Novo Encanto faz plantio de espécies da Mata Atlântica em Núcleos da UDV

Adriana de Castro*

|27 fevereiro 2018

Integrantes do Núcleo Salvador, da Novo Encanto e da CBN durante atividade | Foto: João Franco

Três Núcleos da UDV na Região Metropolitana de Salvador receberam mudas de espécies da Mata Atlântica através de um acordo firmado entre a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) do Governo do Estado. Ao todo, foram plantadas 1.000 mudas nos Núcleos Salvador (500), Estrela da Manhã (300) e Sultão das Matas (200) durante o mês de janeiro de 2018.

O plantio de mudas da Mata Atlântica nesses três Núcleos, e também em outras Áreas de Preservação Permanente (APP) da Região Metropolitana de Salvador, faz parte do cumprimento de uma condicionante imposta pelo INEMA à Concessionária Bahia Norte (CBN), como compensação à implantação e/ou duplicação das rodovias sob sua concessão.

Por essa condicionante, a CBN tem que realizar ações de reflorestamento em Áreas de Preservação Permanente, que, de acordo com a legislação ambiental, são áreas legalmente protegidas, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas.

Os três Núcleos estão localizados na Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes Ipitanga, cuja gestão é de responsabilidade do INEMA. Os Núcleos Sultão das Matas e Salvador, por exemplo, ficam às margens da Barragem Ipitanga III, manancial de abastecimento hídrico da região. Trata-se de uma APP considerada Zona de Proteção Rigorosa, e precisa ter suas margens recobertas com vegetação nativa. Os dois Núcleos já possuem vegetação preservada, e com essa ação estão enriquecendo ainda mais suas áreas.

O Núcleo Estrela da Manhã tem parte de sua propriedade destinada como APP, com uma extensa área úmida que circunda o terreno. Lá, foram plantadas mudas de Mata Atlântica para enriquecimento do pomar e para ampliação do seu sistema de agrofloresta.

Todo o investimento da aquisição de mudas, composto orgânico, mão de obra e monitoramento foram custeados pela Concessionária Bahia Norte. Estão sendo reflorestado, em média, um hectare (10.000m2) de áreas nos três Núcleos. O plantio também será monitorado por um período de um ano, com acompanhamento técnico e visitas programadas duas vezes por semana para irrigação.

*Adriana de Castro é Coordenadora Regional da Novo Encanto na 4ª Região (Bahia e Sergipe) e integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Estrela da Manhã (Camaçari-BA).

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *