Núcleo Sabiá, 20 anos de história

Maria de Lourdes Azevedo*

Irmandade do Núcleo Sabiá, em 10 de fevereiro de 2017 | Foto: DMC/Núcleo Sabiá.

De descendência um tanto mineira (Núcleo Lagoa da Prata, Lagoa da Prata-MG; Núcleo Rei Salomão, Belo Horizonte-MG; e Núcleo Rainha das Águas, Pocinhos do Rio Verde-MG) e um tanto paulista (como filho da terceira geração de afluentes vinda do Núcleo Samaúma), o Núcleo Sabiá chega, em 27 de março de 2017, a 20 anos de existência.

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Sabiá. 

A história deste Núcleo tem, inerente à sua formação, uma união de pessoas de vários estados e cidades do país. Dessa composição faz parte o irmão uberlandense Eduardo Amaro Costa, que descobriu, em uma praça da cidade de Lagoa da Prata, a existência da verdadeira União do Vegetal. Houve também um mestre paulista, Edair Rodrigues Azevedo, que veio para Uberlândia por motivo de trabalho e logo se viu engajado na missão de trazer mais este ponto de luz da UDV.

Integram ainda essa formação as primeiras pessoas que dirigiram sessões por aqui: Klaus Markus Paranayba e Márcio Da Rós, integrantes do Quadro de Mestres que à época residiam em Brasília; e um povo intenso e sedento que veio de outra sociedade, liderada por Augusto Jerônimo da Silva, e que fazia uso do vegetal na cidade de Uberlândia, em 1991. Integravam esse grupo os irmãos Paulo Antônio Moura Pajuaba, Tânia de Novais Silveira e Magda Filomena Rezende Pajuaba. Em 1992, o grupo passou a ser conduzido por Raimundo Ferreira. No ano seguinte, as pessoas foram se desligando daquela sociedade e chegando à UDV.

DAV, Pré-Núcleo e Núcleo

No ano de 1997, no dia 27 de março, realizou-se a sessão de vegetal que deu início à Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV), tornando-se, 20 anos depois, um dos maiores núcleos da região (inicialmente 12ª Região e, posteriormente, 8ª Região, da qual faz parte até hoje).

Naquele dia, a sessão foi dirigida pelo Mestre Marco Aurélio, do Núcleo Rei Salomão (Belo Horizonte-MG), por uma determinação do Mestre Central da época, Mestre Edson Lodi Campos Soares, que naquela ocasião estava em viagem aos Estados Unidos, o que o impossibilitou de dirigir a sessão.

Em 18 de dezembro de 1999, a DAV passou a Pré-Núcleo, e este foi elevado a Núcleo em 27 de março de 2004.

Do Núcleo Sabiá originaram-se, até o momento, duas distribuições autorizadas: Distribuição Autorizada de Vegetal de Patrocínio-MG e Distribuição Autorizada de Vegetal de Barretos-SP.

O nome “Sabiá”

Logo no início dos trabalhos, Edair Rodrigues Azevedo, na época no Quadro de Mestres, relatou ter visto uma bela miração. Contou que viu, com muita clareza, um arco cheio de flores e em letras bem grandes o texto: “Bem-vindo ao Núcleo Sabiá”. Pouco depois, num dia de mutirão, descobriu-se, no quarto de ferramentas, um ninho de sabiá sobre uma das enxadas. Eram claros os sinais do nome que o futuro Núcleo viria a ter.

Passados 20 anos, hoje somos um somatório das riquezas, dos auxílios, do trabalho, do amor e da união de muitas pessoas: do povo desbravador que deu início ao Núcleo, dos irmãos que vieram chegando ao longo dos anos e que tanto contribuíram, e também daqueles que, mesmo com pouco tempo no Núcleo, já auxiliam esta obra a continuar crescendo e prosperando.

Sócios fundadores

Estavam presentes na sessão inaugural, e são sócios fundadores do Núcleo Sabiá: Edair Rodrigues Azevedo, Alcides Resende Penhalver, Alexandre Cordeiro Ribeiro, Ana Cristina de Souza Penhalver, André Luiz de Oliveira, Cáritas Batista Martins Alves, Carla De Marinis, Carlos Costa Ciabotti, Emmanuel Eduardo da Silva, João Enrique F. Teixeira, Joceano Wasker da Costa, Juliana Dias da Silva, Magda Filomena Rezende Pajuaba, Marcelo Alves Pereira, Mário Luiz Rezende Carneiro, Maurício Marques de Araújo, Mônica Teixeira Pinto Azevedo, Neuza Silva Borges, Paulo Antônio Moura Pajuaba, Rosângela Almeida Silva, Weder Ribeiro.

*Integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Sabiá (Uberlândia-MG)

Colaboraram na produção deste texto: Analúcia Faria Costa (Monitora local do DMC), Magda Filomena Rezende Pajuaba (sócia fundadora), Maria do Carmo Azevedo (1ª-Secretária), todas integrantes do Corpo do Conselho do Núcleo Sabiá.  

Publicado em 26 de março de 2017. 

11 respostas
  1. Júlio César Teles De Sousa junior
    Júlio César Teles De Sousa junior says:

    Uma alegria felicitar com essa irmandade querida essa data. Sou de Uberlândia e sinto o Núcleo Sabiá como uma extensão de minha casa. Desejo aos mestres, conselheiros e discípulos dessa irmandade querida prosperidade.

    Com amor,
    Julio

    Responder
  2. João Garcia de Lima Neto
    João Garcia de Lima Neto says:

    Acho que meu Pai(Euclides) merecia uma citação na história do núcleo. Pelo menos ele está em uma das fotos, a do dia da inauguração da distribuição autorizada.

    RESPOSTA: João, conforme nos informou o DMC do Núcleo, eles irão te encaminhar o Informativo Notícias do Sabiá. Nele, a História do Núcleo é contada de forma mais completa e citando as pessoas envolvidas.

    Responder
  3. Frazão Jr
    Frazão Jr says:

    Parabéns a irmandade deste Núcleo pelo aniversário de 20 anos, que possam ter a cada dia mais disposição para continuar esse trabalho do Mestre que e trazer uma paz pro mundo. Foi neste Núcleo que me associei no ano de 2002 e neste lugar aprendi um tanto. Luz Paz e Amor à todos e Abs.

    Responder
  4. Bruno diacomele Miranda Silva
    Bruno diacomele Miranda Silva says:

    Olá amigos amigos deste lugar encantado chamado de Núcleo Sabiá.
    Desejo à toda esta irmadade votos de Luz, Paz, Amor e prosperidade. Sou feliz de fazer parte do início desta obra.
    Grande abraço à toda irmandade.

    Responder
  5. JOSÉ ROBERTO AZAMBUJA
    JOSÉ ROBERTO AZAMBUJA says:

    Esta matéria me fez lembrar da cidade de Uberlândia, onde morei por muitos anos e aonde há um estádio, uma reserva florestal e um zoo com este mesmo nome (“Parque do Sabiá”). Este Núcleo é, como foi escrito, um Lugar que vem tirando muitas pessoas do deserto de tantas incompreensões que ainda existem na terra. Parabéns a todos os sócios e frequentadores deste lindo núcleo!!

    Responder
  6. Marcelo Ferreira de Lima
    Marcelo Ferreira de Lima says:

    Um bom lugar que conheço desde 1999 e onde vi sendo construído a muitas mãos, unidas no propósito de consolidar este “Ponto de Luz”, na cidade de Uberlândia – Triângulo Mineiro.
    Aqui registro meus sinceros agradecimentos àqueles que, nestas duas décadas, estiveram à frente deste trabalho, ocupando o cargo de Mestre Representante: M. Edair (a época), M. Luiz Lino (a época), M. Frazão, M. Baima Jr. e ao atual Mestre Representante M. João Édison; assim também aos Mestres Centrais: M. Edson Lodi, M. Claudio Martins, M. Klaus (que também foi nosso Mestre Representante), M. Edison Saraiva, M. Francisco Carvalho, M. Yuugi e M. James.
    Também a todos os sócios fundadores, com especialidade as primeiras conselheiras: C. Mônica, C. Neuza, C. Cristina Penhalver e demais.
    Não posso me esquecer do apoio e amizade de muitos irmãos do QM de nossa região, que sempre se fizeram presentes auxiliando e ensinando.
    Desejo que o grande Mestre Gabriel inspire cada vez mais o QM do Núcleo Sabiá, na missão de promoverem a paz e a conciliação, com Justiça e Amor; assim como desejo ver a Direção sempre mais fortalecida e sob o símbolo da Luz da Paz e do Amor.

    Marcelo Ferreira de Lima
    Mestre Responsável da DAV de Patrocínio, MG.

    Responder
  7. Edmilson Antonio Domingos
    Edmilson Antonio Domingos says:

    Também tive a oportunidade de conhecer a União do Vegetal aqui neste lugar, em 1998; à época Distribuição Autorizada de Vegetal de Uberlândia. Sou grato aos que me receberam com carinho e atenção e me ensinaram os primeiros passos nesta caminhada de evolução.

    Me sinto feliz no Núcleo Sabiá, que também é minha casa. É uma honra fazer parte da Direção do Núcleo e, ocupando o cargo de Presidente só tenho a ser grato a toda a irmandade por tudo que estamos construindo!

    A gratidão é o alicerce da Prosperidade!

    Desejo Prosperidade a todos aqueles que de alguma forma fazem parte da história destes 20 anos!

    Responder
  8. Marco Aurélio Ramos
    Marco Aurélio Ramos says:

    Bonita história, pude acompanhar bem de perto. Senti falta porém de referências ao Mestre Euclides, sem dúvida uma das pessoas que mais trabalhou por este grupo em seus princípios. Também quando Mestre Central este Núcleo fez parte de minha jurisdição e, a meu pedido, foi feito o realinhamento do Núcleo Sabiá da Quinta para a Oitava Região. Detalhes, mas que fazem parte da história. Desejo felicidades à todos com votos de Luz Paz e Amor.

    RESPOSTA: Marco Aurélio, conforme nos informou o DMC do Núcleo, eles irão te encaminhar o Informativo Notícias do Sabiá. Nele, a História do Núcleo é contada de forma mais completa e citando as pessoas envolvidas.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *