Mestre Bartolomeu: um amigo de muitos

| 24 dezembro, 2018

Mestre Bartolomeu | Foto: Cássio de Paula Ribeiro.

O Blog da UDV reproduz abaixo dois textos em homenagem a Bartolomeu Pinheiro do Nascimento, que, hoje, véspera de Natal, faria 75 anos. O primeiro texto é de autoria do Mestre Jorge Elage* e segundo é de Mestre Gilson Vargas**. Ambos conviveram com Mestre Bartolomeu e nutriram por ele grande amizade, respeito e admiração, que podem ser sentidos nos textos abaixo:

Mestre Bartolomeu, desatando os nós e estreitando os laços

Hoje, 24 de dezembro, véspera de Natal, Bartolomeu Pinheiro do Nascimento faria aniversário. Ele nasceu em 1943, numa localidade de nome de Poção, no Ceará. Ainda criança, seus pais foram para o então Território Federal do Guaporé (atual estado de Rondônia), onde trabalharam na extração da borracha em diversos seringais da região.

Perto dos 18 anos de idade, Bartolomeu chegou a Porto Velho (1962) e se alistou no Exército para o serviço militar. Quase sem instrução, cursou o curso supletivo e cursos de formação militar, chegando ao posto de sargento. Permaneceu no Exército até o início de 1976, quando foi aposentado em razão de um grave acidente em serviço no quartel.

O início de sua caminhada na União do Vegetal ocorreu de forma incomum. No fim de 1967, encontrava-se de guarda no portão principal do quartel, quando chegou um caminhão carregado de tijolos, que foi recebido no pátio externo pelo sargento Eufrazio.

Ao concluir o descarregamento, o motorista despediu-se do Eufrazio e apontou a mão na direção do Bartolomeu, que percebeu o gesto. Logo após a saída do caminhão, Eufrazio falou para Bartolomeu que aquele senhor era o Mestre Gabriel, que distribuía o chá do Mariri, e que tinha mandado lhe dizer que, se quisesse, fosse na quarta-feira para a Sessão.

          Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Mestre Bartolomeu, um líder nato

Bartolomeu Pinheiro do Nascimento chegou à União do Vegetal no ano de 1967 e teve a merecida oportunidade de conviver com o Mestre Gabriel, de quem recebeu o grau de Mestre em 28 de março de 1970.

Por sua valorosa contribuição à UDV e seu jeito cativante de ser, foi convidado pelo Mestre Raimundo Monteiro de Souza e pela Conselheira Zildinha de Souza para dar início aos trabalhos da UDV em Goiânia (GO). Assim, saiu de Ariquemes (RO) e chegou a Goiânia em dezembro de 1982, juntamente com sua companheira Inácia, sua filha Helena e seus filhos Valdivino e Reissalo.

Encontrou uma irmandade com poucas pessoas, que viajavam de Goiânia para beber o Vegetal na Sede Geral, em Brasília-DF. Ele dizia que queria colocar o nome de Inca em um Núcleo, por ser o começo da História da Hoasca, e queria iniciar um Núcleo pelo começo dessa história.

Em 1983, ele participou da aquisição do terreno e, nesse mesmo ano, foi inaugurado o Pré-Núcleo Rei Inca. Ele sempre foi muito dedicado às causas da UDV. Dizia que estava 24 horas à disposição dos discípulos, sempre mostrando amizade por todos. Era um trabalhador muito arrojado. Pegava no terçado (facão), como ele dizia, e ia limpando a área de mata virgem para dar início à construção do Templo de uma maneira muito rápida e com uma disposição de impressionar, e dizia: “Eu vou abrindo a picada e vocês vão dando o acabamento”.

          Clique aqui e leia o texto na íntegra.

*Jorge Elage é integrante do Conselho de Administração Geral da União do Vegetal; 
**Gilson Vargas é integrante do Quadro de Mestres da Distribuição Autorizada de Vegetal de Pirenópolis (Pirenópolis -GO).

2 respostas
  1. Azilda Helena Romero Do Nascimento
    Azilda Helena Romero Do Nascimento says:

    Prezados Irmaos,
    Dezembro e um mes particularmente e duplamente especial pra nossa familia.
    Eu sou grata por ter vivido momentos unicos e marcantes ao lado do meu entao jovem e amado Pai, M. Bartolomeu e por ter convivido, durante alguns anos, com uma tribo bem especial ao meu coracao, essa que junto a M. Bartolomeu, o auxiliaram a realizar um trabalho bem lindo e frutifero no hoje Nucleo Rei Inca de Goiania, dando continuidade a um trabalho desde o inicio de sua caminhada na UDV em 1967. Sao muitas historias, algumas vivencias e passagens marcantes, bonitas, felizes e tambem de um tanto de peleja e trabalho, sempre realizados com alegria, sorriso e muita disposicao.
    Grata M. Gilson, M. Helio, M. Marco Aurelio, M. Jorge Elage, e a todos os responsaveis por esses registros que mantem viva a lembranca e trazem ao conhecimento daqueles que nao tiveram a oportunidade de com ele conviver, uma synapse da historia e da vida desse cidadao de bem que foi o meu Pai, M. Bartolomeu, pessoa a qual tenho profunda admiration e muita SAUDADE, pelo ser unico e marcante que foi, e pelo trabalho lindo na arte de cativar pessoas que realizou durante sua curta passagem por esse planeta.
    M. Bartolomeu, com certeza, teria contribuido um tanto mais com o crescimento e expansion da UDV com sua maneira verdadeiramente amiga, simples, cativante e sua psicologia nata, sua habilidade no trato com as pessoas, seu forte senso de justica, sua alegria e visao diferenciada do mundo e da natureza humana.
    Um ser em evolucao, como cada um de nos aqui encarnados, mas com toda certeza, um homem de valor, dedicado as boas causas, um trabalhador eximio, que motivava as pessoas pela sua energia, disposicao, alegria e exemplo no cumprimento das tarefas.
    E a memoria de tudo o que ele representa que continua me fortalecendo a seguir em frente quando por vezes, sinto e vejo que algumas coisas estao bem diferentes do que vivemos naquele periodo da origem. Ai eu lembro da desenvoltura, da flexibilidade e do chamado “jogo de cintura” tao caracteristicos na sua personalidade. Caboclo interessante.
    Peco a Deus e ao M. Gabriel que mantenha viva em nos, a essencia da UDV para que encontremos nela um lugar cada vez mais acolhedor, mais igualitario, mais irmanado como nosso Mestre deixou pra nos, e como os nossos queridos e saudosos Irmaos e M. de origem vieram dando a sequencia a esse trabalho essencialmente belo.
    Desejo a todos um Feliz Natal de Luz e Paz.
    Feliz Aniversario meu velho Pai. Te amo. Saudades.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *