Mestre Raimundo: um homem simples do sertão nordestino

Emerson Monteiro*

| 22 fevereiro 2018

Hoje, 22 de fevereiro de 2018, faz um mês que o Mestre Raimundo Nonato da Silva (Núcleo Santa Fé do Cariri, Crato-CE) fez a passagem, deixando uma ausência enorme em nossa irmandade, tocada nos sentimentos, em face da saudade que aqui ficou.

Cabe agora a nós, principalmente aos que puderam conviver mais de perto com ele, exercitar o que Mestre Raimundo ensinou nas suas atitudes e praticados. Motivo de responsabilidade aos que testemunharam sua história rica de transformação e coerência.

Conheço Mestre Raimundo desde os anos 70, quando começou a trabalhar como jardineiro e zelador do sítio onde eu morava com minha família, no Bairro Grangeiro, em Crato.

Era um homem simples do sertão nordestino, que nasceu na Serra de Santa Helena, no município de Exu, em Pernambuco, no dia 7 de setembro de 1960. Durante sua breve vida, exerceu as profissões de agricultor, jardineiro, comerciante, eletricista, pedreiro, pintor e bombeiro hidráulico.

Bebeu o Vegetal logo nas primeiras vezes em que houve distribuições na Região, no início da década de 90,  juntamente com sua companheira, Raimunda Maria Pereira da Silva (hoje Conselheira Raimunda), com quem teve quatro filhos (Oston, Osteana, Josiane e Josilene).

Aceitou, desde o princípio, a mensagem do Mestre Gabriel e tornou-se dele um seguidor. Sócio fundador do Núcleo Santa Fé do Cariri, sempre exerceu com dedicação e afinco as funções que lhe foram destinadas, inclusive nos cargos de Vice-Presidente e Presidente da Diretoria do Núcleo.

Exemplo de quem compreendeu a mensagem de Mestre Gabriel, organizou sua família, sua vida profissional e comunitária de modo a reunir larga folha de serviços prestados e o respeito de quantos com ele tiveram a grata oportunidade de conviver. Semeou a boa semente nos corações da Irmandade, sempre disponível à causa que abraçara na força da sua simplicidade.

Pai exemplar, atencioso, prestativo, alegre, bem humorado, trabalhador, honesto, irmão e Mestre querido no meio de todos. Eis alguns qualificativos que bem resumem a personalidade desse cidadão brasileiro, originário das classes mais humildes e que tão bem caracteriza o exercício prático da força transformadora da União do Vegetal, na sua missão de trabalhar pelo desenvolvimento das virtudes morais, intelectuais e espirituais do ser humano.

Neste dia, revemos quais caminhos alumiou através do exemplo de vida que viveu com alegria e coragem. Que as bênçãos do Divino Mestre nos deem força na compreensão da Verdade maior e que a Luz, a Paz e o Amor estejam com o mestre Raimundo Nonato em sua nova jornada pelos campos do Senhor!

*Emerson Monteiro é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Santa Fé do Cariri

13 respostas
  1. Jorge Hélio
    Jorge Hélio says:

    Merecida homenagem. Mestre Raimundo está e estará sempre presente na memória e no sentimento de quem teve a oportunidade de conviver com o seu jeito simples e amigo. Cumpriu a missão de homem honrado e pai de família de bem. Construtor e jardineiro da paz.

    Responder
  2. Osmarina Galvão Costa
    Osmarina Galvão Costa says:

    Que o divino Mestre Jesus o receba em bom lugar e que M. Gabriel, nosso guia, esteja com ele conduzindo para que continue sua jornada na continuação de sua evolução no caminho caianinho. Desejo conformação aos familiares e amigo deste jardineiro do bem.

    Responder
  3. Eládio Ribeiro
    Eládio Ribeiro says:

    Nestes 12 anos em que pude conviver no Núcleo Santa Fé do Cariri com o M. Raimundo, pude ver na prática o que é um homem simples e dedicado à obra do Mestre Gabriel.

    Responder
  4. Luiz Guilherme Nascimento
    Luiz Guilherme Nascimento says:

    Tive a honra de poder conhecer M. Raimundo. Homem simples e de bom coração. De conversa fácil e sempre dedicado aos ensinos e aos trabalhos em seu Núcleo. Um grande perda para a UDV. Que Deus o receba em seus braços, conforte e dê conformação e resignação aos seus familiares e amigos.

    Responder
  5. Luzia Gomide
    Luzia Gomide says:

    Mestre Raimundo, inesquecível exemplo de força, fé e simplicidade de coração. Sua ligação com o Mestre Gabriel nos conforta trazendo a certeza de sua atual moradia na casa de Deus! Seguiremos aqui, levando em frente e honrando o trabalho que dedicou com tanto amor ao nosso Santa Fé do Cariri!

    Responder
  6. David van den Brule
    David van den Brule says:

    Merecida homenagem, homem dedicado a fazer uma paz no mundo, meus sinceros sentimentos…Q bom q tive a oportunidade de conviver um pouco com M. Raimundo, saudade de luz…abraços

    Responder
  7. Bhering Aragão
    Bhering Aragão says:

    Merecida homenagem a este senhor, irmão e amigo de todos. Mestre Raimundo foi um exemplo de bem viver. Sua história está marcada no coração de todos os que tiveram a honra de conhecê-lo e ver de perto seu trabalho e dedicação na União do Vegetal.

    Responder
  8. Marcio Vanderlei de Oliveira
    Marcio Vanderlei de Oliveira says:

    Em minha primeira sessão foi o M. Raimundo quem se preocupou e ficou durante boa parte da seção ao meu lado, me ajudando a tentar me acalmar naquela que seria a minha primeira burracheira. Ao saber de sua passagem, fiquei muito triste. Agradeço ao Mestre Raimundo toda a sua dedicação comigo em nosso primeiro encontro.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *