25 anos do Núcleo Camalango

Gabriel Weinem*

| 1º dezembro, 2018

Irmandade do Núcleo Camalango, 22 de julho de 2018 | Davi Ázara.

Neste dia 1º de dezembro de 2018, o Núcleo Camalango (São José do Vale do Rio Preto-RJ) comemora 25 anos de existência. “Neto” do Núcleo Caupuri (Manaus-AM), o Núcleo Camalango insere-se na profecia do Mestre Gabriel, ao dizer que de Manaus a União do Vegetal vem circular o mundo, dando a tantos de nós a oportunidade de seguir neste caminho de Luz, Paz e Amor.

>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Camalango 

Primeiros Passos

Durante o ano de 1989, Mestre Monteiro, que ocupava o lugar de Mestre Representante do Núcleo Pupuramanta (Rio de Janeiro-RJ), autorizou alguns irmãos de Petrópolis a realizarem Sessões em suas residências. Quem liderou este movimento foi o Mestre Henrique Boechat, o mesmo que, anos antes, havia recebido das mãos de Mestre Florêncio, em Manaus, um galão de Vegetal e a missão de trazer a União do Vegetal para o estado do Rio de Janeiro, criando, então, o Núcleo Pupuramanta, junto com os primeiros irmãos.

A primeira Sessão em Petrópolis aconteceu na casa do Mestre Cláudio Tórtora e da Conselheira Isa Tórtora, ambos integrantes do Corpo Instrutivo na época, e a Sessão foi dirigida pelo então Mestre Paulo Tasso. Em 1990, por conta de algumas dificuldades, o trabalho foi temporariamente suspenso.

A criação do Núcleo

No final de 1992, o movimento de subida da serra ganha força novamente. Os primeiros irmãos encontram então a “janela do tempo” adequada para o nascimento do novo Núcleo. Desta vez, Mestre Henrique e Conselheira Beth contam com o apoio do então Mestre Domingos e de mais alguns irmãos. Todos compartilhando do mesmo objetivo e fortalecidos pelas Sessões realizadas na casa do Mestre Guilherme Oberlaender, no bairro de Nogueira, onde aconteceram Sessões memoráveis, incluindo algumas de adventícios. Alguns novatos que participaram daquelas Sessões hoje integram a Direção do Centro.

Em maio de 1993, o terreno no distrito Petropolitano de São José do Vale do Rio Preto (hoje um município emancipado) veio a ser adquirido. Iniciam-se os trabalhos e mais uma vez o curso das ações ganha velocidade. A primeira Sessão uniformizada é realizada no dia 17 de julho de 1993, dirigida pelo Mestre Fernando Portugal. E, neste mesmo ano, em 1º de dezembro, a Distribuição Autorizada de Vegetal é elevada a Pré-Núcleo.

Vale destacar que, desde o início, o Núcleo Camalango ganhou um atencioso zelador, o Conselheiro Pedro, carinhosamente chamado de Tio Pedro. Acompanhado do seu fiel escudeiro, Tarzan (cachorro dado de presente pelo Mestre Henrique), Pedro cuidou do terreno do Núcleo até o dia de fazer a passagem e, ainda hoje, os olhos dos irmãos se enchem de lágrimas pela saudade de sua amizade e dedicação.

Na sequência, o então Mestre Domingos recebe a Representação e, ao lado da Conselheira Conceição, lidera a irmandade à elevação a Núcleo no dia 1º de novembro de 1995, em uma Sessão histórica, quando muitos irmãos se deslocaram da cidade do Rio de Janeiro, onde acontecia o primeiro Congresso Internacional da Hoasca, atravessando um temporal de chuva para entrar no “temporal” espiritual deste dia festivo para nossa irmandade.

Expansão

O terreno do Núcleo Camalango ficou conhecido como Vale da Harmonia, devido à sua integração com a natureza, o que vem proporcionando uma notável fertilidade no plantio de Mariri. Fertilidade que vem se dando também no desmembramento de três novos pontos de luz, que surgiram do Núcleo Camalango: o Núcleo Agulha de Marear (em 1996), o Núcleo Luz Dourada (em 2004) e a DAV da Serra da Estrela (em 2016).

Nesses 25 anos, o Núcleo Camalango contou com a dedicação de seis Mestres na Representação: Henrique Boechat de Lacerda, Domingos Sávio Campos Monteiro, Antônio Carlos Nogueira, Cláudio Eduardo da Rocha Tórtora, Luiz Fernando Aquino da Silva e Marco Antônio Clara Barbosa, que atualmente ocupa o lugar de Mestre Representante.

Com o dedicado trabalho dos Mestres, Conselheiros e discípulos, o Núcleo Camalango vem construindo um porto seguro na Serra de Petrópolis. É mais uma fonte de Luz e dos ensinos do nosso Mestre Gabriel, contribuindo para fazer a paz no mundo.

Sempre, Sempre… Núcleo Camalango.

*Gabriel Weinem é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Camalango. 

7 respostas
  1. Gilberto
    Gilberto says:

    Feliz aniversário a esse ponto de luz, que venham muitos anos de saúde e prosperidade para toda irmandade!
    Me sinto honrado por ter participado da história deste Núcleo!

    Responder
  2. Mara
    Mara says:

    Compartilho aqui que vivi este tempo onde o núcleo Camalango foi e está sendo reconhecido como o VALE DA HARMONIA.Ponto de Luz nesta terra.
    SEMPRE SEMPRE É CAMALANGO!

    Responder
  3. RAFAEL ROCHA ADARIO
    RAFAEL ROCHA ADARIO says:

    Felicidades e prosperidade ao Núcleo e à irmandade! Lugar querido onde me associei à UDV, e que frequentei por alguns anos até o desmembramento para o N. Luz Dourada…
    Boas histórias e amizades!

    Responder
  4. Felipe Monteiro
    Felipe Monteiro says:

    Gratidao! O texto me levou a muitas lembranças boas no Núcleo Camalango. Feliz de ter participado de um pouco dessa história! Alegra meu coração ver o Núcleo prosperando e as pessoas chegando no lugar.

    Responder
  5. Davi Azara
    Davi Azara says:

    Crédito da foto : Davi Ázara – CI Núcleo Camalango!
    Parabéns pelos 25 anos!!!!! com Luz, Paz e Amor.

    RESPOSTA: Caro Davi. Vamos incluir os créditos. Informo, porém, que a imagem foi encaminhada sem essa informação.

    Responder
  6. Bruna Scavuzzi
    Bruna Scavuzzi says:

    Muito bom poder saber um pouco mais a respeito da história deste Núcleo e desta irmandade. Uma surpresa saber que o Núcleo Luz Dourada surgiu de um desmembramento do Camalango. Eu, como sócia do Núcleo Lumiar, sou grata ao Domingos pela dedicação – juntamente com o M. José Renato – também ao nosso Núcleo. Vida longa e prosperidade à irmandade do Núcleo Camalango!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *