegetal 

Em 18 de fevereiro de 1984, mestre Clóvis mudou-se para Campo Grande, recebendo a autorização de Mestre Monteiro para abrir uma DAV. A primeira sessão realizada nesta condição foi na casa de seus pais, situada a Rua André de Barros, 92 – Vila Sargento Amaral. Durante um período de um ano e oito meses, as sessões foram realizadas na residência do m. Clóvis e da c. Célia, situada na Av. Madrid.

Foi comprado o terreno para construção do Pré-Núcleo Senhora Santana, em julho de 1984. O nome da rua onde está localizado o terreno é Horto das Oliveiras, a única no Bairro cujo nome tem ligação com a vida de Jesus.

Mestre Clóvis contou com um especial apoio do primeiro discípulo que chegou depois de seus familiares, Tiago do Carmo da Silva, Mestre Tiago (in memoriam). Contou também com o apoio de seu pai e seu primo Adolfo Mura, hoje integrando o Quadro de Mestres e atual diretor do Departamento de Beneficência da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Pré-Núcleo

Mestre Paixão foi quem propôs o nome “Senhora Santana”, uma feliz escolha!

O Pré-Núcleo Senhora Santana foi inaugurado em 14 de dezembro de 1985. Nesta data estavam presentes o então Mestre Geral Representante, Mestre Monteiro, e Mestre Paixão, na época mestre Central da 3ª Região, a qual o Núcleo Senhora Santana pertencia. Foi uma festa muito bonita, um acontecimento com uma expressiva presença dos irmãos do Núcleo Samaúma, e irmãos de outros núcleos da UDV.

Com o passar do tempo, iniciou-se o trabalho de construir as primeiras instalações. A casa do caseiro foi a primeira; depois o berçário, local onde foram realizadas algumas sessões; vindo a seguir a casa de preparo do Vegetal, onde por mais de três anos as sessões foram realizadas.

Na época, não existia energia elétrica no local e utilizava-se luz de lampião. No dia que foi instalada, o Mestre Raimundo Carneiro Braga (mestre Braga) estava presente e foi um momento de grande alegria.

Núcleo

A chegada de Mestre Pernambuco

Durante todos estes anos, o Núcleo Senhora Santana recebeu o apoio dos Mestres da Origem do Centro, valorizando estas nobres pessoas que fazem parte desta história, virtude ensinada a irmandade por mestre Clóvis.

Com a presença do Mestre Manoel Severino Félix (Mestre Pernambuco), que passou a residir em Campo Grande durante dois anos e 04 meses, o então Pré-Núcleo teve a condição de passar, em 14 de dezembro de 1987, a Núcleo Senhora Santana.

Em 1991, chegou em Campo Grande, o m. Paulo Afonso Amato Condé e família, trazendo mais desenvolvimento e alegria.

Participação ativa

Atualmente, o Núcleo Senhora Santana conta com uma irmandade que reúne cerca de 174 pessoas, entre sócios e seus filhos.

Com 32 anos, contando desde a data de criação da DAV, o Núcleo Senhora Santana, bem como outros Núcleos da 13ª Região, mantém uma importante participação nos trabalhos da Diretoria Geral da União do Vegetal, com destaque para os Departamentos de Beneficência, Memória e Documentação e Médico-Científico. Auxilia também nos trabalhos da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, entidade parceira da UDV.

Nesta linda história, m. Clóvis e c. Célia, sempre procuraram passar a verdade em suas palavras, preservando os ensinos do Grande Mestre Gabriel com honra e profundo amor.

Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal que compõem a 13ª Região:

          • Núcleo Senhora Santana – Campo Grande-MS
          • Núcleo Breuzim – Cuiabá – MT
          • Núcleo Solhinha – Barra do Garças – MT
          • Núcleo Santa Luzia – Várzea Grande – MT
          • Núcleo São Joaquim – Campo Grande – MS
          • Núcleo Arvoredo – Cuiabá – MT
          • Núcleo Mestre Luziário – Chapadão do Céu – GO
          • Núcleo Florestal – Alta Floresta – MT
          • Núcleo Luz de Maria – Campo Grande – MS
          • Núcleo Sagrada Família – Várzea Grande – MT
          • Núcleo Luz Sublime – Cuiabá – MT
          • Distribuição Autorizada de Vegetal de Primavera do Norte – Sorriso – MT
          • Distribuição Autorizada de Vegetal de Sidrolândia – Sidrolândia – MS

*Integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Senhora Santana (Campo Grande-MS)

** Integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Senhora Santana (Campo Grande-MS) e Diretora do Departamento de Memória e Documentação da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (DMD).

Pesquisa das fotos históricas: Geancarlo Merighi, monitor do Departamento de Memória e Documentação e Isabela Abes Casaca, auxiliar do DMD. Integrantes do Corpo Instrutivo do Núcleo Senhora Santana.

15 respostas
  1. Victor Hugo Martins de Menezes
    Victor Hugo Martins de Menezes says:

    Parabéns ao Núcleo Senhora Santana!
    É bom conhecer a história dos Núcleos.
    Ainda não conheço este pessoalmente, mas venho um dia conhecer.
    Que prosperem em alegria!

    Responder
  2. Fellipe Nascimento
    Fellipe Nascimento says:

    Minhas felicitações aos organizadores deste blog!
    Tenho gostado de conhecer melhor a nossa história nesta ilha virtual.
    Geralmente estamos mais familiarizados com os estudos da origem da CEBUDV, no princípio, com o MG e os mestres e conselheiros antigos, mas me sinto ainda mais fortalecido de conhecer a história dos segundos irmãos, mais próximas deste nosso tempo com os Núcleos Mães das diversas regiões.
    Que esta história continue com o nosso trabalho e a guia do nosso Mestre Gabriel.

    Responder
  3. Geovana Bonazoni Cardoso
    Geovana Bonazoni Cardoso says:

    Eu e meu companheiro Ney estamos bem felizes de ver esta matéria contando a historia desse núcleo onde convivemos por um bom tempo. Neste lugar fui convocada para o corpo instrutivo em 18/09/1998, inesquecível pra mim.
    Temos muitas lembranças desta casa. Nossas filhas que hoje já são adultas e sócias na UDV foram batizadas neste núcleo, lugar que fizemos um tanto de amigos, aprendi um tanto tambem, minha base. Abraços fraterno à toda irmandade, em breve queremos rever essa irmandade neste núcleo.

    Responder
  4. Rozenil de Souza
    Rozenil de Souza says:

    É gratificante conhecer a história de criação de um núcleo da UDV. Sou oriundo de MS, mas conheci o Vegetal em MT. Me sinto feliz e grato por saber que o núcleo Senhora Santana é o pioneiro da 13 região. Parabéns e grato a todos que os que na frente fizeram esse trabalho…parabéns Senhora Santana

    Responder
  5. André Luiz Lobo da Rocha
    André Luiz Lobo da Rocha says:

    Só hoje (19-02-2016), pude ler essa bonita história de Amor e Dedicação à União do Vegetal, que despertou em mim, a vontade de conhecer o Núcleo Senhora Santana.
    Luz, Paz e Amor a todos que contribuíram para transformar o sonho em Realidade.
    Viva o M. Gabriel

    Responder
  6. ILANA RORIZ
    ILANA RORIZ says:

    Ler a respeito do inicio me fez pensar numa plantação de belas flores. Um terreno, pessoas dispostas, sementes de amor, muito trabalho e hoje flores nesse caminho do Mestre. Viva o Núcleo Senhora Santana. Saúde aos primeiros irmãos que lutaram e lutam por essa grandiosa obra. Amor e paz!

    Responder
  7. Erico Mendonça Bispo
    Erico Mendonça Bispo says:

    Muito legal agora toda a irmandade do Centro poder conhecer as histórias de como surgirão os demais núcleos da União do vegetal. Parabéns a todos nós. E viva a União do vegetal.

    Érico Bispo, núcleo São Miguel – 1a região .

    Responder
  8. Adriana Borges
    Adriana Borges says:

    Meu coração está em festa!!!! Núcleo Senhora Santana – uma casa sagrada, iluminada pelo amor e carinho de tantos queridos irmãos. Minha primeira escola, onde queridos amigos me ensinaram e ensinam o valor do amigo, do trabalho em União, do reconhecimento e da gratidão.
    Vida longa com Paz e Saúde a todos os meus manos e manas do N. Senhora Santana.
    Com gratidão!

    Responder
  9. Everton Pires
    Everton Pires says:

    “O nome da rua onde está localizado o terreno é Horto das Oliveiras, a única no Bairro cujo nome tem ligação com a vida de Jesus.”

    Interessante esses detalhes. :)

    Responder
  10. Roberto Tito
    Roberto Tito says:

    É uma belissima historia. Fiquei feliz em conhecê-la, bem como as belissimas fotos. Parabens aos irmãos do Núcleo Senhora Santana.

    Roberto Tito
    Nucleo Divino Manto – SP

    Responder
  11. Geancarlo Merighi
    Geancarlo Merighi says:

    Emocionante! Lendo me fez sentir o amor que tenho por este Núcleo e irmandade que acolheu a mim e minha família com carinho e vem me auxiliando a caminhar na vida com mais Paz, Clareza , Amor e Alegria!
    Deus abençoe a todos nós na UDV com sua Luz, Paz e Amor!
    Gratidão!

    Responder
  12. Eilonei Souza
    Eilonei Souza says:

    Cheguei a deriva numa noite de abril de1994,fui recebido pelo M Elias e C Neide- era como se chegasse em minha casa depois de muitas aventuras, algumas perigosas; graças a Deus cheguei. No aconchego do amor do Grande Mestre venho recebendo a luz no meu caminho e hoje eu tambem venho trabalhando pela minha limpeza e aumentando minha ciência com a Divina guarniçao. Gratidao a todos os primeiros irmaos….

    Responder
  13. Leonardo Pauperio
    Leonardo Pauperio says:

    Visitei o Núcleo Senhora Santana em 2015, durante o Encontro da Beneficiência do CEBUDV, e gostei muito. Encontrei uma irmandade unida, muito saudável, animada e sempre disposta para receber os visitantes. A gentileza dos irmãos e a alegria presente me fizeram logo sentir em casa.
    Hoje é um dia especial para a União do Vegetal! Parabenizo a irmandade pelo lindo trabalho, e desejo que o Mestre Gabriel continue abençoando a vida de todos os senhores. Luz, Paz e Amor.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *