Mestre Herculano, 83 anos de simplicidade e bom humor

| 15 Novembro, 2018

Equipe do Blog

Mestre Herculano, 6 de janeiro de 2015 | Foto: Bento Viana.

Francisco Herculano de Oliveira, o Mestre Herculano, nasceu no Rio Grande do Norte, foi registrado no Ceará e, ainda jovem, fez do norte do país sua morada. Hoje, 15 de novembro de 2018, inteira 83 anos de idade. Convive ao lado dos seus familiares e da irmandade da União do Vegetal com bom humor, saúde, disposição para aprender e ensinar, e um jeitão de caboclo simples que lhe é peculiar. Quem o conhece, não esquece jamais.

Em sua homenagem, o Blog da UDV disponibiliza abaixo trechos de publicações feitas anteriormente para celebrar seu natalício e convida a todos para rever a entrevista feita pelo DMC com ele para a série “Mestres da Origem”. Na época da gravação, Mestre Herculano ocupava o cargo de Mestre Geral Representante (2009 – 2015) – o cargo mais alto da União do Vegetal.

E, como não poderia deixar de ser, reproduzimos abaixo uma das falas características do Mestre Herculano, desejando a ele o que ele sempre tem desejado a todos os irmãos da UDV:

“Felicidades aí pro senhor! Tá?”

Um coração hoasqueiro

Em 1971, o caboclo nascido “nas extremas” do Ceará com o Rio Grande do Norte recebeu, em Porto Velho, uma estrela das mãos de Mestre José Gabriel da Costa, um homem mandado por Deus, como ele mesmo diz. Seu guia espiritual. A estrela, bordada na camisa, não tinha caído do céu. Era mais, assim, como semente colocada em um peito adubado, aberto para o amor. Um plantio regado pela consciência da verdade de Deus com a doutrina e a prática da paz, fina compreensão, crescendo em meio à realidade dura do interior da Amazônia, fruto de um exemplo da Luz que o caboclo de olhos apertadinhos soube ver e sentir.

O texto acima é de autoria da Conselheira Cristina da Luz (Núcleo Pupuramanta – Rio de Janeiro-RJ) e pode ser lido na íntegra clicando aqui.

“Amansador de Cavalo”

Com 50 anos de dedicação a esta Sagrada Obra, esse trabalhador bem humorado e de rápido raciocínio traz como lema de vida a simplicidade e a prática do bem viver em sua doutrina. Ainda, como um bom agricultor, ensina a plantar a semente da paz e do amor em cada coração em que encontra solo fértil e em mentes abertas ao encontro com o Salvador.

O texto acima é de autoria da Conselheira Isabel Oliveira (Núcleo Jardim Florescendo, Flórida – EUA), filha do Mestre Herculano e da Conselheira Ritinha, e pode ser lido na íntegra clicando aqui.

Veja abaixo a entrevista do Mestre Herculano que integra a Série Mestres da Origem:


Amanhã, dia 16, o Blog da UDV publicará um texto em homenagem aos 70 anos da Conselheira Ritinha, companheira de vida de Mestre Herculano.

7 respostas
  1. Douvel Sousa Moraes
    Douvel Sousa Moraes says:

    Amigo batalhador por esta obra bendita do Mestre. Devo-lhe a fineza do aprendizado de diversos ensinos desta União, durante o tempo que vivenciamos em Porto Velho. Minha admiração pelo seu entusiasmo em trabalhar pela UDV e seu bom humor com todos nós. Abraços e felicidades, amigo.

    Responder
  2. Flávio Soares de Oliveira
    Flávio Soares de Oliveira says:

    Parabéns, Mestre Herculano. Homem simples com doutrina reta, segura … tem uma Estrela Brilhante e carrega a Bandeira da Paz… Grande abraço.
    Flávio- Núcleo Sultão das Matas

    Responder
  3. José Dias
    José Dias says:

    Parabéns, Mestre Herculano!
    Que o Sr. continue contando vitorias,
    tenha sempre forças para continuar seguindo
    e aconselhando os irmãos a seguirem a luz do Mestre Gabriel, como sempre o Sr. faz.

    Esse é o desejo de seu amigo José Dias!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *