Núcleo Mestre Manoel Nogueira chega a 20 anos

Débora Morandi*

| 7 setembro, 2018

Irmandade na frente do templo do Núcleo Mestre Manoel Nogueira, 10 de fevereiro de 2018 | DMC/N.M. Manoel Nogueira

Um verdadeiro trabalho de amor e carinho, assim se pode definir o Núcleo Mestre Manoel Nogueira (Terezópolis de Goiás-GO) que, hoje, inteira 20 anos. Originou-se do desmembramento do Núcleo Rei Inca, primeiro Núcleo da cidade de Goiânia. Mestre Manoel Nogueira havia assumido a Representação Geral da União do Vegetal, em 6 de janeiro de 1997**, e manifestava o desejo de mais um Núcleo na capital goiana, já que o Núcleo Rei Inca, tendo à frente da Representação Mestre Cláudio Martins, ultrapassava 110 sócios.

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Mestre Manoel Nogueira

Francisco de Assis (integrante do Quadro de Mestres), chegado de Roraima havia pouco mais de um ano, mas com experiência como Representante e Presidente no Núcleo Estrela do Oriente (Boa Vista-RR), foi apoiado pela Representação Geral e pelo então Mestre Central da 8ª Região, Eraldo Lins, como responsável pelo novo Pré-Núcleo, e o movimento iniciou-se no mês de novembro de 1997. Grande parte da irmandade manifestou o desejo de auxiliar na fundação de mais esta obra do Mestre Gabriel e, unidos a 48 sócios, Mestres Francisco e Arsonval Fortunato seguiram para mais essa caminhada.

A escolha do nome

Iniciou-se a busca pelo terreno e, também, as escolhas de nomes para o futuro Núcleo. Entre eles estavam: Jardim Real, Bem-Te-Vi e Força da Natureza. A busca pelo local do novo Pré-Núcleo não estava sendo fácil, mas o  terreno foi adquirido em 13 de junho de 1998. As construções se iniciaram em 27 de julho, lua nova, e os trabalhos desenvolvidos para a execução do sonho do Pré-Núcleo foram intensos, com a dedicação e o empenho de toda a irmandade, tendo à frente, na Direção, o responsável pela Distribuição, Mestre Francisco.

Nesse período, Mestre Manoel Nogueira, que estava em situação delicada de saúde, desencarnou. Ele foi responsável pela formação de grande parte dos dirigentes fundadores do Núcleo que estava para ser inaugurado, como Mestre Francisco, Conselheiras Osmália e Divina e, também, do Mestre Central da época, Mestre Eraldo. Todos eles sentiram no coração o desejo de prestar a ele uma homenagem. E o nome do Núcleo foi escolhido: Mestre Manoel Nogueira.

“Em 6 de janeiro de 1997, Mestre Manoel Nogueira recebe o cargo de Mestre Geral Representante, designando Mestre Eraldo para o cargo de Mestre Central da 8ª Região, que já sabia do ideal do Mestre Manoel sobre uma nova unidade, e este, nem de longe, imaginava que o Núcleo receberia seu nome”, diz Mestre Francisco.

Família presente

A família do Mestre Manoel Nogueira esteve presente na fundação, permitindo à nova irmandade conhecê-la. Por isso a Direção e a irmandade convidaram a companheira dele, Conselheira Maria Isabel Rodrigues da Silva, seus filhos, Joel, Joelma, Adamor, Dalva e Lindalva, e seu pai, José Vicente da Silva, para participarem como sócios fundadores do Pré-Núcleo Mestre Manoel Nogueira, mais um ponto de luz que recebeu o nome de um homem que contribuiu para a expansão da obra do Mestre Gabriel.

O Pré-Núcleo foi inaugurado em 7 de setembro de 1998 e entrou em vigor o Boletim 18/98, designando o Mestre Francisco a Representante, assinado pelo então Mestre Geral Representante, Raimundo Nonato Marques. No dia 1º de janeiro de 2000, é elevado a Núcleo e, hoje, inteira 20 anos, tendo à frente, mais uma vez, a pessoa que foi responsável pelo seu início, Mestre Francisco, o que alegra e emociona a irmandade.

“Em 1998, já no então terreno adquirido – diz Mestre Arsonval –, foi realizada uma Sessão dentro da floresta com a irmandade, ocasião em que ficou constituída a primeira Diretoria provisória e seus membros, da qual fiquei como Presidente responsável pelos trabalhos e o Mestre Francisco como responsável pela distribuição do Vegetal do novo Pré-Núcleo. E aqui estamos, neste 2018, comemorando seu vigésimo ano de existência, com o mesmo sentimento de alegria, entusiasmo e dedicação à obra do Mestre Gabriel, juntamente com toda a irmandade antiga e recente, dentro de um sistema de Leis Espirituais, Ordem e Renovação no símbolo de Luz, Paz e Amor na mente e no coração, com o desejo e querer de servir sempre e sempre nesta nossa caminhada até aqui e… pra frente!

Formação e responsabilidade

O Núcleo Mestre Manoel Nogueira foi responsável pela criação de dois Núcleos e uma Distribuição Autorizada de Vegetal. Em 2003, foi criada uma extensão do Núcleo Mestre Manoel Nogueira na cidade de Chapadão do Céu (GO). Em 21 de abril de 2010, a partir dessa extensão, é fundado o Pré-Núcleo Mestre Luziário, que foi elevado a Núcleo em 21 de abril de 2011.

Nesse mesmo ano, alguns sócios que já bebiam Vegetal em Caldas Novas (GO) iniciaram um movimento para criar na cidade uma Distribuição Autorizada de Vegetal, sob responsabilidade do Mestre Manu, na época sócio do Núcleo Mestre Manoel Nogueira, e autorizados pelo Mestre Francisco de Assis, então Mestre Central da 8ª Região. Com a aquisição do terreno em nome do Centro, oficializou-se a criação da Distribuição em 21 de abril de 2015, sob responsabilidade, hoje, do Mestre Raimundo Carvalho.

A irmandade do Núcleo Mestre Manoel Nogueira veio crescendo durante todo o seu tempo de existência, chegando a 181 sócios em 2013, fazendo iniciar o movimento para seu primeiro desmembramento, sob responsabilidade do Mestre Eraldo Lins. O Núcleo Bem-Te-Vi (Aragoiânia-GO) foi criado, então, em 21 de abril de 2014, tendo o Mestre Eraldo como seu Mestre Representante.

Conselheira Isabel
Palavras da Conselheira Isabel***:

“Quando Mestre Manoel desencarnou, os Mestres Francisco e Eraldo chegaram comigo para saber o que eu achava de colocar o nome do novo Núcleo de Mestre Manoel Nogueira, pois já tinham algumas pessoas querendo levar para Manaus, por ele ter feito um grande trabalho no Núcleo Caupuri (Manaus-AM). Eu falei que é muito bom, ia ser mais fácil para eu visitar lá. E, hoje, neste dia 7 de setembro de 2018, está inteirando 20 anos e, para mim, é uma alegria, pois eu vejo falar toda vez no nome dele. Para mim, é uma honra. Vejo que essa irmandade precisa ter o nome do Núcleo Mestre Manoel Nogueira e, por ele ter sido uma pessoa justa, amiga, vejo que o Núcleo tem de honrar esse nome. Desejo, para toda a irmandade e Direção, prosperidade e que tenham cada vez mais essa União e esse Amor no coração de cada um, e que esse símbolo continue sempre, que é a Luz, a Paz e o Amor”.

*Débora Morandi  é Integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Manoel Nogueira (Terezópolis de Goiás-GO). Colaboraram na elaboração e edição do texto o Conselheiro Kepler Benchimol e as irmãs Juliana Borges e Ênya Morais.

**Mestre Manoel Nogueira ocupou por duas vezes o cargo de Mestre Geral Representante da União do Vegetal, sendo o primeiro no período de 12 de maio de 1982 até 16 de outubro de 1982; e o segundo de 6 de janeiro de 1997 até 13 de fevereiro de 1998 (data de seu desencarnamento);

***Conselheira Isabel e filhos são filiados na Sede Geral (Brasília-DF).

3 respostas
  1. Gleber Miler Ferreira
    Gleber Miler Ferreira says:

    Bom dia! Esse ano de 2018, a convite da irmã Amanda, tive a honra de conhecer o núcleo M. Manoel Nogueira, e uma boa parte de sua irmandade, entre ela o M. Francisco, o M. Adriano, a C. Tarsila, que me receberam de braços abertos. Foi uma visita sem programação de ir e lá no grupo também conheci pessoalmente um irmão figura, chamado Leonardo de Luna, o Poeta. Ele foi cantar no melhor arraial que já fui, tudo muito bom, dias bons foram aqueles e ano que vem tem mais arraial, espero estar bem para poder voltar a esse lugar de Deus. Felicidades e um forte abraço a toda irmandade, pois são os meus votos de luz, paz e amor.

    Responder
  2. Luiz Guilherme Nascimento
    Luiz Guilherme Nascimento says:

    Tive a alegria de conhecer M. Manoel Nogueira. Quando Mestre Central da 5ª Região. Por aqui era conhecido por Vento Norte, por onde passava deixava sua marca. Foi um prazer tê-lo conhecido.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *