Mestre José Roberto Souto Maior, 70 anos de caminhada

Salomão Taumaturgo Marques*

| 31 Agosto 2017

Arquivo pessoal.

Nesta data de 31 de agosto de 2017, inteira 70 anos de vida José Roberto Souto Maior, Mestre na União do Vegetal formado pelo Mestre José Gabriel da Costa, em Porto Velho (RO). Ao longo dos seus 48 anos de UDV, atravessou dificuldades e colheu alegrias, nunca deixando de trilhar o caminho desta Sagrada União, em obediência à palavra do Mestre: “Ruberto** Souto Preso, é o maior preso que tem na União do Vegetal”. Com estas palavras em um tom bem-humorado e amigo, Mestre Gabriel ligou mais um discípulo para expandir o seu conhecimento e a irradiação do seu amor aos caianinhos.

O amor de Mestre Roberto Souto pela União do Vegetal é visível, e nos diz: “Eu tenho o desejo de ver a bandeira da União hasteada em todas as nações, essas bandeiras são os Núcleos da União, são esses barquinhos que navegam junto ao Grande Navio”.

A ligação de Mestre Roberto Souto com a natureza e a espiritualidade vem desde criança. Uma vez me disse que, aos 12 anos de idade, já tinha no pensamento o desejo de saber o que é o sol, a lua e as estrelas. Nesse período de vida, seu pai, Sr. João Patrício Souto Maior, era proprietário de um parque de diversões chamado “Estrela do Norte”. Um dia nesse parque, com o céu limpo, iluminado pela luz do luar e com o brilho das estrelas, seu pai lhe faz uma revelação: “Meu filho, olha aquela estrela, um dia você vai se encontrar com ela”. E esse dia chegou, Roberto se encontrou com sua estrela-guia, Mestre Gabriel e a União do Vegetal.

A fraternidade do Mestre Gabriel o cativou para ficar na UDV; ele conta: “Uma vez eu cheguei à casa dele na hora do almoço, ele estava com o prato em cima da mesa e dividiu a alimentação que ali estava no meio e me disse: – ‘Ruberto, tá aqui, vamos almoçar juntos’. E eu falei ‘não precisa Mestre, eu vou almoçar em casa’. E o Mestre insistiu: – ‘Não, você vai almoçar comigo. Pequenina, pega uma colher pro Ruberto’. E peguei a colher, ele comeu uma parte e eu a outra. Ele estava mostrando pra mim que temos de ser fraternos com nossos irmãos, me deu um exemplo de fraternidade que ficou gravado em minha memória”.

Coração do Mestre

Na data de hoje, dando continuidade à sua dedicação pela UDV, Mestre Roberto Souto está presenciando a elevação da Distribuição Autorizada de Rio Branco (AC) para Núcleo, que tem o nome de Coração do Mestre***. Ele é fundador dessa DAV e será o primeiro Mestre Representante do novo Núcleo. Faço votos de que esse coração sagrado do Grande Mestre Gabriel lhe ilumine cada vez mais com sabedoria e firmeza.

A irmandade deste Centro o saúda e expressamos o nosso reconhecimento pelo seu trabalho prestado à União do Vegetal e ao Mestre Gabriel, seu amigo fraterno, justo e leal.

Que o Divino Mestre lhe cubra com bênçãos, saúde e muitas alegrias junto com sua família!

*Salomão Taumaturgo Marques é integrante do Corpo Instrutivo da Sede Geral (Brasília-DF) e Presidente do Conselho Fiscal da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

**Mestre Gabriel o chamava desta maneira e não como “Roberto”.

***Coração do Mestre é o nome de uma Chamada de autoria do Mestre Roberto Souto. Ele é autor de outras cinco Chamadas, são elas: Caminho Claro, Grande Esperança, Bem-te-vi, Senhora das Águas e Água da Vida.

11 respostas
  1. Edson Sousa
    Edson Sousa says:

    Parabens, meu irmão e amigo Mestre Roberto Souto. Tive a oportunidade de ser convocado à Sessão Instrutiva por ele, em 06.01.1984, quando Mestre Representante do Núcleo Caupuri em Manaus. Grato por me mostrar boas coisas da UDV e o amor do Mestre por esta nossa Boa União.
    Luz, Paz e Amor

    Édson Sousa
    CRDG 2a Região

    Responder
  2. Djalma Reis Junior
    Djalma Reis Junior says:

    Que o nosso Guia Espiritual, continue nos iluminando com sua Luz, desejo mais saúde, mais felicidades ao M. Roberto Souto, pra continuar trabalhando pela Obra do nosso Grande Mestre Gabriel.

    Responder
  3. Flávia Ilíada
    Flávia Ilíada says:

    Caro irmão Salomão, que bonita e merecida homenagem!

    Guardo em meu coração sincera gratidão e respeito a esse senhor, Mestre Roberto Souto Maior. Pessoa de grande valor e importância na chegada de um grupo de pessoas que vieram de outra sociedade, de nome Caminho da Luz, e que após um encontro dos seus dirigentes com ele no Acre, vieram a movimentar a integração daquele grupo à União do Vegetal. Meu companheiro e eu fazíamos parte daquele grupo e hoje estamos aqui, seguindo e dando continuidade à obra do nosso grande Mestre, procurando somar e contribuir como podemos.
    A forma como ele nos recebeu, de portas e braços abertos, cativou a todos, quem teve a oportunidade de estar com ele no Acre e quem nem esteve lá, mas ouviu como foi e pode sentir. Nos cativou como um dia foi cativado pelo Mestre! É o tipo de coisa que a gente grava na memória e não esquece.

    Faço votos de saúde, vida longa e prosperidade ao senhor e sua família.

    Responder
  4. João Eduardo Franco
    João Eduardo Franco says:

    Vida longa ao Mestre Ruberto! ⭐ O aniversário é do senhor mas a felicidade é nossa, de todos os irmãos da UDV, de todos os discípulos do Mestre Gabriel.

    Responder
  5. ROBSON CAVALCANTE
    ROBSON CAVALCANTE says:

    Parabéns ao Mestre Roberto Souto, uma vida de dedicação a essa obra sagrada. Que tenha sempre saúde e felicidades em sua vida e de vossos familiares. LPA

    Responder
  6. KLAUS M PARANAYBA
    KLAUS M PARANAYBA says:

    Não há dúvida que foi uma grande graça a presença física do Mestre Gabriel na vida das pessoas que puderam conviver com ele. Sinto que cada um dos Mestres da Origem tem uma mensagem de vida a nos dar. Percebo que a Luz do Mestre Gabriel de alguma forma, através da vida de seus discípulos, vem chegando até nós. Seja através de palavras ou mesmo de exemplos. O Mestre Roberto Souto foi e é um dos primeiros Mestres da Origem que conheci quando cheguei na UDV. Na semana santa de 1981 estivemos hospedados na casa dele em Manaus. Fomos bem tratados. Lembro que em sua residência, falando a respeito de parar de fumar ele disse: “se o cigarro pular na minha boca eu fumo”… Mostrando pra nós que a atitude que tomamos e definida pelo nosso querer. Parabéns, Salomão, pela homenagem, e parabéns Mestre Roberto Souto por todas as travessias que demonstram sua resistência no caminho do Mestre. Que o símbolo da União e a Prosperidade sejam eternos companheiros em seu lar e sua família.

    Abraço fraterno,
    KLAUS M PARANAYBA

    Responder
  7. Janainna Souto Maior de Albuquerque
    Janainna Souto Maior de Albuquerque says:

    Linda homenagem, gratidão a todos pelas mensagens de carinho, grata Salomão por expor um pouco dele fielmente, grata meu Pai pela vida e pelo caminho da Luz que me ensinaste a seguir. Hoje estou junto com meu marido e filhas buscando conhecer um pouco mais esta estrela guia, sendo cada dia cativada pelos ensinos e exemplos do nosso Mestre Gabriel. Gratidão sempre, Deus te abençoe

    Responder
  8. Antonio Albuquerque Junior
    Antonio Albuquerque Junior says:

    Tive o prazer de conhecer esse ser humano especial em 1984, um coração firmado em querer bem ao seu semelhante, principalmente os mais carentes. Recebeu meus pais quando Mestre Representante do núcleo Caupuri em 1984, e me autorizou beber o vegetal. A vida me fez genro e pai de três netas dele, mas principalmente amigo e Mestre que nunca sonegou o seu saber quando perguntado, sem entretanto se distanciar do lugar de estar sempre aprendendo e se renovando. Minha gratidão e votos de uma vida longa com saúde e com brilho do símbolo sagrado que professa de Luz, Paz e Amor.
    Antonio Junior (QM N. Tiuaco)

    Responder
  9. Luana Souto Maior
    Luana Souto Maior says:

    Meu Pai, tesouro valioso em nossas vidas como sou previlegiada em.ter.o sr como meu pai.Que Deus.com sua infinita bondade lhe de muitos anos de vida! Amo vc!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *