Nota de Esclarecimento é publicada em jornal

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal publicou, na edição deste primeiro de abril de 2016 do jornal Folha de S.Paulo, nota de esclarecimento que é reproduzida a seguir:

Nota de Esclarecimento 

Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, alvo de citações, na imprensa e nas redes sociais, associando-o, de maneira depreciativa, ao atual ministro da Justiça, sente-se no dever de esclarecer ao público:

      1. O senhor Eugênio Aragão desligou-se, por razões pessoais, de nosso quadro de sócios em 2006, não mais o frequentando desde então.
      1. No período em que frequentou este Centro mostrou-se pessoa cordata, responsável e prestativa, não havendo nada em nossos registros que possa desabonar sua conduta.

Outros dados a serem esclarecidos:

A União do Vegetal (UDV), religião de fundamentação cristã-reencarnacionista, não é o Santo Daime, nem dele faz ou fez parte.

Tem história, doutrina e rituais distintos. Foi criada por José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, em 22 de julho de 1961 num seringal da Amazônia e posteriormente registrada em Porto Velho.

A UDV possui hoje 217 núcleos no Brasil e no exterior, com cerca de 20 mil sócios. Tem núcleos nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Suíça, Itália, Holanda e Austrália.

Em todos esses países, assim como no Brasil, obteve registro legal e funciona observando as leis do país, sem que, em seu histórico, haja causado qualquer dano à ordem pública.

O Vegetal ou Hoasca (assim a UDV denomina a Ayahuasca) não é, como alguns equivocadamente afirmam, “droga alucinógena”. Não causa dependência e não há registro de danos à saúde física e mental, como tem sido demonstrado e comprovado por pesquisas científicas que embasaram, perante as autoridades, a autorização de seu uso religioso.

Esse uso está autorizado no Brasil desde 1986, pelo órgão que então detinha essa prerrogativa, o Conselho Federal de Entorpecentes (Confen), autorização submetida, posteriormente, a duas revisões – 2002 e 2006 -, pelo órgão que o sucedeu: o Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (Conad), que manteve a autorização.

Na primeira autorização e em cada uma dessas revisões, o Estado brasileiro serviu-se de ampla consultoria médico-científica e de pesquisas de centros universitários do Brasil e do exterior.

O mesmo critério – rigorosa avaliação médico-científica e investigação da prática religiosa – foi adotado pelas autoridades norte-americanas, que, após sete anos de investigação, em processo submetido à Suprema Corte, teve seu uso ritualístico pela União do Vegetal aprovado por unanimidade, em 1º de novembro de 2005, decisão publicada em acórdão do dia 21 de fevereiro de 2006.

O chá Hoasca é a união de dois vegetais: o cipó mariri e a folha chacrona. A UDV não o associa a qualquer outra substância e não se responsabiliza por quem o faça. Também não o comercializa e dele faz uso exclusivamente religioso.

Orienta seus filiados contra o uso de drogas e de bebidas alcoólicas, sendo diversos os casos de recuperação e de reinserção social de antigos usuários dessas substâncias.

Mantém, em sua estrutura administrativa, um Departamento Médico-Científico, que reúne os seus profissionais da área, para supervisionar os cuidados necessários ao bom uso da Hoasca.

Por seus serviços beneficentes, a UDV recebeu o título de utilidade pública federal, assim como em diversos municípios do país. Não faz proselitismo político e almeja, com sua prática religiosa, contribuir para a construção da paz e da fraternidade universal.

Centro Espírita Beneficente União do Vegetal

Clique aqui e acesse a nota acima no Jornal Folha de São Paulo.

74 respostas
  1. Ubaldo Veras Di Migueli
    Ubaldo Veras Di Migueli says:

    Sou médico e faço parte da União do Vegetal há 19 anos. Durante estes anos venho mudando minha vida para melhor e também de meus filhos, que apesar de não frequentarem, por enquanto, a UDV, recebem por mim o reflexo da orientação para serem mais felizes e gente de bem. Pretendo continuar neste caminho com o pensamento, sempre, em ajudar o próximo.

    Responder
  2. Edson Romão Gomes
    Edson Romão Gomes says:

    Felicitações à Diretoria Geral da UDV e aos responsáveis pelo Centro, por publicarem esta nota de esclarecimento. abs Edson Romão

    Responder
  3. Yedda Lintz Maués
    Yedda Lintz Maués says:

    É um absurdo essa perseguição a UDV, Crença que só traz benefício e ensina o caminho do bem , afastando muitas pessoas do vício da bebida, drogas, etc. Não tem nenhuma ligação com outros grupos que fazem uso do Chá, sem critério, usando de forma completamente afastada da espiritualidade do verdadeiro uso do vegetal. UDV é uma comunidade sadia e responsável. Já fiz parte da UDV, que me ajudou muito a superar a perda do meu companheiro. Me fez compreender muito além desse mundo terreno em que vivemos. Como disse, estou afastada , pois com a idade tornou-se difícil a locomoção até os núcleos, mas sempre hei de trazer comigo esses ensinamentos de Mestre Gabriel. LUZ PAZ e AMOR

    Responder
  4. Yedda Lintz Maués
    Yedda Lintz Maués says:

    Tenho 60 anos de idade e felizmente nunca fiz uso de qualquer tipo droga alucinógena, embora eu fizesse uso de cigarro e bebesse “socialmente”. Relutei por bom tempo a participar da UDV, mesmo tendo amigos corretos e confiáveis que participavam. Confiando na garantia de um deles que me garantiu não se tratar de droga, passei a frequentar. Hoje afirmo que foi verdadeira benção na minha vida, pois através do ritual da UDV, vejo minha vida se transformando para melhor, com a consolidação de princípios regulados pela ética, pela moral, pela honestidade, pela decência. Hoje já não fazendo mais uso de cigarro ou bebida alcoólica, estou buscando diminuir em mim, com sucesso, outros agentes corruptos como a vaidade, a inveja, o orgulho, etc. Ja frequento há 5 anos e meu maior desejo é ver meus filhos e netos aqui junto comigo nesta linda caminhada de evolução.

    Responder
  5. Carlos Magno e Maria Ligia do Nascimento
    Carlos Magno e Maria Ligia do Nascimento says:

    Graças a Deus existe a UDV na terra para tirar o homem da ilusão. Que o grande Mestre Jesus continue guarnecendo e iluminando o caminho dos de bom coração que seguem no caminho dos ensinamentos do Mestre Gabriel.

    Responder
  6. Alexandre Henrique Eller
    Alexandre Henrique Eller says:

    Sou médico, frequento a UDV e faço parte do departamento médico científico. É importante que todos os sócios conheçam as publicações científicas sobre o estudo das propriedades da Hoasca para que transmitam informações seguras e concretas aos que assim solicitarem. Afirmo baseado nas informações desses estudos que a Hoasca não apresenta efeitos alucinógenos e tampouco é deletéria à saúde daqueles que fazem uso da mesma.

    Responder
  7. Julia
    Julia says:

    A União do Vegetal vem fazendo o bem as pessoas que frequentam e as que ainda não fazem parte dessa religião. Muito bom esse esclarecimento. O símbolo da União é Luz , Paz e Amor. A cada dia venho recebendo as bênçãos do nosso guia Mestre Gabriel.

    Responder
  8. Eduardo Gomes
    Eduardo Gomes says:

    Muito interessante o posicionamento da UDV, ainda mais nesta data. Percebe-se claramente a seriedade desta religião, fazendo jus ao que o Mestre Gabriel vem nos ensinando.

    Publicação boa e oportuna. Viva a UDV!

    Responder
  9. Acácia Soares
    Acácia Soares says:

    Eu, meu marido e minha mãe fazemos parte da sagrada União do Vegetal e sim os grátis a Deus e ao Mestre Gabriel por esse merecimento, pois a UDV passou a ser um divisor da nossa história, vem nos proporcionando condições de sermos mais felizes, mais conscientes enquanto seres humanos e mais reconhecedores das obras Divinas.
    É nesse lugar sagrado que queremos ver crescer nossos frutos.
    Excelente nota de esclarecimento.

    Responder
  10. Melanie Schoeny
    Melanie Schoeny says:

    Pertenço a União do Vegetal desde os 3 anos de idade, hoje com 30 anos posso afirmar que aqui aprendemos a praticar o bem, a sermos pessoas íntegras, respeitadoras do próximo e das leis de nosso país.

    Responder
  11. Francislei
    Francislei says:

    Me sinto abençoado por fazer parte da UDV. Foi lá que encontrei sentindo em minha vida e ensinamentos para me tornar um homem melhor a cada dia.

    Responder
  12. Nayana
    Nayana says:

    Deus, o amor, o bem e a verdade sempre vencem e a União do Vegetal é fonte de amor e luz. Sou feliz e grata por fazer parte dessa sagrada União.

    Responder
  13. Leonardo Gobira
    Leonardo Gobira says:

    Feliz pela divulgação de nosso pensamento neste artigo, sou médico e utilizo o Vegetal Hoasca para efeito de concentrava Mental nesta Sagrada ordem há quase 10 anos . Venho estudando muito os efeitos do chá e garanto a autenticidade das informações, em vista da Ótica da Metodologia Científica de que o chá é inofensivo a saúde, aliás acredito em seu efeito benéfico no que diz respeito à saúde físico química e social! Viva a UDV!

    Responder
  14. Fernando Piancó
    Fernando Piancó says:

    Já bebi o vegetal em algumas ocasiões, na cidade de Cascavel, próximo à Fortaleza, e no Crato. Todas vezes fiquei muito bem e, nos dias seguintes, uma paz interior muito grande tomou conta de mim. Admiro e tenho vários amigos e amigas que são associados em vários núcleos. A UDV faz bem a quem participa e faz o bem a diversas pessoas. Luz, paz e amor.

    Responder
  15. Silo Zeno Simões
    Silo Zeno Simões says:

    O trabalho de desenvolver o ser humano nos sentidos: espiritual, moral e intelectual, é este o trabalho que a União do Vegetal vem fazendo com as pessoas. Sou grato ao Mestre Gabriel e a Deus por fazer parte desta grande família.

    Responder
  16. Ana Caroline
    Ana Caroline says:

    Sou grata por tamanho merecimento. Ao conhecer à UDV pude ver o quanto vivia desmantelada, iludida com o mundo. Gratidão é o meu sentimento. Grata Divino Mestre e Mestre Gabriel. A UDV é o meu lugar em busca da evolução espiritual.

    Responder
  17. Aldo Rodrigues da Cunha
    Aldo Rodrigues da Cunha says:

    União do Vegetal, lugar que estou desde que nasci, estou com 37 anos e me sinto num lugar sagrado com boas orientações. Graças a Deus e ao Mestre Gabriel por existir ma minha vida.

    Responder
  18. Silvio Gomes
    Silvio Gomes says:

    Frequento a União do Vegetal há mais 37 anos e é de grande importância na minha vida espiritual e material.Seus ensinamentos são universais, promove ao ser humano a busca da evolução espiritual.

    Responder
  19. Virginia Mendonca
    Virginia Mendonca says:

    Sou grata por ter encontrado a União do Vegetal, ela vem me auxiliando a viver melhor.Aqui cheguei há 25 anos, criei meus filho, educando-o com base nos princípios deste Centro Espírita e hoje estou colhendo estes fruto , pois são pessoas de bem e responsáveis.

    Responder
  20. Walter Santana
    Walter Santana says:

    Venho ser grato a Deus e ao mestre Gabriel – recriador dessa obra sagrada que transmite uma paz incomensurável. Bebo vegetal desde bebê com meu batismo e com o passar dos anos venho aprendendo a ter mais zelo pelas palavras com princípios que norteia o tripé de um homem para ter prosperidade no trabalho, família e religião. Hoje tenho 24 anos e estou formado, bem empregado e não tenho dependência do chá como pratica vicioso, como alguns dizem. Sofri muito no âmbito social por admitir que sou dessa religião, mas com a graça de Deus a verdade vem se apresentando e os objetivos da UDV vem se cumprindo, Isso me fortalece em saber que estou em um caminho que transforma a vida do homem só depende do querer, e aprendendo que a vida é uma colheita de nossas ações espero colher flores ao ver essa tão linda religião ser respeitada que só faz bem ao ser humano.

    Responder
  21. Dario José Albuquerque Matos
    Dario José Albuquerque Matos says:

    Conheci o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal em 2003 – eu minha esposa e minha filha, e transformou nossa vidas pra melhor. Foi quando deixei pra traz alguns vícios bebida alcoólicas, fumar etc graças a este lugar bem especial onde só tenho a agradecer ao Mestre Gabriel e ao Divino Mestre Jesus.

    Responder
  22. Marli Alves Bernardes
    Marli Alves Bernardes says:

    Sou sócia da União do Vegetal há 22 anos. A União do Vegetal é um lugar de respeito, ordem e nos ensina o amor ao próximo.

    Responder
  23. Ayrton de Albuquerque Filho
    Ayrton de Albuquerque Filho says:

    Neste momento tão conturbado, pelo qual passa a humanidade, com uma brutal desagregação de valores, a União do Vegetal é um verdadeiro oásis de paz, alegria e fraternidade! E vem construindo um mundo melhor para todos nós! É um grande presente de Deus em minha vida!

    Responder
  24. Leontina Bechara
    Leontina Bechara says:

    Me sinto honrada com este esclarecimento, pois pertenço a UDV há 38 anos, onde vejo se realizar sua proposta de trabalhar pela evolução do ser humano, no sentido do desenvolvimento de suas virtudes morais, intelectuais e espirituais, sem distinção de cor, ideologia política, credo religioso ou nacionalidade, ensinando a auto-responsabilidade pelas nossas atitudes, conduzindo na conquista da paz interior e na prática da fraternidade humana.
    Sou grata ao criador desta religião e à todos os dirigentes deste Centro!

    Responder
  25. José de Anchieta Torreão de Sá
    José de Anchieta Torreão de Sá says:

    Excelente texto, bem esclarecedor! A União do Vegetal precisa ser melhor conhecida pela sociedade brasileira e vista como ela verdadeiramente é: um lugar que trabalha pela ordem e progresso do povo desse país e para que vivamos em paz.

    Responder
  26. Dênisson Nitschke
    Dênisson Nitschke says:

    Estive sócio da UDV de novembro de 2009 até setembro de 2015 e, por motivos pessoais, estou afastado, a pedido.
    Afirmo tratar-se de lugar ordeiro, pacífico e digno da minha mais elevada estima.
    Reconheço também que me torno uma pessoa melhor, pra mim e para a humanidade, quando em convivo com os ensinos transmitidos.
    Sou grato por conhecer este lugar que é capaz de me fazer sentir amor no coração, ter bons sentimentos e boa prática.

    Responder
  27. José Eduardo Garcia
    José Eduardo Garcia says:

    Sou sócio da UDV há 10 anos e posso afirmar por experiência que venho recebendo somente benefícios neste lugar e sou grato por fazer parte dele, eu e minha família (companheira e filhas) somos felizes e fico ainda mais feliz com esta nota de esclarecimento onda pode se perceber a seriedade desta instituição. Grato a todos.

    Responder
  28. Andreas
    Andreas says:

    Estou com 62 anos de idade e frequento a UDV há 11 anos. A UDV transformou a minha vida e da minha família para melhor, e a cada dia vem nos tornando mais conscientes dos nossos direitos e deveres para pautarmos nossas vidas com Luz, Paz e Amor, nos ensinando a Prática do Bem.

    Nunca verifiquei efeitos alucinógenos e minha saúde somente melhora com o uso do nosso chá Sagrado Hoasca.
    Importante esclarecimento!
    Grato, Mestre Gabriel!

    Responder
  29. Rogerio Eusebio de Souza
    Rogerio Eusebio de Souza says:

    Rendo Graças à Deus porque a Uniao chegou em minha vida e de minha familia nos trazendo para uma vida melhor e mais equilibrada.

    Responder
  30. Marcus Aurélio da Trindade
    Marcus Aurélio da Trindade says:

    Bela demonstração da grandeza que é a UDV que traz o esclarecimento sem críticas ou ofensas a quem ainda ignora o que realmente ela é.

    Responder
  31. Luiz da Rocha Leão Neto
    Luiz da Rocha Leão Neto says:

    Clareando… afastando às desinformações. Venho recebendo beneficamente na UDV, ensinamentos necessários à minha lucidez como cidadão e pai de família. Sou eternamente grato ao Centro Espirita Beneficente União do Vegetal.

    Responder
  32. Ronaldo Lemos
    Ronaldo Lemos says:

    Cheguei na União aos 50 anos de idade. Hoje, exatos 8 anos depois, vejo os benefícios que, por pequenas e constantes transformações ao longo desse tempo, posso reconhecer em minha vida e na de minha família. Tudo isso fruto do convívio no âmbito saudável da União e, principalmente, dos ensinos simples e conscientes do nosso mestre Gabriel, refletidos pelos mais antigos aos mais recentes na UDV, que vêm explicando apenas o que já praticam. Sou grato por esse benefício.

    Responder
  33. NÁGILA
    NÁGILA says:

    A União do Vegetal me auxilia bastande com os seu ensinamento e a cada dia vem me fortalecendo na prática do bem. Sou eternamente grata ao Mestre Gabriel.

    Responder
  34. Aurenita Torreão
    Aurenita Torreão says:

    Faço parte da UDV desde de 1971 e quase toda miha família frequenta. Meus pais frequentaram até seus 86 anos. Eu bebi o chá em toda minha gravidez, minha filha tambem bebeu vegetal em suas duas gravidez e suas crianças são saudáveis. Esse chá só me faz bem, me fez dá mais valor ao próximo e me ensinou dá mais valor a vida.

    Responder
  35. Ricardo
    Ricardo says:

    Grato a este instrumento divino que nos foi reapresentado por mestre Gabriel. Através do Vegetal retornei a vida, pois me encontrava perdido e agora me reencontrei. Gratidão é tudo que sinto.

    Responder
  36. Adriano Roberto do Vale
    Adriano Roberto do Vale says:

    Sou sócio há 17 anos e digo que sou capaz de ficar sem beber o chá. Ele é benigno e em muito me auxilia em meu desenvolvimento emocional, intelectual e espiritual. Acima de tudo considero fundamental sua capacidade de nos reunirmos para estudar a respeito da espiritualidade e da materialidade. Com ele aprendemos princípios éticos; abandonamos nossas más inclinações e aprendemos a ser pessoas mais honestas e mais cientes da ciência de Jesus. Devo minha saúde emocional à UDV que tão bem me faz.

    Responder
  37. Enizete Gomes
    Enizete Gomes says:

    Minha gratidão à todos que voluntariamente conduzem esta obra com tanta responsabilidade e seriedade, mantendo a tranquilidade que esta religião proporciona à todos!

    Responder
  38. Claudia Rebeca Raznovich
    Claudia Rebeca Raznovich says:

    Sou eternamente agradecida a União de Vegetal por me colocar mais perto do caminho do amor. Moro em Israel, bebo vegetal quando eu posso viajar à Espanha ou Brasil, mas os bebeficios continuam vivos dentro de mim, fazendo parte de minha vida cotidiana. Só tenho palavras de agradecimento, admiração e respeito por esta grande obra.

    Responder
  39. Fabio Gomes
    Fabio Gomes says:

    A União do Vegetal uma religião onde encontro amigos verdadeiro trazendo conselhos para nossa evolução espiritual e material sempre trazendo na força da palavra a luz, a paz e o amor

    Responder
  40. Rogerio Meneses Sobrinho
    Rogerio Meneses Sobrinho says:

    NOSSO MESTRE GABRIEL
    O GUIA QUE NOS CONDUZ
    A UDV É NA TERRA
    GRANDE CAMINHO DE LUZ
    NOS APROXIMANDO MAIS
    DA MORADA DE JESUS.

    Responder
  41. Vinicius
    Vinicius says:

    Sou da União, tenho 16 anos e posso dizer que seguirei em frente na União por toda minha vida. Agradeço ao Mestre Gabriel por seus ensinos e sua doutrina. A humanidade precisa do Mestre Gabriel.

    Responder
  42. Paola Shimizu
    Paola Shimizu says:

    Eu e meus familiares somos sócios da UDV e sentimos os benefícios que as boas orientação de luz, paz e amor trazem para as nossas vidas, nos dando a oportunidade de sermos pessoas melhores e que podem contribuir para um mundo melhor.
    Vendo está nota de esclarecimento, meu coração se encheu de alegria, pois senti a presença do Mestre e me lembrei de alguma de suas palavras :
    “A verdade deve ser dita mansa e claramente “.

    Responder
  43. Sérgio Sodré
    Sérgio Sodré says:

    Sou grato a União do Vegetal pela evolução espiritual que ela me proporcionou e vem me proporcionando. Fiquei feliz com o texto esclarecendo à sociedade a verdade dos fatos.(LUZ PAZ E AMOR)

    Responder
  44. Danielly Rosendo
    Danielly Rosendo says:

    Eu conheço o chá há 8 meses
    E posso dizer que o “Daime” me salvou do abismo em que estava
    Trouxe paz luz e harmonia nos meus dias
    Me tem tornado uma pessoa melhor a cada dia
    Mais consciente dos meus atos e me ajuda psicolgicamente a ter equilíbrio nas minhas emoções e mais firmeza na minha conduta
    Eu só tenho que agradecer todas as bênçãos recebidas desde que conheci a “ayuaska”
    E por toda minha vida seguirei mesta luz que e divina e nosso Mestre nos deixou esses ensinos para vivermos em paz e harmonia com nossos seres e tb para que possamos nos conhecer melhor e assim cumprir nossa missão a que viemos destinados…Viva o Mestre Gabriel!!! Viva Toda Nossa Irmandade!!! Viva “Ayuaska” ♡

    Responder
  45. José Gontijo
    José Gontijo says:

    Tenho enorme gratidão a esta obra que auxilia ao próximo sem querer algo em troca, por ver seus dirigentes trabalharem um tanto sem receber salário , isto só engrandece o trabalho que vem sendo feito tanto pela UDV ou pela Casa da União – seu braço beneficente que trabalha com vários projetos com a finalidade de melhorar a vida das pessoas .

    Responder
  46. Ana Maria Paz
    Ana Maria Paz says:

    Comungo este chá sagrado há 21 anos, tenho minha família junto e sei o quanto é importante em minha vida, as coisas boas que recebo, os bons amigos,. A doutrina reta, o trabalho de Beneficência, o trabalho bem desenvolvido em prol da Paz, da fraternidade Humana; o trabalho bem desenvolvido com as famílias, os jovens, as crianças, o Amor ao próximo. O Mestre Gabriel,um grande Homem, trouxe esta obra maravilhosa, que é a União do Vegetal; uma planta sagrada que vem fazendo transformações na vida das pessoas e trazendo, dentro deste ensino religioso, palavras positivas, bem colocadas e ensinando o ser Humano o caminho do bem.

    Responder
  47. Janice Bernardes
    Janice Bernardes says:

    Sou sócia da União do Vegetal há 13 anos, Graças à Deus… Minha vida só vem melhorando… Escolhas mais saúdaveis… Alegria… Saúde… Bons amigos… crescimento espiritual… Harmonia no lar… Orientação de conduta moral, minha filha tambem comunga este chá sagrado….Gratidão Mestre Gabriel….

    Responder
  48. Tadeu Cesario
    Tadeu Cesario says:

    Quem me conheceu antes de chegar na UDV, pode ser testemunha do poder transformador que existe neste Chá Sagrado! Sou grato ao Mestre Gabriel pelo esforço na criação desta Obra!

    Responder
  49. Eulina Ferreira Faustino Dantes
    Eulina Ferreira Faustino Dantes says:

    Eu era evangélica e ao me encontrar com esse chá foi como ter chegado mais perto de Deus. Hoje até entendo as pessoas que falam mal deste chá por não conhecerem a sua grandeza em beneficência tanto por corpo quanto pro espírito. Graças a Deus por ter tido o merecimento de me encontrar com este chá. .sai de uma igreja evangélica pra uma religião cristã reencarnacionista a qual me indentifico com seus ensinamentos religiosos, rico em conselho, orientação e doutrina. A continuidade dos ensinos do nosso Mestre Jesus. Parabéns à União do Vegetal por sua existência nesse planeta.

    Responder
  50. Claudio Henrique Oliveira Vasconcelos
    Claudio Henrique Oliveira Vasconcelos says:

    O Centro Espírita União do Vegetal, conhecido pelas siglas UDV, vem sendo um divisor de águas em minha vida. Através dela venho me desenvolvendo em valores morais, espirituais e intelectuais de forma surpreendente. Assim venho seguindo há mais de dez anos, e se existe lugar melhor onde o ser humano possa se desenvolver e ser grato a Deus pela vida, ainda não conheço! Vou ficando por aqui com meu peito cheio de gratidão por ter encontrado esse tesouro em minha vida!

    Responder
  51. Claudio Ribeiro Vieira
    Claudio Ribeiro Vieira says:

    Tenho 54 anos, já fui frade franciscano, sou Professor de Filosofia pela Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro onde leciono por 16 anos, sou Psicólogo e trabalhei por 11 anos em Hospitais Psiquiátricos aqui na região. Tenho livros publicados sobre Teologia e Psicologia. Sou sócio da União do Vegetal já faz sete anos bebendo esse Chá Sagrado e tenho no meu coração sentimento de amor, felicidade e gratidão por essa obra divina recriada por esse ser de luz, chamado Mestre Gabriel que vem mudando e transformando minha vida para melhor. Que Deus abençoe a todos nós.

    Responder
  52. Socorro
    Socorro says:

    Fui convidada, fiquei um ano na UDV e não me associei. Não tenho nada contra e acho muito bonito o trabalho que fazem para com os outros.

    Responder
  53. Jean Carlos Freire Lima
    Jean Carlos Freire Lima says:

    Tenho quarenta anos. Iniciei a beber o Vegetal aos quinze anos de idade. Desde os dezoito sou sócio da UDV e durante todo esse tempo venho recebendo orientações à luz do Vegetal e também pelos dirigentes do Centro que me conduzem à uma vida equilibrada e tranquila; alicerçada nos princípios cristãos do amor ao próximo, respeito e tolerância. Fiquei alguns anos afastado do Centro e, nesse período, não enfrentei crises de abstinências ou coisas do gênero – característicos de usuários de drogas.
    Nem tampouco durante o uso do Vegetal em ritual religioso na UDV perdi o senso de realidade ou consciência.

    Ao contrário disso, consigo elevar meu pensamento à Deus e buscar uma vida mais tranquila e de paz. Tenho inúmeros amigos, que, assim como eu, fizeram uso de substâncias tóxicas quando jovens. Mas com o auxílio do Vegetal conseguiram desvencilhar-se daquelas coisas e transformarem-se em cidadãos de bem, pais de famílias, pessoas conceituadas na comunidade.

    Muito boa essa nota de esclarecimento, pois é necessário combater o sensacionalismo e a cegueira voluntária que impera em alguns meios de comunicação que de forma irresponsável, equivocada e por vezes usando de má-fé “classificam” o chá Hoasca como um chá alucinógeno – e que nós, sócios desta Sociedade, ou até mesmos os não sócios que o utilizam em outras doutrinas tão comuns e respeitadas aqui no Acre sejamos taxados de “drogados”.

    Além disso, tentam fazer parecer que o simples fato de ser um usuário do chá ayahuasca, na UDV conhecido por Hoasca, seja isso impeditivo para o exercício de cargos públicos e políticos relevantes. Friso que somos cidadãos brasileiros com os mesmos direitos e deveres dos que não professam de nossa fé religiosa.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *