Norwood, berço da UDV nos EUA e do Núcleo San Miguel

Carmen Tucker*

| 27 março, 2017

Fachada do Templo do Núcleo San Miguel | DMC/Núcleo San Miguel.

O Núcleo San Miguel (Norwood- Estado do Colorado – EUA) inteira hoje sete anos de existência. Em 27 de março de 2010, a Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV) de Norwood foi elevada a categoria de Núcleo do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, marcando mais uma etapa da rica trajetória que teve início em 1988, quando se realizou a primeira sessão de Vegetal nos Estados Unidos sob a responsabilidade da UDV.

Com autorização do então Mestre Geral Representante, Raimundo Carneiro Braga (Mestre Braga), essa primeira sessão foi dirigida em 18 de junho de 1988 pelo Mestre Luiz Maciel (in memoriam), em uma pousada de campo com o nome de ReEnchantment (re-encatamento em português), em Norwood. A segunda sessão foi dirigida pelo Mestre Luiz Gonzaga e realizada ao ar livre, em um lugar chamado The Meadows, próximo à cidade de Telluride (Colorado). Momento em que a História da Hoasca foi contada pela primeira vez nos Estados Unidos.

Em janeiro de 1994, o então Mestre Raimundo Nonato Marques contou em Norwood a história de São Miguel pela primeira vez, e disse que este seria um bom nome para um futuro Núcleo. Desta forma, em 27 de março de 2010, a previsão se confirmou com a adoção do nome San Miguel para a Distribuição Autorizada de Norwood.

Visita ao Brasil

Em janeiro de 1993, um grupo com 14 pessoas do Colorado visitaram Manaus (AM), Cruzeiro do Sul (AC), Rio Branco (AC), Brasília (DF) e Salvador (BA) para conhecer melhor a UDV e pedir ao Mestre Braga visitas de mestres com mais regularidade aos Estados Unidos. Ele concordou e os Mestres que vieram naquele ano foram José Carlos Garcia, Edson Lodi, Gilson Vargas, Florêncio Siqueira de Carvalho e Luis Felipe Belmonte – que estava no lugar de Mestre Geral Representante quando visitou os EUA. Naquela oportunidade, dirigiu a primeira sessão de 22 de julho nos Estados Unidos, também na pousada ReEnchantment.

Nos anos seguintes, além de Mestre Florêncio, outros Mestres da Origem visitaram o grupo de pessoas que bebia vegetal em Norwood: Pequenina, Raimundo Carneiro Braga, Manoel Nogueira e Francisco Adamir de Lima (in memoriam); além de Raimundo Nonato Marques (que hoje não está na UDV), Raimundo Monteiro de Souza, Jair Gabriel, José Luiz de Oliveira, Roberto Souto e Francisco Herculano de Oliveira. E ainda muitos da segunda geração de mestres, incluindo Mestre Antônio Gabriel, dessa forma, os irmãos puderam receber a orientação correta para iniciar os trabalhos.

DAV em 1997

David Lenderts foi o primeiro coordenador dos trabalhos em Norwood. Carmen e Daniel Tucker foram morar em Brasília em 1994 e foram convocados ao Corpo do Conselho pelo então Mestre Representante da Sede Geral, Edson Lodi, no dia 1º de novembro do mesmo ano. Quando eles retornaram em 1995, o Mestre Geral Representante, na época Raimundo Monteiro de Souza, designou o Conselheiro Daniel Tucker como responsável. Assim, Norwood se tornou oficialmente uma Distribuição Autorizada de Vegetal em 20 de julho de 1997 com o Conselheiro Daniel Ducker como responsável.

A construção do templo iniciou em julho de 1998, em terreno doado pelo Mestre Daniel Tucker e C. Carmen Tucker. Bryan Rea coordenou o trabalho junto com os esforços de mais 13 discípulos (e muito auxílio vindo de muitas pessoas das irmandades dos Estados Unidos e do Brasil). Foi inaugurado em 31 de dezembro de 1998 com a presença do Mestre Assistente Geral, na época, Florêncio Siqueira de Carvalho, o qual dirigiu a sessão para 85 sócios dos Estados Unidos e também do Brasil. O Conselheiro Daniel Tucker recebeu a estrela de mestre do Mestre Florêncio no dia 1º de novembro de 1999 na Sede Geral, em Brasília.

Em 27 março de 2010, durante a administração do Mestre Central da 1ª Região dos Estados Unidos, José Carlos, a DAV de Norwood foi elevada a Núcleo San Miguel e Mestre Daniel Tucker foi o primeiro mestre representante, recebendo a camisa azul de Mestre Florêncio no dia 12 de junho. No dia 06 de janeiro de 2012, Mestre Bryan recebeu a representação do Núcleo e até hoje ocupa esse lugar.

No meio do nada, no centro de tudo!

Hoje, eu olho para trás e admiro a chegada da UDV nos Estados Unidos, começando na pousada “ReEnchantment”, em Norwood, Colorado. Quando se fala às pessoas sobre os lugares da UDV aqui nos Estados Unidos, elas sempre parecem familiarizadas com os nomes “Santa Fé”, “San Francisco” etc. Mas sem exceção, elas sempre perguntam “Norwood? Onde é isso?” Mestre Daniel Tucker sempre responde: “No meio do nada, no centro de tudo!”.

Eu acredito que Norwood, uma comunidade agrícola bem simples, no sudoeste do Colorado, era o lugar perfeito para iniciar, refletindo um pouquinho da simplicidade das origens da UDV no Brasil. Muitos de nós fomos cativados pelo Mestre, e fomos para o Brasil para aprender mais. Na época, não tínhamos ideia de que estávamos abrindo a porta para o outro lado da vida! Já se passaram 28 anos desde que eu bebi vegetal pela primeira vez e ainda estou repleta de admiração e gratidão por essa grande obra do Mestre Gabriel e o bem que trouxe para todos nós.

*Integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Santa Fé (Estado do Novo México – EUA) e uma das pioneiras da UDV nos Estados Unidos, participando desde 1989, quando os mestres Luiz Maciel e Luiz Gonzaga visitaram Norwood em sua segunda viagem aos Estados Unidos.

          • Traduzido para o português pela Conselheira Iura Menão Araujo – Núcleo Luz do Oriente, Brasília – DF).
          • Revisão do Texto em Inglês por Conselheiro Jonathan Spoliansky – (Nucleo Jardim Florescendo, Florida-EUA).
          • Coordenação e Revisão da Tradução: Conselheira Isabel Cavalcante – Núcleo Jardim Florescendo, Florida – EUA).
  • Construção do Templo do Núcleo San Miguel (Norwood- Estado do Colorado – EUA), em 1998.

  • Templo do Núcleo San Miguel (Norwood- Estado do Colorado – EUA)

  • Templo do Núcleo San Miguel (Norwood- Estado do Colorado – EUA)

  • Templo do Núcleo San Miguel (Norwood- Estado do Colorado – EUA)

10 respostas
  1. Antonia Torreão Herrera
    Antonia Torreão Herrera says:

    Dirigi em 1987 três sessões nos EEUU, autorizada pelo M. Monteiro. Em Los Angeles, Monterrey e N. York. As duas primeiras para atender a americana Patrícia Domingo, na época esposa de David Lander e mais outras pessoas que já tinham bebido vegetal. Em N. York, atendi a brasileiros, discípulos da UDV, a pedido de M. Monteiro; naquela sessão um novato brasileiro também comungou o vegetal.Carmen Tuck bebeu vegetal algumas vezes no Serenita durante período que esteve aqui e se hospedou em minha casa. Boa momentos Visitei depois ela e Daniel en Norwood.
    Quero parabenizar o Mestre Daniel e a Conselheira Carmen pelo belo trabalho e pela dedicação. Parabéns pelo Núcleo São Miguel. Irei um dia visitá- los. Paz e Amor sempre! ❤

    RESPOSTA: Cara C. Antonia, grato pelo seu comentário. No texto, escrito pela Carmen Tucker, ela considera como a primeira sessão oficial pela UDV a que foi dirigida pelo M. Luiz Maciel em 18 de junho de 1988. Essa sessão inclusive está registrada no histórico do Centro e também no histórico do Núcleo Santa Fé, que guarda todo o registro da UDV nos EUA. Já tivemos no passado alguns casos assim, de sessões em outros países que não foram oficialmente registradas.

    Wladimir Fogagnoli Ferraz
    Presidente do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal

    Responder
  2. José Roberto
    José Roberto says:

    Eu me sinto feliz no lugar de Mestre Central da 7a região de onde foi o Vegetal pela primeira vez aos EUA. Esse trabalho de expansão da nossa UDV, do nosso Mestre, é preparado a muitas mãos. Desejo felicidades e prosperidade a toda irmandade, feliz aniversário!!!

    Responder
  3. Jane Simoni
    Jane Simoni says:

    Feliz por esta data e por ter presenciado e participado um pouco da história deste lugar especial! Desejo crescimento, luz, paz e amor para esta irmandade.

    Responder
  4. Regina Richau Frazão
    Regina Richau Frazão says:

    Parabéns pelos primeiros sete anos !! Que o Núcleo San Miguel continue prosperando junto com seus discípulos. Parabéns por este lindo e primoroso trabalho, honrando a UDV e o nosso Grande Mestre Gabriel ! Felicidades !

    Responder
  5. Fátima Barros
    Fátima Barros says:

    É com grande alegria e forte emoção que leio os registros de momentos especiais da irmandade deste Núcleo. Parabéns e prosperidade. E viva o dia 27 de março.

    Responder
  6. Maria das Graças
    Maria das Graças says:

    É uma beleza de se ver e acompanhar a abertura de um Núcleo. Ainda mais, por saber o beneficio que vem trazer pra humanidade.
    Parabéns por este belo trabalho.

    Responder
  7. Izaias P Guimarães
    Izaias P Guimarães says:

    Momentos de alegria pela vitória de consolidar nesse pedacinho de chão, uma base para se resplandecer a Luz do Grande Mestre Gabriel na construção de uma Paz no Mundo. Parabéns e felicidade à todos os irmão desse Núcleo por estarem participando dessa nobre missão.

    Com respeito e carinho, Mestre Izaias [Núcleo Natal/RN].

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *