Templo do Núcleo Santa Fé, o sonho vira realidade

Thais Rosa de Carvalho*

Fachada do Templo do Núcleo Santa Fé | Foto: Satara Bixby

Em 24 de abril passado, o Núcleo Santa Fé inaugurou o seu Templo, localizado na cidade de Santa Fé, Estado do Novo México, Estados Unidos. A inauguração uniu pessoas de diversos lugares dos EUA, Europa, Brasil e aconteceu após o Encontro do Conselho da Administração Central (CONACE) e da Direção da 1ª Região da União do Vegetal nos EUA, realizado nos dias 22 e 23 de abril.

Na tarde do domingo, 24, foi realizada uma sessão extra com tradução simultânea para o inglês dirigida pelo Mestre Geral Representante do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho, contando com a presença dos Mestres do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, José Luiz de Oliveira e Raimundo Monteiro de Souza e de suas respectivas esposas, as conselheiras Emanuella (Emanuella Gomes Silva de Oliveira) e Zildinha (Zilda Felícia da Costa Monteiro de Souza); e dos Mestres Assistentes Gerais, Edson Lodi Campos Soares e Luís Felipe Belmonte dos Santos.

Participaram também da sessão o Mestre Central da 1ª Região dos EUA, Paulo Afonso Condé; o Presidente e um dos vice-presidentes da Diretoria Geral do Centro, mestres Wladimir Fogagnoli Ferraz e Pedro Neves Castro da Rós, respectivamente; a conselheira Suely de Carvalho (viúva do Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho), entre outros estimados mestres, conselheiros e conselheiras e irmãos e irmãs.

As festividades após a inauguração incluíram um jantar festivo com a irmandade de Núcleo e convidados e uma apresentação de um time-lapse sobre a construção do Templo. Durante a festa também estiveram presentes os advogados que representaram o Centro nos Estados Unidos ao longo dos anos.

O início

O Templo foi vislumbrado em 1993, na primeira visita do Mestre Florêncio à cidade de Santa Fé. Mestre Jeffrey Bronfman, que na época era recém associado ao Centro, conta que Mestre Florêncio disse à ele: “um dia haverá um Núcleo da União do Vegetal aqui e o nome será Núcleo Santa Fé. E você será o Mestre Representante.”

Com o passar do tempo, as palavras do Mestre Florêncio foram se concretizando. As sessões inicialmente aconteciam em uma estrutura provisória, no mesmo terreno onde hoje está estabelecido o Templo definitivo. De 2009 até abril 2016, a irmandade alugou um templo provisório em outra parte da cidade e usou para a realização das sessões.

Núcleo Santa Fé: uma semente regada com muita dedicação e amor pela irmandade dos EUA | DMD/Santa Fé

Desde 2007, o projeto de construção foi trabalhado com dedicação para ser realizado. O projeto passou por diversos refinamentos durante os anos de planejamento, visando o padrão simples e digno dos Templos do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Dificuldades vencidas

A licença para construir o projeto foi negada em 2011 pelo Condado de Santa Fé cujos vareadores submeterem a pressão da vizinhança que não queria que o projeto fosse realizado. A UDV entrou com processou no Tribunal Federal contra o Condado em 2012, afirmando que a liberdade religiosa garantida pela Constituição dos Estados Unidos inclui o uso de terreno para fins religiosos, inclusive de construção de igrejas e templos. Reconhecendo o erro, o Condado de Santa Fé logo entrou em acordo com o Centro para permitir a construção do templo.

Em 2013, cinco vizinhos entraram com processo no tribunal estadual contra o Condado alegando que o acordo entre a vizinhança e o Centro não era certo. Depois de alguns meses de mediação entre o Centro, o Condado e a vizinhança, ambos casos ficaram resolvidos de vez.

Pagando o mal com o bem, como é ensinado na União do Vegetal, e respeitando as autoridades e os vizinhos, o Núcleo Santa Fe conseguiu o devido respeito e autorização para a construção do seu templo definitivo.

A construção

Começando dia 9 de junho 2015, a obra foi realizada por uma construtora contratada pelo Núcleo sob a supervisão do Gerente do Projeto, Mestre Assistente Central da 1ª Região dos EUA, Tai Bixby. A irmandade também teve participação na construção e juntos colocaram a pedra fundamental no dia 1o de novembro de 2014, data simbólica na União do Vegetal e também para a irmandade dos Estados Unidos. Concluída em 6 de abril 2016, a obra foi inaugurada no dia 24 passado e representa a colheita de um fruto plantado com amor, dedicação e, sobretudo, fé.

Clique aqui e saiba mais sobre o caso a construção do Templo do Núcleo Santa Fé.

*Integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Santa Fé (Santa Fé, Novo México – EUA)

27 respostas
  1. Graça Mendes
    Graça Mendes says:

    Felicito a cada sócio do Núcleo Santa Fé dos USA, pela importante vitória de concretizar o sonho da construção de um Ponto de Luz nos Estatos Unidos da América, auxiliando os nossos irmãos a conhecer e expandir o símbolo da UDV em cada coração e continuar a expansão da palavra de Mestre Gabriel, nosso Guia.

    Saudações fraternas.

    Responder
  2. Célia Mello
    Célia Mello says:

    É uma satisfação ver tanta dedicação dos irmãos da União com a Consolidação das palavras de Mestre Gabriel q disse que a União estaria no Mundo todo. ..

    Responder
  3. Ricardo de Saboya
    Ricardo de Saboya says:

    Que coisa linda é ver o esforço e a determinação da irmandade na realização dos seus objetivos e a consequente concretização da palavra do Mestre, tanto na expansão da União quanto na força do querer. Eu fico feliz e estimulado com o exemplo. Grato.

    Responder
  4. Ângelo Reis
    Ângelo Reis says:

    É com o sentimento de alegria que vejo mais essa conquista dos nossos irmãos nos Estados Unidos, cumprindo assim a palavra do nosso Guia com respeito a expansão da UDV e uma boa lembrança que tive do M Florêncio que em diversos momentos o vi falando da União do Vegetal nos EUA. Mestre Tay, hoje Mestre Assistente Central, pessoa dedicada que tenho boa amizade desde quando o conheci. Desejo à todos irmãos o símbolo da União que é a Luz, a Paz e o Amor.

    Responder
  5. Flavio Gordon
    Flavio Gordon says:

    Estou feliz com esse acontecimento. Estive em Santa Fé em 1994 com a minha esposa C. Gisela e participamos da primeira sessão Instrutiva dirigida pelo M. Jeffrey em Santo Fé.
    Estávamos com os amigos Fernando Barreto e C. Cristina, hoje o Fernando é mestre da UDV nos EUA!

    Abraço a todos, alegrias, prosperidade e Luz Paz e Amor!

    Flavio Gordon

    Responder
  6. Luciana Cardenuto Bianchin
    Luciana Cardenuto Bianchin says:

    Parabéns amigos queridos! Momento sublime e sagrado pros nossos corações! Que essa irmandade possa seguir firme essa caminhada, plantando sementes de amor, e se tornando cada vez mais limpa, sadia e brilhante nesse rebanho de um só pastor! Nossos corações estão em festa junto com o de vocês! Abraços a toda direção e irmandade tão querida! De seus amigos Paulo Bianchin e Luciana

    Responder
  7. Kepler Benchimol Ferreira
    Kepler Benchimol Ferreira says:

    Parabéns! A União vem circulando o mundo, promovendo a paz! Que essa expansão chegue a todos os países que necessitam dessa luz, para que tenhamos um mundo melhor, com mais união, paz e amor.

    Responder
  8. Sávio Teixeira
    Sávio Teixeira says:

    Parabéns à todos os irmãos que fizeram por onde este Núcleo ser edificado. Que os ensinos do Grande Mestre Gabriel esblandam em todos os lugares com Luz, Paz e Amor, a todos.

    Responder
  9. Cristina Paraizo
    Cristina Paraizo says:

    Feliz de poder receber essa notícia!! Parabéns, irmãos, por tanta dedicação pela obra do Mestre e por mais um ponto de luz na humanidade. Todos nós, ganhamos esse presente. Força, Luz, Harmonia e que Deus abençõe a todos!!!

    Responder
  10. Miguel Salum
    Miguel Salum says:

    Momentos verdadeiramente sublimes! Testemunhei com alegria este momento de alegria desta irmandade valiosa. Que a Prosperidade Continue lhes sendo companheira!

    Responder
  11. Adilson B. Oliveira
    Adilson B. Oliveira says:

    Felicidades em ver nossa bandeira tremulando em Território Americano. Felicidades a todos os irmãos do Núcleo Santa Fé pela dedicação e amor pela obra.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *