Novo Encanto participa de Semana de Plantas Medicinais

I SEMANA DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS DO AMAZONAS E II SEMANA DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS DE MANAUS

A capital amazonense sediou, entre os dias 8 a 11 de junho (quarta a sexta-feira passadas), a I Semana de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Amazonas, conjuntamente com a II Semana de Plantas Medicinais e Fitoterápicos de Manaus. Os dois eventos tiveram como eixo principal de discussão o uso de plantas medicinais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O ciclo de palestras e mesas-redondas foi no Parque do Mindú, sendo que a abertura dos trabalhos ocorreu no Auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM).

“O objetivo da Semana foi oferecer informações necessárias para iniciar um processo de viabilização e ampliação das opções terapêuticas ofertadas aos usuários do SUS, com garantia de acesso às plantas medicinais e fitoterápicos, com segurança, eficácia e qualidade, com vistas à melhoria da atenção à saúde da população e à inclusão social”, observou o Profo. Moacir Biondo, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), um dos coordenadores dos eventos.

Dentre os palestrantes, a Semana contou com a participação do Presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT), Dr. Roberto Leal Boorhem. Ele fez a palestra magna, denominada “Fitoterápicos e Fitoterapia: Panorama Mundial e Nacional”.

“A realização da I Semana de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Amazonas está respaldada na Lei Estadual nº 93/2010, promulgada em 26 de outubro do ano passado, enquanto a II Semana Municipal de Plantas Medicinais de Manaus foi criada pela Lei no. 1.122, de 17 de maio de 2007. Tendo a Prefeitura de Manaus através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMMAS e a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, através da Comissão de Meio ambiente como realizadoras e a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico como executora da mesma, por meio de sua Unidade Regional Amazonas e Roraima”, explicou o coordenador regional Leonardo Bemergui. Esteve presente no evento o Presidente Nacional da Associação Novo Encanto, Sr. Genis Garcia, que veio de São Paulo especialmente para participar do mesmo. O evento também contou com a presença do Mestre Central do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – 2ª Região, M. Armínio Adolfo Pontes e Souza.