Núcleo Tucunacá, a UDV inteira 36 anos no Ceará

Giuliano Villa Nova*

 | 17 out, 2016

Irmandade do Núcleo Tucunacá e visitantes, antes da Sessão de 17.10.2010, que festejou os 30 anos do Núcleo | DMD/Núcleo Tucunacá.

A alegria. Este foi o tema escolhido pela Direção para ser trabalhado no aniversário de 36 anos do Núcleo Tucunacá, comemorados neste dia 17 de outubro de 2016. Este mesmo sentimento é o que está presente no coração de todos aqueles que fazem ou já fizeram parte da história deste Núcleo, situado em Caucaia (CE), Região Metropolitana de Fortaleza, a partir do qual praticamente toda a 11ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal foi criada. Trata-se de uma longa e bela trajetória, repleta de acontecimentos e pessoas importantes, que, acima de tudo, vêm dando sequência ao trabalho do Mestre Gabriel.

                 Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Tucunacá.

De acordo com os registros históricos, os primeiros a trazer o Vegetal para o Ceará foram o Mestre Francisco Adamir de Lima (Mestre Adamir), ainda na década de 1970, e o Mestre Raimundo Carneiro Braga (Mestre Braga), que, após beber o Vegetal com alguns familiares, em Paraipaba (CE), pegou uma pequena quantidade de chá não consumida, jogou no pé de uma mangueira e, em pensamento, pediu ao Mestre Gabriel que um dia, no Ceará, houvesse um Núcleo da UDV. Tantos anos depois, a 11ª Região conta com nove Núcleos, nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, e aproximadamente 1.500 sócios.

Quando vieram morar em Fortaleza, no final da década de 1970, Miguel Gomes Filho e Sinval Camurça (hoje integrantes do Quadro de Mestres) iniciaram o movimento para trazer a UDV para esta Região. Eles já haviam bebido o Vegetal em São Paulo e Porto Velho, respectivamente, e também apresentaram o chá a alguns de seus familiares, já no Ceará. O trabalho ganhou importância com a chegada de mais pessoas interessadas em conhecer o Vegetal, no início de 1980.

Primeira sessão oficial

O dia 17 de outubro de 1980, quando foi realizada a primeira Sessão oficial no Ceará, no apartamento de Miguel, no Bairro Benfica, passou a ser considerada a data de criação da UDV no Ceará e, consequentemente, do Núcleo Tucunacá. Aquela Sessão foi dirigida pelo então Mestre Raimundo Nonato Marques (na época, Mestre Representante do Núcleo Apuí), que ficou supervisionando as atividades da nova irmandade nos primeiros anos. O início oficial dos trabalhos foi autorizado pelo Mestre Braga, então Mestre Geral Representante.

As Sessões continuaram a ser realizadas, alternadamente, nas residências de Miguel e Sinval. Quando ambos já estavam no Quadro de Mestres, a Distribuição de Vegetal passou a Pré-Núcleo, em 31 de março de 1983, sendo Mestre Miguel designado como Mestre Representante. Em 5 de junho do mesmo ano, houve a primeira Reunião de Diretoria, quando foi aprovada a compra de um terreno, em Caucaia, para a construção do Templo.

Desde os primeiros momentos, os Mestres da Origem sempre tiveram grande presença e participação na história do Núcleo Tucunacá e da 11ª Região, com destaque para os Mestres Florêncio, Adamir e Nonato.

A inauguração do primeiro Templo, no terreno definitivo, aconteceu em 10 de fevereiro de 1985 – inclusive com a realização de um Preparo. Três meses depois, o Pré-Núcleo Tucunacá foi elevado a Núcleo, com 33 sócios fundadores. Os primeiros pés de mariri e chacrona foram plantados em maio de 1988. No dia 6 de janeiro do ano 2000, foi inaugurado o Templo definitivo.

Expansão

O Núcleo Tucunacá já teve quatro desmembramentos desde a sua criação: Núcleo Fortaleza (1993), Núcleo Mestre Sidon (1994), Núcleo Santa Fé do Cariri (2000) e Núcleo Estrela Brilhante (2008). Atualmente, o Núcleo Tucunacá tem 207 sócios.

Até 1986, quando houve a primeira expansão das Regiões da UDV, o Núcleo Tucunacá pertencia à Região Sul. De 1986 a 1996, o Núcleo Tucunacá integrou a 4ª Região. Em abril de 1996, foi criada a 11ª Região, com o Mestre Antônio de Pádua Campos Filho, o Mestre Pádua, designado como o primeiro Mestre Central. Ele também ocupou este lugar entre 2012 e 2015.

Por sinal, Mestre Pádua, um dos sócios-fundadores do Núcleo Tucunacá, é o Mestre que mais tempo esteve à frente do Núcleo, com um total de 12 anos de Representação, sendo o único, até hoje, a ser Mestre Representante do Tucunacá por duas vezes.

Mestres Representantes

Ao longo dos anos, ocuparam o lugar de Mestre Representante do Núcleo Tucunacá os Mestres Miguel Gomes Filho (1983 a 1986), Antônio de Pádua Campos Filho (1986 a 1995 e de 2003 a 2006), José Roberto Souto Maior (6 de janeiro a 22 de julho de 1995), Manuel Ferreira da Silva (Manu) (1995 a 2000), Paulo Silva de Oliveira (2000 a 2003), Luís Carlos Alcântara Weyne (2006 a 2009), Carlos Luís Marcelo Antunes (2009 a 2012), Silvio Mendonça Gomes (2012 a 2015) e Rui Oliveira Boeira (desde 2015).

O trabalho de Beneficência na 11ª Região também começou no Núcleo Tucunacá, com a criação da Unidade Beneficente Coração de Maria (UBCM), em 17 de outubro de 1991. A entidade, que hoje está presente em diversos Núcleos da Região, vem se destacando, ao longo dos anos, pelo atendimento à comunidade interna e externa nas suas mais diversas necessidades, inclusive com a realização do Dia do Bem.

*Integrante do Quadro de Mestres e monitor do Departamento de Memória e Documentação (DMD) do Núcleo Tucunacá (Caucaia-CE)

13 respostas
  1. Virna
    Virna says:

    Parabéns Núcleo Tucunacá que conta essa bela história de alegria e que é o Núcleo pai da 11a região! Sou feliz de fazer parte dessa história também! Luz, paz e amor para todos!

    Responder
  2. Gabriela Lima
    Gabriela Lima says:

    Viva o Núcleo Tucunacá!
    “Aqui nasci e me criei, aqui cresci e me encontrei e cada um tem seu valor!”
    E para sempre sempre seja louvado o dia 17 de outubro!
    Abraços a todos da Espanha, tenho saudades!

    Responder
  3. Yana Rigaud
    Yana Rigaud says:

    Viva essa casa que nos acolhe com tanto amor. Acho mesmo que o tema escolhido, alegria, é marca registrada dos amigos queridos do Núcleo Tucunacá. Grata eu sou de ter chegado e encontrado pessoas que já zelavam por esse jardim; por também poder ter contribuído para ele florescer e por sempre receber em minha vida os frutos que ele nos dá. Que possamos comemorar muitos anos de harmonia e prosperidade desta casa! Saúde para toda a irmandade.
    Abraços fraternos aqui da Australia. =)

    Responder
  4. Sheridan Bastos
    Sheridan Bastos says:

    O Núcleo Tucunacá está de parabéns pelos seus 36 anos de auxílio espiritual e moral, que vem dedicando aos seus discípulos, dando seguimento a grande e bela obra do nosso Mestre Gabriel. A todos os mestres que por ele passaram, a minha gratidão e reconhecimento. A atual direção, tendo como Representante
    mestre Rui Boeira meu carinho e agradecimento. A Deus e ao Mestre Gabriel minha reverência espiritual.

    Responder
  5. Emanuel
    Emanuel says:

    Ajudei a erguer estas paredes, tenho muitos amigos e gosto muito deste núcleo.
    Sou muito grato por tantos amigos e por conhecer esta grande União.

    Responder
  6. Halysson Nogueira Fraga
    Halysson Nogueira Fraga says:

    Quando conheci a UDV, foi no Núcleo Tucunacá e fui muito bem recebido, logo em seguida fui para o desmembramento no Núcleo Estrela Brilhante, mas considero o Núcleo-mãe desta 11° região que sempre está de portas abertas pra receber seus filhos e de outros núcleos. Uma característica desta irmandade é a boa receptividade e o zelo que a irmandade tem por este Núcleo que vemos nos pequenos detalhes que lá embelezam!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *