Nasce o Blog da UDV, um instrumento de Paz

| 24 junho, 2010.

A União do Vegetal (UDV) tem se manifestado de forma discreta ao longo de seus quase 50 anos de existência, mas nunca se propôs a ser secreta. Veio a público quando julgou necessário esclarecer equívocos ou divulgar fatos de interesse social e científico, dentre outros.

Temos mantido um site com informações institucionais suficientes para um primeiro contato acerca de nossa sociedade o qual lhe convidamos a visitar.

Celebramos no começo do ano a publicação da Resolução Nº 1 do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) confirmando a legalidade do uso religioso do Chá Hoasca (Vegetal, para a UDV). Lamentamos, porém, a infeliz coincidência com fatos trágicos em que parte da mídia chegou a questionar de forma leviana a decisão do Conad, demonstrando, na maioria dos casos, pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema.

Reconhecemos, também, os profissionais que foram fiéis à verdade e publicaram suas reportagens de forma isenta e responsável. Elas serviram para lançar luz sobre a justa discussão que emergiu a partir dos ditos incidentes. Afinal, os princípios deontológicos constantes do relatório do Grupo Multidisciplinar de Trabalho, anexados à resolução do Conad, podem ser cumpridos por todos os usuários do Vegetal? O que define o uso religioso da Hoasca?

A UDV tem a resposta para isto, pois foi uma das principais proponentes deste princípios reguladores do bom uso do chá e é fiel cumpridora dos mesmos desde sua fundação em 22 de julho de 1961.

Mais recentemente, nos deparamos com a tramitação de projeto na Câmara Federal que visa sustar “a regulamentação do uso do chá ayahuasca, para fins religiosos”, de autoria do deputado Paes de Lira (PTC/SP).

Testemunhamos, nos últimos meses, o oportunismo dos que buscam confundir a opinião pública e se apresentam como salvadores da pátria, pretensamente se colocando como interlocutores das comunidades hoasqueiras em geral, inclusive das tradicionais, formadas pela UDV, Alto Santo e Barquinha.

Isso tudo nos motivou a criar este espaço dinâmico e interativo, constituindo-o em uma referência confiável acerca do tema “Hoasca”, no contexto ritualístico e religioso. Nele pretendemos manter nossa irmandade e a sociedade em geral informada do que pensamos ser de utilidade para todos.

A UDV adota como símbolo da paz e fraternidade humana Luz, Paz e Amor. Que este ambiente possa servir a esta causa.

Fraternalmente,

Flavio Mesquita da Silva

Presidente da Diretoria Geral da UDV (2009/2012)