Mestre Paixão, um caianinho pioneiro na UDV

| 8 abril, 2019

Natural de Salvaterra, Ilha do Marajó (Estado do Pará), Raimundo Pereira da Paixão (in memorian) nasceu em 8 de abril de 1933 e hoje estaria inteirando 86 anos. Aos 14 anos, mudou-se com seus pais e irmãos para Porto Velho (RO), onde trabalhou inicialmente como estivador. Conheceu o “Seu” Gabriel (Mestre Gabriel) ainda na década de 1950, quando ambos trabalhavam no setor de enfermagem do Hospital São José. Também frequentaram juntos o Terreiro de São Benedito. Pessoa alegre e cativante, Mestre Paixão foi um dos primeiros mestres antigos da União do Vegetal a sair de Porto Velho para atender a necessidade de expansão da UDV.

Abaixo, reproduzimos um texto de autoria dos filhos Ivo Marcelo Barbosa da Paixão e Silas Barbosa da Paixão publicado nesse Blog em 2017:

Mestre Paixão, amigo do Mestre e da UDV

Raimundo Pereira da Paixão (Mestre Paixão) nasceu em 08 de abril de 1933, na cidade de Salvaterra (Pará), filho de Oswaldo Alves da Paixão e de Elisa Pereira da Paixão. Mudou-se para Porto Velho (RO) aos 14 anos, começando a frequentar o batuque de São Benedito que era de sua madrinha de fogueira, Ceci Lobo Bittencourt, conhecida como Chica Macaxeira.

Era o mesmo batuque que José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, frequentava, antes de criar a União do Vegetal. Nessa época, Raimundo e José Gabriel se tornaram amigos e compadres. Raimundo também conhecia um pouco de esoterismo e o Espiritismo de Allan Kardec.

Com a mudança do José Gabriel para o seringal, eles ficaram três anos sem ter contato. Quando voltou para Porto Velho, em 1965, e já tendo criado a União do Vegetal, José Gabriel convidou Raimundo para conhecer o chá Hoasca. Porém, o advertiu que quando fosse beber o chá, não ingerisse bebida alcoólica no dia. Isto fez com que demorasse um ano até ele ir, pois toda vez que lembrava do convite, já tinha ingerido bebida alcoólica.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Em 2018, o Blog da UDV produziu uma série de publicações em homenagem ao M. Paixão. Elas podem ser acessadas clicando aqui.

5 respostas
  1. Adriana Carla Mignot - 10a Região.
    Adriana Carla Mignot - 10a Região. says:

    Luz, Paz e Amor, sempre, na jornada espiritual deste que é o nosso Mestre Paixão! A ele e todos os pioneiros que junto ao Mestre Gabriel iniciaram a União, minha eterna Gratidão!
    Gratidão aos irmãos que fazem este Blog, o Site Oficial da nossa UDV e a todos os Departamentos dessa Sagrada Instituição!
    Saúde para todos!
    Abraço fraterno!

    Responder
  2. Erika Madeliane
    Erika Madeliane says:

    Uma pessoa que transmitia paz, quero ter sempre gravado na minha memória a sessão que assisti dirigida por ele no N Boa Vista, mesmo debilitado cumpria seu dever de ensinar as pessoas os ensinos do nosso Grande Mestre. Um homem de paz é assim que me lembrarei sempre dele.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *