Núcleo Luz Divina, um ponto de Luz no Leste de Minas Gerais

Ranieri Alves Ferreira*

| 27 março 2018

Festa dos 30 anos de inauguração da então DAV em Governador Valadares – 13/01/2018 | Foto: DMC/Núcleo Luz Divina.

Neste 27 de março de 2018, o Núcleo Luz Divina (Governador Valadares-MG) inteira 26 anos de existência com este nome. Mas sua história se iniciou antes, em 15 de janeiro de 1988, há pouco mais de 30 anos, quando a Sede Geral assinou documentos autorizando a Distribuição de Vegetal em Governador Valadares. A partir de então, começou uma história de dedicação da irmandade e crescimento firme que gerou dois desmembramentos, o do então Pré-Núcleo e hoje Núcleo Santana do Paraíso (MG), em 1999, e o do Núcleo Rosa Divina, de Teófilo Otoni (MG), em 2013.

| Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Luz Divina 

Após a autorização para a Distribuição de Vegetal, quatro pessoas (Conselheiro Victor Sabbagh, o casal Jacyr e Nívea Freitas e sua filha Maria Paulina), que já frequentavam a UDV havia algum tempo, filiadas ao Núcleo Pupuramanta (Rio de Janeiro-RJ), começaram o trabalho, com acompanhamento bem próximo do Mestre Manoel Nogueira (in memoriam), na época Mestre Central da Região. As Sessões eram realizadas no consultório da irmã Maria Paulina e depois no sítio da irmã Vânia Araujo.

Em 30 de janeiro de 1989 (feriado de aniversário da cidade), o Mestre Márcio Da Rós (Núcleo Conselheiro Salomão-PB) dirigiu a primeira Sessão de Vegetal, num terreno recém-adquirido pelo grupo, que veio ser a sede do atual Núcleo. A primeira Sessão no Templo provisório aconteceu no dia 31 de dezembro de 1990, na passagem de ano.

Primeiro Preparo de Vegetal

Já com 40 sócios, a Distribuição Autorizada de Vegetal passou a Pré-Núcleo Luz Divina em 27 de março de 1992 (data em que recebeu o nome), o que foi festejado com a realização do primeiro Preparo de Vegetal, dirigido pelo Mestre Euclides Silami Garcia (in memoriam), de Lagoa da Prata (MG), que trouxe sua fornalha a gás “portátil” (toda de tubos desmontáveis). Na ocasião, foi inaugurado o novo Templo (atual) e o já então Mestre Victor Sabbagh recebeu e usou a camisa azul pela primeira vez.

Em 28 de fevereiro de 1995, passou a Núcleo, o que foi comemorado com outro Preparo, inaugurando a fornalha a gás. A irmandade estava composta por 85 sócios. Atualmente com cerca de 110 sócios, o Núcleo passa por um momento de expansão e melhorias com várias reformas e adequações, na Representação do Mestre Marcos Antonio Damasceno e Presidência do Mestre Ronilson Martins Nascimento.

Comemoração

Ao longo de todo o dia 13 de janeiro 2018, a irmandade do Núcleo Luz Divina realizou uma festa para comemorar os 30 anos de autorização da Distribuição de Vegetal em Governador Valadares. Foram várias atividades que culminaram com Sessão de Vegetal à noite, dirigida pelo Mestre Márcio Da Rós, que veio especialmente de João Pessoa (PB) para as comemorações.

As festividades se iniciaram com hasteamento das bandeiras e uma série de inaugurações no Núcleo, com homenagens póstumas a associados, dando seus nomes a espaços relevantes e construções no terreno. Momentos de muita emoção, com amigos e familiares descerrando placas e fotos. Seguiu-se a abertura de exposição de painéis e fotos históricas, que ficaram abertos à visitação durante todo o dia.

Após almoço festivo, os homenageados presentes foram presenteados com uma placa comemorativa com a logomarca do Centro e os dizeres: “30 anos de autorização de Distribuição de Vegetal em Governador Valadares – Você é Agente nessa História”. Alguns homenageados de outras cidades e países, que não puderam estar presentes, enviaram vídeos, áudios e cartas, que também foram apresentadas naquele momento.

*Ranieri Alves Ferreira é integrante do Corpo do Conselho e Monitor do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) do Núcleo Luz Divina (Governador Valadares-MG).

7 respostas
  1. Júlio César Teles De Sousa junior
    Júlio César Teles De Sousa junior says:

    As sementes plantadas pelo Mestre Euclides vem dando bons frutos.
    Hoje estamos colhendo os frutos de seu plantio feito com amor aqui em nossa região.
    E passar esses bons momentos aí no Núcleo Luz Divina foi marcante para todos nós.
    Abs e grato pela oportunidade.

    Responder
  2. Amaral
    Amaral says:

    Gostaria de saber como faço pra poder visitar e participar das reuniões , tenho amigos que são sócios mas não moram na minha cidade.

    RESPOSTA: Prezado Amaral, por gentileza, entrar em contato através do endereço https://udv.org.br/contato/ ou pedir que algum dos seus amigos que já são sócios o convidem, mesmo morando em outra cidade.

    Responder
  3. Mauricio
    Mauricio says:

    Bom dia. Enviei um email para contato@udv.org.br e não obtive nenhuma resposta. Gostaria de conhecer o Núcleo Luz Divina, mas não sei onde fica. Estou morando em Ipatinga com minha família, mulher e filho, e sei que há, além do Luz Divina, outro perto daqui, em Santana do Paraíso. Como faço para fazer contato? Desde já agradeço!

    RESPOSTA: Caro Maurício, todos os e-mail são respondidos. Peço que o sr aguarde. Abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *