Núcleo São João Batista, 30 anos da Luz do Mestre Gabriel na Serra da Cantareira

Flavio Gut*

| 17 fevereiro, 2018

23/06/1989 – Sessão de São João dirigida por M. Paixão.
| Foto: DMC NSJB.

A missão e o sonho de um pequeno grupo de sócios do Núcleo Samaúma (Araçariguama-SP), naqueles meses finais de 1987, era encontrar um lugar especial, com uma natureza bem bonita, próximo de São Paulo, e fazer nascer um novo Núcleo da União do Vegetal. Um desses jovens idealistas que decidiram atender ao pedido do então Mestre Representante do Núcleo Samaúma, Deivanir Alves Medeiros, é hoje o atual Mestre Representante do Núcleo São João Batista, Mestre Ricardo Cohn.

“Como no nascimento de uma criança, que é um momento tão forte na vida de uma família, sinto até hoje aqueles dias de dezembro de 1987 e os primeiros meses de 1988 como dias de muita luz. Nesse período, encontramos uma área na Serra da Cantareira (Município de Mairiporã-SP), assinamos a compra da área onde o Núcleo seria instalado, os sócios fundadores assinaram a ata da fundação do Pré-Núcleo e participamos das primeiras Sessões”, lembra Mestre Ricardo.

A primeira Sessão do Pré-Núcleo São João Batista foi realizada na noite de 16 de fevereiro de 1988 no Núcleo Samaúma, quando o Mestre Genis Garcia Pereira Júnior recebeu a camisa de Mestre Representante, entregue pelo Mestre Raimundo Pereira da Paixão (Mestre Paixão). Na sequência, na madrugada do dia 17 de fevereiro, a assinatura da ata de fundação marcou o nascimento do Pré-Núcleo. Em 7 abril de 1988, foi realizada a primeira Sessão no Templo do Pré-Núcleo. Um dia festivo para todos com uma Sessão dirigida pelo Mestre Paixão.

“Também a escolha deste nome: São João Batista, foi algo tão forte como a escolha do nome de uma criança”, conta o atual Mestre Representante e um dos responsáveis por encontrar o terreno onde o Núcleo foi construído.

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo São João Batista

Continuidade à obra do Mestre

Nos documentos históricos dos primeiros dias do Núcleo São João Batista está anotado: “Éramos um grupo pequeno de pessoas, mas dispostas a cumprir nosso objetivo de dar continuidade à obra do Mestre”. Um objetivo que vem se cumprindo nesses 30 anos de amizade e alegria.

Em 6 de janeiro de 1989, tomou posse a primeira Diretoria do Pré-Núcleo, sendo o primeiro Presidente Mestre Luiz Antonio dos Santos Filho. No mesmo mês, teve início a construção da primeira Casa de Preparo (muito simples, de chão de terra batida), inaugurada em 17 de fevereiro de 1989. Nesse ano, também o Pré-Núcleo recebeu as primeiras visitas de mestres fundadores do Centro, José Luiz de Oliveira e Francisco Herculano de Oliveira.

Em 17 de fevereiro de 1991, o Pré-Núcleo passa então a Núcleo São João Batista e recebe a visita do Mestre Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho e da sua companheira, Conselheira Célia. Mestre Clovis dirige então a primeira Sessão Instrutiva do Núcleo.

Um ano marcante foi 1996, quando foi colhido o primeiro pé de Mariri plantado na área do Núcleo. Quatro anos depois, aconteceu a inauguração da sede definitiva, no dia 23 de junho de 2000, com a presença do então Mestre Geral Representante, Mestre José Luiz de Oliveira.

Em terrenos bem próximos, em 2004, o Núcleo São João Batista dá origem ao Núcleo Rei Divino e, em 2008, ao Núcleo Menino Galante, ampliando a presença da Luz do Mestre Gabriel na Serra da Cantareira. E a história continua…

Neste 17 de fevereiro de 2018, data de aniversário de 30 anos, será um dia festivo e quando acontecerá uma Sessão dirigida pelo Mestre Assistente Geral Roberto Evangelista.

Caminhos futuros

As palavras do atual Mestre Representante, que fala em nome de toda a Direção, apontam o futuro do Núcleo São João Batista:

“Trinta anos é claro que é um número bem especial. Neste momento temos junto com o Núcleo São João Batista mais dois Núcleos na Serra da Cantareira, e vejo que esta presença desses pontos da Luz do nosso bem querido Mestre Gabriel são e serão muito importantes para os caianinhos de hoje e de futuras gerações desta região tão importante deste nosso país”.

*Integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo São João Batista (Mairiporã-SP). O Coordenador do Departamento de Memória e Comunicação da 3ª Região, Conselheiro Lucas Nahas (Núcleo São João Batista), colaborou na produção deste texto.

10 respostas
    • Julia Morena
      Julia Morena says:

      Prezado Raoni,

      Grato por escrever para o Blog. Os registros consultados para a elaboração da matéria acima indicam que o Núcleo Rei Divino foi criado em 2003, mas existem pessoas que afirmam isso ter ocorrido em 2004. Assim que essa dúvida for resolvida lhe avisaremos e, se necessário, faremos um ajuste no texto.

      Responder
  1. Augusto Boureau
    Augusto Boureau says:

    Boas lembranças vivi e bons amigos construí nos 3 anos em que fui sócio do Núcleo São João Batista.
    Desejo ao Mestre Ricardo Cohn sabedoria, paz interior e amor no coração na continuidade deste trabalho do mestre Gabriel de trazer a paz para a humanidade.
    Parabenizo toda a irmandade por esse dia de festa e alegria.
    Quero aqui também lembrar dos mestres Luiz Antonio, Almir Nahas, José Rubens e Genis bons professores na minha formação de ser uma pessoa melhor.

    Responder
    • Giuliano Villa Nova
      Giuliano Villa Nova says:

      Felicidades a esse Núcleo tão querido a mim. Era meu segundo Núcleo quando eu residia em SP. Verdadeiramente me senti sempre em casa, junto dessa irmandade. Grandes amigos e grandes pessoas ali. Desejo progresso e prosperidade em todos os sentidos. Abs especiais ao M Almir e ao Flávio Gut, pessoas que moram noei coração e no da minha família. Abs

      Responder
  2. Edson Romão Gomes
    Edson Romão Gomes says:

    Festejamos aqui na Cantareira, dia 17/2/18, o aniversário de 30 anos com alegria e “ao modo da União”, com uma Sessão dirigida pelo Mestre Roberto Evangelista. Somos gratos por esta publicação no Blog da UDV e aos bons votos dos Amigos por esta data. Abraços

    Responder
  3. Jocimar Nastari
    Jocimar Nastari says:

    Parabéns a irmandade do Núcleo São João Batista, local que já visitei várias vezes em viagens para São Paulo. Sempre sou bem recebido na Serra da Cantareira. Que continuem firme e seguindo o caminho do Mestre Gabriel!

    Responder
  4. Aldenice dos santos
    Aldenice dos santos says:

    Parabéns a toda irmandade do Núcleo São João Batista, fiquei bem feliz de poder saber um pouco sobre esses meus irmãos de São Paulo. Gostei de ver a força de vontade e a alegria de fazer um trabalho bonito, com muita união e amor no coração. E com isso, estou motivada a conhecer de perto. Desejo luz paz e amor a todos.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *