UDV em festa pelo aniversário do Mestre José Luiz de Oliveira

Estácio Luiz Fialho Ferrer*

| 27 agosto, 2018

Cante, cantador – Mestre Zé Luiz, 81 anos de alegria e poesia | DMC/Sede Geral.

Hoje, nosso amigo José Luiz de Oliveira, o Mestre Zé Luiz, comemora 81 anos de vida. Ele, no lugar de Mestre feito pelo Mestre Gabriel, é um dos pilares que sustentam o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. É um dos nossos irmãos que, com muito sacrifício, vem contribuindo com o crescimento ordenado que estamos vivenciando, atualmente, na UDV.

Conhecemo-nos, há mais de 30 anos, e posso dizer que a pessoa José Luiz de Oliveira é muito interessante e cativante. Recebi o primeiro copo do Chá Hoasca de suas mãos, no ano de 1987, na cidade de Ji-Paraná (RO), no Núcleo Estrela Guia. Foi, através dele, que ouvi falar, pela primeira vez, do Mestre Gabriel.

Vim de um mundo onde amizades eram construídas por troca de interesses, onde ter condições financeiras e ter poder eram os valores mais importantes da vida. Ansiava por novos valores e, na pessoa do Mestre José Luiz, comecei a encontrar.

Quando o conheci era técnico de contabilidade e mestre de obra. Fui na casa dele, muitas vezes, em busca de um entendimento maior da UDV. Ele era chamado de Mestre, e eu não entendia bem o significado dessa palavra.

O que mais me cativava e continua me cativando é o pensamento rápido, a inteligência com o uso das palavras, que me fazia ficar bem atento. Eu perguntava onde tinha aprendido tantas coisas, e me dizia que ele mesmo não sabia de nada, mas que conheceu um homem chamado Gabriel que sabia de tudo, que é o Mestre dele e podia ser também o meu, se eu seguisse na UDV.

Notava que ele não tinha preferências por discípulos, não importando a condição financeira, cultural ou espiritual. Tratava todos do mesmo jeito, brincava e respeitava a todos. E isso despertava minha atenção. Percebi que estava diante de uma religião diferente e, também, diante de uma pessoa que, mesmo detendo o título de Mestre, colocava-se no lugar de discípulo.

Quando eu tinha cerca de 1 a 2 anos de sócio da UDV, um acontecimento me marcou. Estávamos construindo um novo templo no Núcleo Estrela Guia e tínhamos poucos recursos financeiros. Chegou um novo discípulo que se encantou com a UDV. Ele tinha uma boa condição financeira e, vendo nosso esforço para construirmos o templo, quis fazer uma doação que pagaria toda a obra. O Mestre José Luiz agradeceu, mas disse que não podia aceitar, pois tiraria a oportunidade de outros discípulos contribuírem com a obra do Mestre. Aceitou então uma doação menor e explicou que se aceitasse o valor todo, o discípulo ia se sentir dono sozinho, e não um sócio. Aquilo me chamou atenção, porque era uma atitude muito diferente do que normalmente se vê na sociedade em que vivemos.

Dando continuidade à minha caminhada, aproximei-me mais dele e da UDV, e nossa amizade veio se fortalecendo. Passaram-se alguns anos, eu me mudei para São Paulo e depois para Bahia. Ele saiu de Ji-Paraná, foi para o Mato Grosso e, depois, para Brasília.

Próximo ao ano de 1995, ele estudou Quiropraxia em São Paulo. Graduou-se na profissão e passamos a trabalhar juntos na minha Clínica em Ilhéus-BA, onde hoje resido. Nessa convivência profissional, pude observar suas qualidades na área de Saúde, tanto em Quiropraxia quanto em Reiki, cativando as pessoas, auxiliando na cura, aliviando o sofrimento de muitos. Tivemos a oportunidade de estar bem próximos e meus filhos, ainda pequenos e cativados por ele, chamavam-no de avô.

Nunca o vi desperdiçar o tempo. Nas horas vagas, é comum encontrá-lo estudando idiomas, principalmente o inglês. Ele costuma dizer que é preciso estudar outros idiomas para poder transmitir a mensagem do Mestre Gabriel em outros países.

Quando ele chegou ao lugar de Mestre Geral Representante, em 6 de janeiro de 2000, recebi pela primeira vez o cargo de Mestre Representante do Núcleo Reis Magos (Ilhéus-BA). Uma das coisas que ele sempre me dizia era que eu andasse direito, pois na UDV não tem proteção; e que eu buscasse seguir o exemplo do Mestre Gabriel, devendo ser justo com todos. Ele também falava que tem alguns discípulos que suportam mais a doutrina reta e, com esses, ele chegava mais rente, e dizia que eu era um desses.

Quando me entregou o grau de Conselheiro, em 1989, no Núcleo Estrela Guia, não recebi parabéns, nem elogios, e sim uma doutrina reta nas muitas coisas que precisava melhorar, ensinando-me a buscar ter atenção para acertar o máximo possível. Eu o considero, de certa forma, um pai, como sei que tem muitos discípulos da UDV que assim o consideram também.

M. Zé Luiz e Conselheira Emanuella, junho de 2017 | Foto: Bento Viana.

Neste dia do seu aniversário, desejo ao Mestre José Luiz que continue recebendo a Força e a Luz do nosso Mestre e possa ter uma vida longa com boa Saúde ao lado de sua esposa, a Conselheira Emanuela, e de sua querida família. Que ele possa continuar por muitos e muitos anos cumprindo bem sua Missão, unido com essa irmandade que tanto o admira, respeita-o e o tem como bom exemplo para todos nós.

Um forte abraço amigo, em meu nome, em nome da minha família e de um milhão de amigos que cativou nessa sua jornada. Feliz aniversário!

*Estácio Luiz Fialho Ferrer é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Caminho Real (Ilhéus-BA). Ocupou o cargo de Mestre Central da 4ª Região no triênio 2015-2018.

Série Mestres da Origem | Clique aqui e assista o Depoimento do Mestre Zé Luiz ao Blog da UDV. No vídeo, Mestre Zé Luiz fala sobre sua infância, o primeiro encontro com o Mestre Gabriel, sua chegada na UDV e a caminhada ao longo desses anos.

27 respostas
  1. Márcio Bellini
    Márcio Bellini says:

    Meus sinceros votos de felicidades e reconhecimento pela pessoa do M.José Luiz que sempre se dedicou à obra do Mestre nos orientando e ensinando esse caminho de Luz Paz e Amor…que o Grande Mestre lhe dê saúde pra que possamos tê-lo ainda entre nós por um bom tempo. Seja feliz amigo poeta cantador…..

    Responder
  2. Maria do Céu Oliveira Brasil
    Maria do Céu Oliveira Brasil says:

    M. Zé Luís um homem de valor e beleza por seu modo de ser e conviver com as pessoas em um clima de paz e harmonia. Meus cumprimentos vida longa com saúde, sabedoria e paz ao lado de sua família e sua companheira Emanuella. Feliz Aniversário.

    Responder
    • jorge luiz alves vieira junior
      jorge luiz alves vieira junior says:

      Sinto no M. Jose Luiz um homem com busca espiritual latente, com uma boa vontade, querer e disposiçao em auxiliar que impressiona. Fica aqui minha sincera admiraçao e respeito pela pessoa dele. Vida Longa !! Jorge Luiz – CI NMMNogueira.

      Responder
  3. Nelson Bittencourt
    Nelson Bittencourt says:

    Mestre Ze Luiz com sua alegria, poesia, amizade, gentileza, memoria vivida contando do Mestre, vem cada vez mais cativando a todos nos. Quando o conheci no Nucleo Jardim das Flores, ha 30 anos, o saudei dizendo Bem-vindo mestre Ze Luiz, logo respondeu: Benvindo eh o filho do Mestre Gabriel, eu sou o Zeluepa. Abraços e felicidades.

    Responder
  4. Felisberto
    Felisberto says:

    Muito bonito o depoimento do M. Estácio em homenagem ao M Zé Luiz, quanta sabedoria desse mestre poeta e cantador! Parabéns e felicidades com saude por muitos anos e muitos anos!!

    Responder
  5. Alcides Vieira da Silva
    Alcides Vieira da Silva says:

    A União do Vegetal me trouxe a certeza da necessidade de me tornar cada vez mais um soldado preparado à serviço dessa causa. Tendo sempre a minha própria consciência à me guiar, pra que não fique bitolado só ao que ouvi falar. Assim o Mestre vem me ensinando. Na certeza que a cada dia percebo onde tenho que me corrigir pra que eu possa seguir com firmeza nessacaminhada.

    Responder
  6. Márcia Couto Geraldi
    Márcia Couto Geraldi says:

    Querido Mestre José Luiz, o Zeluepa, um amigo, um poeta, que com suas rimas, traz o conhecimento espiritual com fineza, com firmeza e graça, me mostrando o caminho, fortalecendo a confiança no Mestre Gabriel. Feliz nova idade, saúde, alegrias, continue o bom plantio, colha muitas flores. Fraterno Abraço

    Responder
  7. José Roberto Acre
    José Roberto Acre says:

    Saudações, tricolores, felicidades com saúde e símbolos da nossa união, extensivo aos seus familiares e amigos. Em meu nome de minha família que te admiramos pela sua personalidade e sua bela história na UDV, hoje o Mestre Mais Antigo do centro, um poeta cantador. De versos e prosas.
    Muitas flores no seu caminho!!!

    Abraços do amigo.
    M. Jose Roberto S. Barbosa
    Acre Brasil 7 Região.

    Responder
  8. Antonio (Antonio enfermeiro)
    Antonio (Antonio enfermeiro) says:

    Olá amigo amigo irmão
    amigo irmão sim senhor
    tu és um amigo irmão
    reconheço o teu valor
    és simples és umildade
    em teu coração tens amor

    Desde o início porem
    quando na união chegou
    que avistartes o mestre
    o teu coração se alegrou
    dizendo para te mesmo
    encontrei o meu salvador

    Deu início a caminhada
    neste caminho de luz
    o mestre lhe encinanndo
    o caminho de jesus
    o caminho verdadeiro
    que a salvação nos conduz

    És um mestre da origem
    desta grande recriação
    o caminho verdadeiro
    esta sagrada união
    que traz luz paz e amor
    pra te e pra todos os irmãos

    Parabéns pelo seu dia
    que Deus te der sua bênção
    saúde com alegria
    paz e amor no coração
    iluminando o seu caminho
    lhe dando compreenção

    Feliz aniversário amigo
    te desejo de coração
    que tenhas uma vida longa junto com todos os irmãos
    que tenhas felicidades
    e muito amor no coração

    Que você seja sempre feliz
    com a sua companheira
    que a alegria e a felicidade
    Te envolva a vida inteira
    com luz paz e amor
    de hoasca a conselheira

    A simplis maneira de me expressar
    Um abraço fraterno de seu amigo

    Buritis Rondônia
    Antonio (enfermeiro)

    Responder
  9. Manuela Bernis
    Manuela Bernis says:

    Esse tão querido Mestre José Luiz, eu sou uma das tantas pessoas cativadas por ele! Tantas pessoas que podem ter uma idéia de quem é Mestre Gabriel e seus valores, através das palavras e atos de M Jose Luiz. Neste dia de alegria por mais um ano de vida desse amigo, peço ao nosso Divino Mestre Jesus que lhe cubra de bençãos, que lhe dê cada vez mais Luz, Paz e Amor, para que ele possa ser feliz e continuar sua missão dentro da União! Viva Mestre Jose Luiz! Viva a União.

    Responder
    • Ana Paula
      Ana Paula says:

      Viva mestre José Luiz! Com seu jeito amigo e amoroso traz a doutrina do Mestre Gabriel e transmite um tanto de quem ele é! Que Jesus o abençoe cada vez mais nesse trabalho pela União e te dê saúde e paz!

      Ana Paula, Núcleo Apuí

      Responder
  10. MOSÁLIA MOREIRA PIRES
    MOSÁLIA MOREIRA PIRES says:

    Parabéns ao Mestre Zé Luiz! Uma pessoa importante na UDV pelo seu empenho em orientar e cativar a todos através da doutrina do Mestre Gabriel. Tê-lo como amigo é um privilégio pra mim e para minha família, pois vem sendo exemplo de vida e trabalho com dignidade, dedicação e respeito. Que a luz do Divino Mestre venha trazendo a saúde, prosperidade e boas realizações todos os dias de sua vida, junto aos seus familiares.

    Responder
  11. Daniel Tucker
    Daniel Tucker says:

    Querido Amigo e Mestre Zé Luiz,
    Feliz Aniversario. Na minha memória e experiência, o sr. esteve disposto auxiliar e dar sua mão aos seus irmãos e amigos nos Estados Unidos. Sua presenca, proximidade ao Mestre Gabriel, bom humor, boa memória, liderança e amizade sincera fizeram muito bem pela expansão do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Plantou e cultivou muito bem. Votos de uma boa colheita.

    Seus amigos Daniel e Carmen

    Responder
  12. Lilian Marchesoni
    Lilian Marchesoni says:

    Que belo relato. Realmente retrata esta figura ímpar que é o M. Zé Luiz! Saúde e disposição pro senhor, Mestre! :)

    Lilian Marchesoni
    N. Claridade Divina – Seattle

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *