Quarenta anos do primeiro Núcleo da UDV em Brasília

Yuugi Makiuchi*

Irmandade do Núcleo Estrela do Norte | Brasília-DF, início da década de 80.

O dia 2 de maio passado marcou os 40 anos da criação do primeiro Núcleo do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal no Distrito Federal. Nasceu com o nome de Estrela do Norte em maio de 1976. Nessa ocasião, constituíam o Centro apenas a Sede Geral (ainda em Porto Velho), o Núcleo de Manaus (depois passou a se chamar Caupurí), o Núcleo Samaúma (São Paulo). Existiam as Distribuições de Vegetal de Jarú e Ji-Paraná (Rondônia) e Mamu (Bolívia).

Em 1º de novembro de 1982, o Núcleo Estrela do Norte recebeu a Sede Geral do Centro, transferida de Porto Velho (RO). Desta forma, o Núcleo deixou de existir. Mas este nome de Núcleo passou a existir em Porto Velho, a partir de 2 de abril de 1983.

O interesse

Eugênio Lopes Magenta** vivia na cidade de Santos (SP), leu a reportagem “Aioasca o LSD da Amazônia”, publicada pela revista O Cruzeiro, em julho de 1971. Esta matéria jornalística despertou em Eugênio a vontade de conhecer a União do Vegetal. Mudou-se para Brasília, onde passou a estudar Desenho e Artes Plásticas na Universidade de Brasília (UnB), local onde também ministrava aulas de Karatê.

Com o pensamento preso em conhecer a União do Vegetal, no final de 1973, viajou até Porto Velho de carona e conheceu o Vegetal na casa da Mestre Pequenina e participou de mais uma sessão na Sede Geral.

A primeira sessão

No início de 1974, Eugênio trouxe a novidade aos amigos de Brasília (DF). Em maio desse mesmo ano, o Mestre Hilton Pereira Pinho realizou o primeiro preparo de Vegetal no Núcleo Samaúma (São Paulo). Eugênio acompanhou esse preparo e convidou o Mestre Hilton para distribuir o Vegetal a um grupo de pessoas em Brasília. Essa sessão ocorreu em 27 de maio de 1974.

No início de 1975, a Sede Geral orientou as pessoas de Brasília a se associarem ao Núcleo Samaúma. Assim, periodicamente iam à São Paulo participar das sessões. De 1975 até o final de 1976 também eram realizadas sessões na cidade satélite do Gama (DF), numa antiga oficina mecânica. A partir de 1977, as atividades passaram a serem realizadas próximo a Planaltina (DF), onde se localiza atualmente a Sede Geral.

E nos dias 30 e 31 de outubro de 1982, no encontro da Administração Geral em Manaus, decidiu-se pela transferência da Sede Geral de Porto Velho para Brasília. E em 1º de novembro de 1982, no dia da confirmação da União do Vegetal no Astral Superior, houve a instalação da Sede Geral em Brasília.

Mestres Representantes

O primeiro Mestre Representante do Núcleo Estrela do Norte em Brasília foi o Nielson Menão, que atualmente não é sócio da União do Vegetal. No final de 1977, recebeu a Representação o Mestre José Mauro Fagundes da Silveira, hoje integrante do Quadro de Mestres da Sede Geral. Em 1981, recebeu a Representação o Mestre Luís Felipe Belmonte dos Santos, atualmente Mestre Assistente Geral.

Núcleos destacados

Já em Brasília, da Sede Geral saíram grupos de sócios que formaram os Núcleos Rei Inca, em Goiânia; Gaspar, Estrela Matutina, Canário Verde e Príncipe Teceu, no Distrito Federal. Em 2003, foi criado o Núcleo Luz do Oriente (DF), resultado da integração da sociedade Ordem do Templo Universal de Salomão (OTUS) com a UDV. Para esse núcleo, foram destacados alguns sócios da Sede Geral.

*Integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Estrela Matutina (Brasília-DF)

** Eugênio hoje integra o Quadro de Sócios do Núcleo Menino Deus (Manaus-AM)

4 respostas
  1. Sheridan Bastos
    Sheridan Bastos says:

    Foi na Sede Geral – Brasília-DF, onde bebi o Vegetal pela primeira vez. Meu primo Henrique Eduardo e Dulce ( na época sua companheira) me fizeram o convite. Mestre José Mauro, de suas mãos recebi o primeiro copo de Vegetal. Conselheira Gláucia ( in memória) foi a pessoa que acompanhou-me. Minha gratidão à essas pessoas. Belo Núcleo.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *