25 anos do Núcleo Princesa Mariana

Diogo de Vasconcelos Oliveira*

| 3 Fevereiro 2018

50 anos da União do Vegetal – Irmandade do Núcleo Princesa Mariana, em 22 de julho de 2011 | Foto: DMC/Núcleo Princesa Mariana.

Hoje é dia de festa no Núcleo Princesa Mariana (Marechal Deodoro-AL), que comemora 25 anos desde a sua inauguração como Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV), em 3 de fevereiro de 1993. Mas a história do Núcleo começa um pouco antes, em 1992.

Nessa época, o Mestre Representante do então Pré-Núcleo Pau D’Arco (Caruaru-PE), Teodorico de Almeida Rocha, morava em Maceió (AL) e atendia um grupo de irmãos que bebiam o Vegetal e residiam na capital alagoana. Ele então decidiu convidar o Mestre Dietmar Saerbeck, que morava em Recife, a fim de vir para Maceió e, juntos, darem início a uma Distribuição Autorizada de Vegetal. Naquele mesmo ano, em 29 de julho de 1992, foi realizada a primeira Sessão de Adventício em Maceió.

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Princesa Mariana

Junto com o irmão Radjalma Cabral de Lima, saíram em busca de um local adequado para a criação da nova Distribuição. Alguns terrenos foram vistos. O primeiro foi no Litoral Norte, depois no município de Barra de São Miguel e, no terceiro dia, encontraram o terreno onde hoje está localizado o Núcleo Princesa Mariana, em Marechal Deodoro, Região Metropolitana de Maceió.

No dia 8 de dezembro desse mesmo ano, o Dietmar, a sua companheira, a Conselheira França de Campos Saerbeck, e seus cinco filhos mudaram-se para Maceió. Foram residir no bairro do Trapiche da Barra, lugar onde ele passou a distribuir o Vegetal ao grupo de pessoas que já bebiam o chá sob a responsabilidade do Mestre Teodorico.

Mãos à obra

Para a construção da DAV, foram realizados mutirões em todos os fins de semana (sábados e domingos) e estes sempre contavam com a presença dos irmãos do Núcleo Cajueiro (Recife) e Pau D’Arco (Caruaru). No período de dezembro de 1992 até fevereiro de 1993, foram construídas as instalações básicas para o funcionamento da nova Distribuição Autorizada de Vegetal.

No dia 31 de janeiro de 1993, foi realizada a primeira Sessão de Vegetal no terreno da nova Distribuição. Essa Sessão foi dirigida pelo Mestre Gilvan Dias Barreto, do Núcleo Cajueiro, hoje Mestre Central da 10ª Região (que abrange Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte).

Coroando os esforços dos que vêm se empenhando em dar continuidade à obra do Mestre Gabriel, no dia 3 de fevereiro de 1993, com a presença do então Mestre Geral Representante, Raimundo Carneiro Braga, do Mestre Central da 4ª Região à época, Raimundo Monteiro de Souza, e do Mestre Representante do então Núcleo Pau D’Arco, Teodorico de Almeida Rocha, foi realizada a Sessão de inauguração da Distribuição Autorizada de Vegetal de Maceió, na cidade de Marechal Deodoro.

Mestres Representantes

O Mestre Dietmar Saerbeck ficou como Mestre Responsável no período de 3/2/1993 a 30/6/1996, data em que a Distribuição foi elevada a Pré-Núcleo, com o nome de Princesa Mariana, ficando o Mestre Dietmar na Representação até o dia 6/9/1997. Depois dele, também ocuparam o cargo de Mestre Representante os Mestres: Teodorico de Almeida Rocha, Nesclar Panerare (in memoriam), Manoel Oliveira Filho (Mestre Coração), Francisco de Oliveira Nunes (Mestre Oliveira), Gilberto de Miranda e Wilson de Carvalho Melo. Em 6/1/2018 assumiu a Representação o Mestre Enio José Brebal.

Em 1º de abril de 2007, ocorreu o primeiro desmembramento, com a criação do Núcleo Flor de Maria, localizado no Litoral Norte do Estado, no Distrito de Ipióca, na cidade de Maceió.

Hoje, o Núcleo Princesa Mariana conta com 105 sócios, sendo 8 do Quadro de Mestres, 17 do Corpo do Conselho, 36 do Corpo Instrutivo e 44 do Quadro de Sócios.

Neste momento em que comemoramos esses 25 anos, rendemos nossa homenagem e gratidão aos primeiros irmãos que, com simplicidade e alegria, zelaram por este lugar. Aos que hoje continuam nesta missão, fazemos votos de saúde, felicidade e prosperidade, e que a presença do nosso Grande Mestre Gabriel seja uma constante em nossas vidas.

Viva o Núcleo Princesa Mariana!

Viva a União do Vegetal!

Viva o Mestre Gabriel!

*Diogo de Vasconcelos Oliveira é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Princesa Mariana e monitor do Departamento de Memória e Comunicação.

3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *