Novo Encanto e Fundação BB promovem desenvolvimento socioambiental

| 25 outubro, 2018

Júlia Morena Andrade*          

Em São João da Baliza, parceria promove novos plantios, criação de animais e mantem a floresta em pé | Foto: Fundação BB

Em parceria, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico (braço ambiental do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal) e a Fundação Banco do Brasil realizam o projeto Cadeia Produtiva da Castanha do Brasil – Agroindústria – Implantação de Sistema Agroflorestal. O programa consiste na capacitação de 280 agricultores familiares e extrativistas associados para fazerem uso da tecnologia social Sistema Agroflorestal (SAF). A inciativa ocorre numa área de 6,25 hectares de propriedade da União do Vegetal, no município de São João da Baliza, na região sul do Estado de Roraima, na qual funciona a Central de Formação de Plantadores da UDV.

O projeto tem como objetivo fortalecer a base da cadeia produtiva da Castanha do Brasil. O Sistema Agroflorestal foi adotado por permitir uma produção farta e equilibrada com o meio ambiente. Em um único espaço, as famílias cultivam mudas de castanheiras com hortaliças orgânicas, milho, feijão, amendoim, banana, quiabo, abóbora e a criação de animais de pequeno porte.

A iniciativa auxilia no atendimento das necessidades de segurança alimentar das famílias, gerando renda com a venda do excedente da produção. O investimento social da Fundação Banco do Brasil possibilitou a construção de uma horta com sistema de irrigação, poço artesiano e aquisição de animais de pequeno porte.

De acordo com o líder comunitário e coordenador do projeto, Aloysio Pinto de Menezes Júnior (Mestre Central da 16ª Região da UDV), ouvido pela Fundação Banco do Brasil, os produtores já podem notar os benefícios da metodologia aplicada. “Já vínhamos lutando para ter um projeto aqui, que envolvesse essas famílias. Por isso, estamos felizes, pois a Fundação BB nos abraçou. Em um ano de projeto, é possível notar a diferença, e o ganho que tivemos nos deixou bem animados”, disse.

Cooperação UDV-Novo Encanto

O Presidente da Associação Novo Encanto, José Roberto Barbosa (Quadro de Mestres da Distribuição Autorizada de Vegetal em Cuzco – Peru) evidencia a importância do Termo de Cooperação Técnica entre a UDV e Associação, o qual possibilita a implantação de projetos que beneficiam a conservação e a preservação de áreas do Centro. ‘’O processo foi simples: a Novo Encanto prestou assessoria técnica e apresentou os projetos em editais para captação de recursos financeiros e humanos para a realização de atividades que beneficiaram áreas da UDV e do entorno. Por sua vez, a UDV apoiou, em parceria, com recursos financeiros’’, explica. Ele, também, salienta que com a cooperação a Novo Encanto orienta quanto às responsabilidades socioambientais legalizadas, a exemplo das diretrizes ambientais da União do Vegetal.

Floresta em pé

Waléria Sant’anna, diretora-administrativa e assessora de projetos na Associação Novo Encanto, teve a oportunidade de ter contato com o projeto e se viu cativada à primeira vista. Ela diz que um dos principais objetivos de fortalecer a base da cadeia produtiva da Castanha do Brasil é manter a Floresta em pé.

”O Termo de Cooperação Técnica está sendo de grande valia, pois possibilita que a UDV realize ações sugeridas pela Equipe de Assessoria de Projetos da Novo Encanto em consonância com o DPMA (Departamento de Plantio e Meio Ambiente) , os quais contribuem para o desenvolvimento sustentável em localidades onde a UDV e a Novo Encanto se fazem presentes. É a UDV e a Novo Encanto juntas beneficiando pessoas em prol de melhoria na qualidade de vida e na construção de um mundo com harmonia e paz!”.

Veja mais sobre o projeto no site da Fundação Banco do Brasil: Extrativistas apostam na exploração agrícola sustentável.

*Júlia Morena Andrade é membro do Quadro de Sócios do Núcleo Rei Hoasqueiro (Brasília-DF) e integra a equipe de Comunicação da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.

3 respostas
  1. Antonio Junior QM n. Tiuaco Manaus/AM
    Antonio Junior QM n. Tiuaco Manaus/AM says:

    Que notícia maravilhosa, parabéns ao Mestre Aluizio e todos os envolvidos. Que parcerias como essa frutifiquem abundantemente para o bem da humanidade. Sinceras congratulações.

    Responder
  2. Erika Madelaine Carvalho
    Erika Madelaine Carvalho says:

    A parceira com a Novo Encanto vem possibilitando a manutenção da floresta e das pessoas que sobrevivem dela. Projetos como este são bem vindos e nos enche de alegria com os resultados. Grata a todos pelo envolvimento e trabalho.

    Responder
  3. Afonso Frazão Barbosa
    Afonso Frazão Barbosa says:

    Fico muito feliz de ver as pessoas sendo assistida com uma ação simples mas de grande valor, chegando em lugares que tanto precisam, atendendo as famílias.
    Parabéns a todos envolvidos neste belo projeto social.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *