No Acre, 22 de julho é Dia da Paz e Conciliação

O governador do Estado do Acre, Tião Viana (PT), sancionou, em 1º. de junho, a Lei Estadual nº. 3.132, que institui no calendário oficial do Estado o Dia da Paz e Conciliação, a ser comemorado anualmente no dia 22 de julho. A Lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Acre em maio deste ano. O projeto utilizou como referência a data em que o Mestre José Gabriel da Costa (Mestre Gabriel) criou a União do Vegetal, 22 de julho de 1961.

Segundo a Lei, a data será destinada a discussão das consequências positivas que a paz e conciliação trazem para a comunidade do Acre, bem como sua importância cultural, educacional, social, econômica e espiritual. O Dia da Paz e Conciliação será implementado, a cada ano, segundo o texto legal, por meio de palestras, apresentações e outros eventos.

A conciliação é um instrumento muito utilizado no âmbito jurídico, educacional e até prisional e tem trazido importantes resultados na pacificação da sociedade. O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal acredita que a conciliação é uma semente originada da Luz, da Paz e do Amor.

Pelo País

O Estado do Amazonas foi o primeiro a ter uma lei determinando 22 de julho como Dia da Paz e Conciliação. A partir de 2011, para marcar o aniversário de 50 anos de criação da União do Vegetal, várias assembleias legislativas estaduais e câmaras municipais do País aprovaram projetos de lei que instituíram a data para marcar a busca da paz e da conciliação.

As iniciativas dos projetos partiram de deputados estaduais e de vereadores. Depois de promulgados por governadores e prefeitos, os projetos viraram leis no Distrito Federal (2015); em seis estados (além de Acre e Amazonas (2010), também Roraima (2011), Paraná (2011), Pará (2012) e Mato Grosso (2015)), e em mais de 20 municípios brasileiros.

8 respostas
    • José Barbosa de Carvalho
      José Barbosa de Carvalho says:

      O Acre está de parabéns por ter aprovado do Dia da Paz e Conciliação, 22 de julho, que coincide com o Dia da Criação da União do Vegetal, pelo Mestre Gabriel. Foi uma importante iniciativa do parlamento estadual, apoiada pelo governador Tião Viana.

      Responder
  1. Ricardo Garcia
    Ricardo Garcia says:

    Certeza. A promove a União, que por sua vez nos mostra o quanto somos iguais e desta forma trazendo a paz. Só sabendo o quanto o outro sofre, compreendemos o outro e respeitamos o outro.

    Responder
  2. Mayko Aguiar
    Mayko Aguiar says:

    Este reconhecimento abre mais um espaço para continuarmos trabalhando pela paz e pela conciliação.
    Espero que esse movimento continue para termos este dia 22 de julho reconhecido cada vez mais pela sociedade brasileira.

    Responder
  3. Charles
    Charles says:

    A UDV vem divulgando a necessidade da paciência, do amor , da tolerância e do respeito entre as pessoas, contrariando a onda de violência e ódio que assola nosso país e o mundo, através de açoes que tragam luz, paz e amor para os varios seres da Criação.

    Responder
  4. Chico Gatao
    Chico Gatao says:

    Estamos felizes por nosso estado, o Acre, também ter aderido a essa importante iniciativa de marcar a data de 22 de julho como Dia da Paz e da Conciliação. A paz e a conciliação são frutos do bom resultado que deve existir entre as pessoas. Parabéns.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *