Núcleo Samaúma realiza encontro de jovens da 3ª Região

João Marcelo Cassis Mathor*

| 25 de julho, 2018

O encerramento da atividade lúdica com a apresentação do grupo do Maracatu | Foto: DMC Núcleo Samaúma

Entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 2018, realizou-se o 8º Encontro de Jovens do Núcleo Samaúma (Araçariguama-SP), que contou com a presença de mais de 170 jovens dos Núcleos da 3ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Os participantes têm entre 12 e 25 anos (a partir dos 18 anos participaram como auxiliares) e são de diferentes culturas e classes sociais. Formaram assim um ambiente diverso e inclusivo, contribuindo para o aprendizado coletivo. O encontro contou com a participação de algumas autoridades da UDV, entre as quais o Mestre Geral Representante, Paulo Afonso Amato Condé, acompanhado de sua esposa, Conselheira Léia Maria Dantonino Alves Condé.

A finalidade dos Encontros de Jovens da 3ª Região é proporcionar aos jovens momentos de reflexão e aprendizado, incentivando a interação entre pessoas provenientes de diferentes localidades, em um ambiente saudável, cultural e lúdico. Um auxílio para eles acrescentarem em suas vidas uma maior consciência de si mesmos e de seus atos, gerando uma oportunidade de maior desenvolvimento humano.

Preparação de Líderes

Palestra a respeito de Criatividade | DMC/Núcleo Samaúma

A organização do evento foi feita pelos próprios jovens, sob a supervisão de uma equipe de adultos integrantes da Direção do Núcleo, alguns inclusive, que outrora foram jovens que participaram desses encontros. Dessa forma, em consonância com o trabalho que vem sendo realizado pela equipe de Orientação Espiritual com Crianças e Jovens do Centro, a preparação de líderes foi também uma tônica do Encontro.

O Universo em Você

Yoga ao ar livre | DMC/Núcleo Samaúma

O Núcleo Samaúma tem trabalhado na realização desses eventos desde 1995, sempre com o apoio e a orientação da Representação Geral da UDV. A cada Encontro de Jovens, a Comissão Organizadora escolhe um tema a ser abordado e o deste ano foi “O Universo em Você”, que teve como objetivo trabalhar o autoconhecimento e o desenvolvimento dos potenciais dos jovens.

As atividades foram desenvolvidas junto à natureza privilegiada da região em que se localiza a sede do Núcleo Samaúma. Se constituíram em esportes, gincanas, shows, jantares temáticos e palestras. Os assuntos estiveram relacionados à consciência dos jovens, ressaltando seu desenvolvimento como ser humano, a responsabilidade de cada um perante a sociedade e a importância de uma ação coletiva que vise à sustentabilidade; tudo com uma comunicação descontraída, utilizando técnicas de teatro, música, artes e dinâmicas de grupo.

Foram dias bem intensos de alegria e descontração a todos os participantes, ao mesmo tempo em que foram trabalhados assuntos relevantes para o desenvolvimento, fazendo-os refletir sobre seu lugar na Sociedade, na Natureza e no Universo, trazendo-os para um contato também com o vasto Universo a ser desvendado dentro de cada um.

Abaixo algumas imagens que representam o espírito de alegria e amizade deste valioso encontro:

* João Marcelo Cassis Mathor é integrante do Corpo do Conselho e monitor do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) do Núcleo Samaúma (Araçariguama- SP) 

2 respostas
  1. Rodrigo Polignano
    Rodrigo Polignano says:

    Dias de alegria e desenvolvimento.
    Uma proposta com qualidade e simplicidade que foi trabalhada com entusiasmo pelos participantes.
    Algo notável é a boa energia que fica no Núcleo entre a irmandade. Gratidão a todos que se dedicaram pra fazer esse bom momento acontecer.

    Responder
    • Ricardo de Saboya
      Ricardo de Saboya says:

      Bem legal ter a oportunidade de acompanhar os preparativos e poder auxiliar de alguma forma a realização desse encontro. Foi visível os laços de amizades que se constituíram durante o encontro que irá repercutir ao longo da vida desses jovens. Realmente é algo bonito de se ver. Parabéns ao Núcleo Samaúma!

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *