Inmaculada Concepción, a UDV na Europa

*Victoria Marcos de La Fuente

Sócios do Núcleo Inmaculada Concepción em 21.11.2015 | Foto: DMD/Inmaculada Concepción.

Neste 8 de dezembro de 2015, o Núcleo Inmaculada Concepción (Madri -Espanha),celebra o seu aniversário. Esse foi o primeiro núcleo do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal a ser aberto na Europa. Seu pioneirismo abriu o caminho para a chegada da UDV a outros países do Continente Europeu.

A história do Centro na Espanha começou em setembro de 1993, quando foi realizada a primeira sessão da União do Vegetal nesse país, dirigida pelo mestre Edson Lodi Campos Soares (atualmente um dos Mestres Assistentes Gerais). Participaram 12 pessoas.

Durante estes 22 anos de história, há muitos eventos significativos que podem ser relatados e citadas muitas pessoas que com sua presença e esforço têm contribuído para a expansão do trabalho de Mestre Gabriel na Europa. Naturalmente, dada a natureza deste trabalho, só é possível se lembrar de alguns momentos que têm uma importância histórica especial.

Distribuição de Vegetal

Em maio de 1997, a partir do grupo de pessoas que vinham bebendo Vegetal, foi inaugurada a Distribuição Autorizada de Vegetal de Madri, pelo então Mestre Assistente Geral, Clóvis Cavalieri Rodrigues de Carvalho (atualmente, Mestre Geral Representante da UDV). Também esteve presente na inauguração Mestre Francisco Adamir de Lima, conhecido como Mestre Adamir, que na época era integrante do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel.

Nesta primeira sessão como Distribuição Autorizada começou o uso do uniforme e aconteceram as primeiras convocações ao Corpo Instrutivo na Europa. A primeira Sessão Instrutiva foi dirigida no dia seguinte por Mestre Adamir.

Instalações próprias

Em janeiro de 2000, a irmandade da Espanha adquiriu as instalações que o Núcleo ocupa atualmente. Em junho desse mesmo ano, Mestre José Luiz de Oliveira, ocupando então o cargo de Mestre Geral Representante, transforma a Distribuição de Madrid no Pré-núcleo Imaculada Conceição, acumulando o cargo de seu primeiro Mestre Representante.

Em 08 de dezembro de 2008, o então Mestre Assistente Geral, Luis Felipe Belmonte dos Santos, em nome do então Mestre Geral Representante, Raimundo Monteiro de Souza, eleva o pré-núcleo para Núcleo Inmaculada Concepción (Imaculada Conceição na Língua Portuguesa).

Valência

Em 12 de maio de 2010 é aberta a Distribuição Autorizada de Vegetal de Valência (Espanha), atendendo os sócios do Núcleo que lá residiam.

Durante esses anos, o Núcleo teve sócios residentes em vários países, além da Espanha: Alemanha, Reino Unido, Portugal, Suíça, França, Itália, Dinamarca, Suécia, Ucrânia, Israel e Brasil. Alguns desses sócios foram os pioneiros de distribuições de Vegetal aberta pela UDV no Reino Unido, Suiça e Holanda.

Gratidão

Nossos sinceros agradecimentos a todos aqueles que através de seus esforços, presença e auxílio fizeram e estão fazendo o possível para firmar a presença da União do Vegetal na Espanha. Além das pessoas já mencionadas, destacamos a presença, o carinho e auxílio prestados pelos nossos mestres Pequenina, Roberto Evangelista, Braga e Herculano.

*Integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Inmaculada Concepción (Madri -Espanha)

24 respostas
  1. Leonardo
    Leonardo says:

    Sou discípulo em Manaus Nucleo Tiuaco, estarei em Portugal em Abril e desejo contato com irmãos para esclarecimentos de como chegar ao Núcleo Imaculada Conceição.Desde já Grato LPA.

    RESPOSTA: Leonardo, essas informações o sr pode solicitar à secretaria do Núcleo Tiuaco.

    Responder
    • vanessa miranda
      vanessa miranda says:

      Bom dia. Eu gostaria de saber o contato da secretária do Núcleo Tiuaco. Sou de São Paulo, moro em Lisboa e gostaria de participar de um trabalho vosso. Poderiam disponibilzar um contato ou entrarem em contato comigo através de email?. Muito grata

      RESPOSTA: Vanessa, bom dia. Por gentileza, entre em contato com a secretaria do Núcleo no qual a senhora está associada e solicite as informações. Caso não seja sócia da UDV, envie seu pedido para o e-mail contato@udv.org.br. Att, Equipe do Blog.

      Responder
  2. Neison Rosa da Silva
    Neison Rosa da Silva says:

    Como é bom saber que a União do Vegetal cada vez mais vem crescendo pelo mundo; mais e mais pessoas vem tendo a oportunidade de conhecer e comungar o chá sagrado. Felicidades a todos os irmãos do núcleo Inmaculada Concepcion, que a luz, a paz e o amor estejam presentes na caminhada dos senhores e senhoras. abraços. Neison.

    Responder
  3. Eliete Campos
    Eliete Campos says:

    Fico bem feliz em saber que Este Núcleo já tem todo este desenvolvimento.
    Minha gratidão à todos que vem contribuindo com a expansão desta Sagrada obra. Meus votos de Luz Paz e Amor a toda à irmandade deste Núcleo e à todos que auxiliaram e auxiliam.

    Responder
  4. Fany Julia de C. Siqueira
    Fany Julia de C. Siqueira says:

    Desejo ao Núcleo prosperidade material, espiritual e que a Virgem Santíssima os cubra sempre com o seu divino manto. Neste dia também aniversario o Núcleo Menino Rei – Esmeraldas – MG – Brasil.

    Responder
  5. Liliana Moreira
    Liliana Moreira says:

    Embora só tenha conhecido o Núcleo em 2003, sou bem grata a todos os pioneiros que estiveram no início da sua estruturação, especialmente aos espanhóis, pela determinação e confiança. Dentre os espanhóis, destaco minha gratidão ao m Luis Sendino Penalva, que esteve na organização dos trabalhos, desde o início, em 1993; foi o primeiro espanhol a receber a Estrela, ficou como auxiliar do Mestre José Luiz, enquanto Mestre Representante e foi o primeiro Mestre Representante do então Pré-Núcleo Inmaculada Concepción.
    Felicidades a toda irmandade do Núcleo Inmaculada Concepción e a toda 1ª Região da Europa!!!

    Responder
  6. Maria Sheridan Soared Bastos
    Maria Sheridan Soared Bastos says:

    Feliz com os senhores pela busca do crescimento espiritual, tendo como guia nosso Mestre Gabriel. A concretização de mais um Núcleo é motivo de alegria e a certeza de estarmos no caminho do bem. Abraço a cada um dos senhores carinhosamente. Sheridan.

    Responder
  7. Zeneide
    Zeneide says:

    Quiero dejar aquí mi abrazo a estos hermanos y algunos amigos gracias por todo el trabajo q hicimos y vosotros continuais haciendo. Para mi es una honra ser socia fundadora desde Núcleo, deseo q continúes trabajando por la unión de las familias y entre todos sois unos victoriosos. Felicidades a todos

    Responder
  8. Márcio Luiz Da Rós
    Márcio Luiz Da Rós says:

    Queridos amigos e amigas, bom dia e bons flúidos!
    Vivi mais de cinco anos na Espanha e frequentei o Núcleo Inmaculada Concepción, quando pude ter muitas experiências em outro Continente, junto com os irmãos espanhóis e mais um tanto de pessoas de outras nacionalidades. Para mim, representou crescimento, pois aprendi, um tanto, com novas culturas e, também, com o bem querer de todos, pois participar da UDV, distante do Brasil, só quem viveu e vive é que sabe bem. Sou grato à Irmandade do Núcleo Inmaculdad Concepción pelo que foi proporcionado a mim, Lorena, Luan, André, Matheus e Dona Ligia, minha sogra. Tenho saudades da Espanha e com as bençãos de Deus, um dia, quero morar por lá, mais um tempo. Que o Mestre abençoe a todos nós!

    Responder
  9. Maria Ivone Pereira
    Maria Ivone Pereira says:

    Parabéns para todos irmãos que por este núcleo passaram e auxiliaram. Cada grãozinho importa para o crescimento e a expansão dessa obra que o Mestre Gabriel recriou para nós. Sou parte desse grão de areia nessa grandes obra. Quando cheguei aqui, esse núcleo era pre-núcleo e segui junto com os irmãos que aqui seguiam e vi chegar o dia que passou para núcleo. Minha gratidão de seguir por algum tempo com meus irmãos de Madri e boa parte da Europa. Hoje sigo junto com a irmandade da Dav. de Valencia, trabalhando com amor nessa grande obra do M. Gabriel.

    Al Central M. Luis Alberto, Representante M.Manuel, cdc y irmandy do Núcleo Inmaculada de la concepción. Prosperidade siempre con luz paz y amor.
    Muchas felicidades y que cumplas muchos más Oléee Oléee.
    Un abrazo para todos.

    C. Ivone (Maria Ivone Pereira)

    Un abrazo para todos.

    Responder
  10. Clareana Saragiotto
    Clareana Saragiotto says:

    Que linda essa história!
    Parabéns a toda a irmandade e todas as pessoas que contribuíram para que este movimento acontecesse. Com certeza, é uma benção de Deus ter essa União em diversos lugares do mundo, integrando e unido as pessoas. Abração!

    Responder
  11. Isabel Villela
    Isabel Villela says:

    Aos manos do Núcleo Inmaculada Concepción os meus sinceros votos de prosperidade, fraternidade e união. Que haja crescimento de todos os sócios e familiares e que a obra do Mestre seja Vossa fortaleza. Abraço fraterno,

    Responder
  12. Maria da Glória Ortiz do Nascimento
    Maria da Glória Ortiz do Nascimento says:

    Felicidades à todos que auxiliaram o crescimento dessa obra que o Mestre Gabriel fez para nós sermos mais felizes. Tive a grata satisfação de comungar por algum tempo com meus irmã@s de Madri, na época ainda distribuição, o amigo Miguel Sendino responsável, Beijos à todos hasta la vista.

    Responder
  13. Julyane Cristina
    Julyane Cristina says:

    É uma grande satisfação fazer parte desta grande obra. Votos de Luz, Paz e Amor aos irmãos do Núcleo Inmaculada Concepción, parabéns pelos seus 22 anos.

    Responder
  14. Alcimar Francisco do Casal Filho
    Alcimar Francisco do Casal Filho says:

    Parabenizo a irmandade do Núcleo Inmaculada Concepcion pelo aniversário. Felicidades nesta caminhada. Com Luz, Paz e Amor.

    Responder
  15. eve
    eve says:

    Prezada irmandade,
    venho buscando conhecer nossa irmandade e chegou a oportunidade de uma viagem a Espanha (4 a 25set)… preciso saber a localização do núcleo pra organizar minha visita (estarei em Madri nos dias 23 e 24set); se tiverem um mapa que possam enviar, desde já agradeço!
    LUZ PAZ E AMOR.

    Eveline Barros Leal
    Núcleo Fortaleza

    RESPOSTA: Cara Eveline. Por gentileza, entre em contato com a Secretaria do Núcleo ao qual a senhora está associada pois são eles que podem lhe passar essas informações. Aproveite a oportunidade. Abraço, equipe do Blog.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *