Núcleo Tiuaco inteira 33 anos

Moacir Biondo*

Irmandade do Núcleo Tiuaco | Foto: Luydi Castro.

O Núcleo Tiuaco está inteirando 33 anos hoje. Mas a história deste segundo Núcleo da União do Vegetal em Manaus (AM) começou oito meses antes, em abril de 1983, quando a Administração Geral da UDV, em Brasília, tendo então à frente Raimundo Monteiro de Souza (Mestre Monteiro) como Mestre Geral Representante, liberou uma Distribuição de Vegetal na cidade. Na oportunidade, foi designado o Mestre Geraldo Florêncio de Carvalho como responsável pela primeira Distribuição Autorizada do Núcleo Caupuri, que na época tinha Roberto Souto como Mestre Representante. Florêncio Siqueira de Carvalho era o Mestre Central da Região.

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Tiuaco.

Mestre Geraldo Carvalho contou na época com apoio indispensável da Conselheira Auxiliadora e Conselheiro Guilherme Walsh e mais 11 pessoas que o acompanharam.

Em novembro e dezembro de 1983, foi construído o templo ainda provisório, de madeira, medindo 10 x 5 m com piso de cimento e telhas de amianto, com capacidade para 75 pessoas. É bom lembrar que naquele tempo ainda não havia no local água encanada e nem a energia elétrica.

Inauguração com Sessão Instrutiva

A data da inauguração então foi marcada para o dia primeiro de janeiro de 1984, com a primeira sessão sendo Instrutiva e dirigida na época pelo Mestre Monteiro, tendo 76 pessoas presentes. Depois de distribuído o Vegetal, foi lido a Ata de Registro do então Pré-Núcleo e a designação do Mestre Geraldo Florêncio de Carvalho para a Representação. Mestre Monteiro então entregou a camisa de Mestre Representante à Geraldo Carvalho, dando posse ao mesmo. O primeiro preparo de Vegetal aconteceu em 10 de março de 1984 com chacrona de Rondônia e Mariri da região. Foram então preparados 40 litros de Vegetal.

Começava então o trabalho com poucos e determinados discípulos que fizeram ao longo deste 33 anos, com suor e dedicação junto com os irmãos que aqui chegaram, um Núcleo forte, de patrimônio considerável e uma irmandade solidária e trabalhadora, dedicada ao aprendizado, a prática do bem e aos ensinos do nosso grande Mestre Grabriel.

Origem de dois novos núcleos

O Núcleo Tiuaco tem atualmente 168 sócios, e durante sua história, aconteceram desmembramentos que deram origem a dois outros núcleos em Manaus. O Núcleo Mestre Vicente Marques foi fundado em 30 de abril de 1997. E o Núcleo Mestre Angílio foi fundado em 8 de dezembro de 2005.

A primeira diretoria foi assim constituída:

Presidente: Guilherme Walsh Bastos;

Vice- Presidente: José Osmar Moraes;

1ª Secretária: Rosa Maria Nogueira de Souza;

2ª Secretária: Maria Elza Barbosa;

1º Tesoureiro: Evandro Jesus de Souza;

2º Tesoureiro: Francisco Amaro Costa;

Orador Oficial: Francisco Rosário Neves Filardi;

Conselho Fiscal:

Presidente: Ivania Marques Amaro;

1º Membro: Auxiliadora Carvalho;

Organ: Auxiliadora Carvalho.


*Mestre Representante do Núcleo Tiuaco (Manaus-AM).

1 responder
  1. Simone Andrade
    Simone Andrade says:

    Fiz parte desse núcleo ainda adolescente, tenho boas recordações de lá, principalmente, do Mestre Geraldo Carvalho, pessoa interessantíssima, como ele mesmo se referia aos irmãos.

    Prosperidade à todos os irmãos. Feliz 2017.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *