Mestre Monteiro, servidor zeloso e dedicado

Almir Nahas*

Mestre Monteiro, conselheira Zildinha e família | Foto: DMD/SG

Nascido em 30 de março de 1934, em Humaitá, no Amazonas, filho de pais cearenses, Raimundo Monteiro de Souza foi criado no catolicismo. Sua família passou a residir em Rondônia em 1949, e ele ainda adolescente, começou a trabalhar como funcionário do Governo Federal em Porto Velho. Fez carreira como funcionário público. Tornou-se professor, e mais tarde ocupou cargos na Administração Pública, inclusive no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.

>> Clique aqui e assista o Depoimento do Mestre Monteiro no Youtube

Chegou à UDV em 4 de setembro de 1966, pouco mais de um ano depois que o Mestre Gabriel, o fundador e guia espiritual do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, instalou-se com sua família em Porto Velho e começou a organizar e estruturar institucionalmente a sociedade religiosa que foi criada, em 1961, para promover a paz e a fraternidade humana.

Desde o primeiro contato com a União do Vegetal, em sua primeira sessão, ele reconheceu que havia chegado ao lugar onde poderia encontrar o conhecimento espiritual que tanto buscava. A partir daí nasceu em seu coração o compromisso com os objetivos da UDV, e Mestre Monteiro tornou-se um dos mais ativos protagonistas da expansão da UDV, nacional e internacionalmente.

Defesa do Centro

Em inúmeros momentos marcantes da história do Centro, ao lado de outros companheiros de caminhada ligados às origens da UDV, Mestre Monteiro teve participação de destaque. Muitas vezes se colocou à frente na defesa pública da União do Vegetal diante de dificuldades impostas pelo desconhecimento de algumas autoridades em relação ao chá Hoasca e ao verdadeiro sentido da existência da UDV.

Pessoalmente colocou em risco seu cargo de funcionário público, quando processou o governo para garantir a liberdade de culto aos adeptos da União do Vegetal, ainda na década de 1970. Teve atuação decisiva na mudança da Sede Geral da UDV de Porto Velho para Brasília, em 1982. Mais de 10 anos depois, deu um depoimento decisivo na Suprema Corte dos Estados Unidos, parte do longo processo judicial que resultou na liberação do uso do chá Hoasca em rituais religiosos naquele país.

Ao longo de tantos anos de trabalho voluntário, Mestre Monteiro foi um dos principais responsáveis pela estruturação administrativa da UDV, incluindo a formação da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, da qual é presidente honorário.

Mestre Geral Representante

Na intimidade, Mestre Monteiro é um pai de família dedicado. Com sua esposa, dona Zilda Felícia  da Costa Monteiro de Souza, a Conselheira Zildinha, criaram oito filhos. Homem de hábitos simples, sorriso largo e princípios morais tradicionais, Mestre Monteiro ocupou já por cinco vezes o cargo de Mestre Geral Representante da UDV, o mais alto grau hierárquico da instituição que ajudou a fundar.

Um dos plantadores de uma semente na qual ele confiou, e da qual ajudou a zelar como um jardineiro dedicado. Acompanhou a germinação e o despontar das primeiras raízes, ainda frágeis, e hoje vê a União do Vegetal crescendo lenta e seguramente, tornando-se já uma árvore, mantendo-se fiel aos preceitos morais e aos ensinos espirituais transmitidos por Mestre Gabriel.

Em ambientes solenes como os que compareceu para receber os diversos títulos de cidadão honorário com os quais foi agraciado, ou no convívio cotidiano com seus irmãos de fé, Mestre Monteiro segue fazendo a sua parte e dando seu exemplo pessoal de tenacidade e confiança na missão da UDV.

Assim como Mestre Gabriel, que imprimiu em seu coração o amor pela União do Vegetal, o professor Monteiro vem fazendo o mesmo em todos os núcleos da União do Vegetal no Brasil e no exterior. Um homem cativante, positivo. E acima de tudo um pai amoroso, que chega aos 82 anos sorrindo para a vida.

*Mestre Central da 3ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

49 respostas
  1. Maria Helena Iunes
    Maria Helena Iunes says:

    Feliz idade M. Monteiro !
    Depoimento fiel desta grande pessoa que ė Mestre Monteiro.
    Que o Sr.continue por muitos dias a nos orientar, zelando por esse belo jardim que ė a UDV !
    Felicidades, saude e sabedoria!

    Responder
  2. Marco Aurélio Fialho Ferrer
    Marco Aurélio Fialho Ferrer says:

    Querido Amigo e Mestre Monteiro,
    Nesta bela data e sempre, desejo ao Amigo, Felicidades, Saúde, Alegria de ver o Bem Feito pelo seu Trabalho e sua dedicação à essa grande Obra, a União do Vegetal.
    O Senhor Mestre e suas Lições Professor, sempre me Cativam e me Orientam no caminho do Bem, nesse caminho do Grande Mestre Gabriel.
    Nossa família tem um grande respeito a sua pessoa e a sua família querida.
    Só temos a AGRADECER pela amizade e a suas lições onde temos a certeza que são fiéis a Palavra do Mestre Gabriel.
    Que ele continue dando Saúde e Prosperidade ao Amigo.
    Abraços,
    C. Marco Aurélio, C.Josi, João Luiz e Jade do NSJB.

    Responder
  3. Ilana
    Ilana says:

    Feliz aniversário querido Mestre Monteiro. Grata por cada palavra de orientação, cada gesto de atenção. Desejo que o senhor tenha saúde para viver bem. Sinta no coração a gratidão que nós, sócios da UDV, temos pelo seu trabalho e dedicação à essa Sagrada Obra. LPA

    Responder
  4. Agnaldo A de Freitas
    Agnaldo A de Freitas says:

    Ao Mestre Monteiro desejo muitos anos de vida, felicidades e continuidade em nos mostrar o caminho para a nossa evoluçao espiritual.
    PARABENS MESTRE MONTEIRO. FELICIDADES

    Responder
  5. Humberto Cesar
    Humberto Cesar says:

    Mestre Monteiro, parabéns, feliz aniversário, tudo de bom, saúde, prosperidade, sucesso sempre e que sua vida e de sua família seja plena de Luz, Paz e Amor. Um grande e forte abraço do amigo e irmão, Humberto Tedão. (CDC Vento Divino – Lauro de Freitas – BA).

    Responder
  6. José de Anchieta Torreão de Sá
    José de Anchieta Torreão de Sá says:

    Sem dúvida Mestre Monteiro merece nosso reconhecimento pelo seu bom exemplo de homem e de Mestre. Pessoa de valor e que tem deixado sua marca na UDV. Faço votos que ele ainda continue por muitos anos entre nós. Forte abraço para o sr. e sua família prezado amigo. O sr. tem sido um bom espelho.

    Responder
  7. Leika Lima
    Leika Lima says:

    Que o Mestre esteja sempre em se caminho, M.Monteiro. Eu tenho o sentimento que o sr. tem sempre a fraternidade consigo e espalha esta fraternidade em toda União do Vegetal.

    Responder
  8. Estacio Ferrer
    Estacio Ferrer says:

    Prezado amigo Mestre Monteiro
    Quero expressar minha alegria de ver o senhor inteirar 82 anos de idade e poder continuar sendo um dos esteios de sustentação dessa Obra Santa e quero expressar minha gratidão pela sua existência e pelos ensinamentos recebidos através do senhor.
    Desejamos Saúde e Paz e que possa continuar desfrutando da sua vida cada vez com mais sabedoria

    Estacio e família

    Responder
  9. Magno Reis
    Magno Reis says:

    Mestre Monteiro, bom dia e feliz aniversário, sou eternamente grato ao Sr. por estar até hoje na UDV, já fazem 35 anos e continuamos seguindo seus sábios conselhos e exemplos. Desejamos muitos anos de vida e saúde. Abs. M. Magno e Cons. Carmélia

    Responder
  10. ROBERTO ARLEO
    ROBERTO ARLEO says:

    Mestre Monteiro,
    Desejo-lhe felicidade hoje e sempre.
    Que o Senhor permaneça entre nós ainda durante muito tempo.
    Que os seus ensinamentos e bons exemplos sirvam cada vez mais para auxiliar as pessoas.
    Feliz Aniversário!
    Forte abraço
    Roberto Arleo

    Responder
  11. Allan Ribeiro
    Allan Ribeiro says:

    Mestre Monteiro, um feliz aniversário. Desejo ao senhor saúde e o símbolo da UDV. Aproveito a oportunidade pra ser grato ao sr.pelo trabalho que vem desenvolvendo nesta Sagrada Religião.

    Responder
  12. Graciele
    Graciele says:

    Feliz aniversário Mestre Monteiro , desejo saúde para continuar trabalhado e se dedicando por essa obra que é de tão importância pra nós. Felicidades, prosperidade nesse novo ciclo de sua vida. Pessoa de quem guardo boas lembranças, sempre fino com as palavras e muito educado com todos.

    Responder
  13. Ruimar Monteiro Pena
    Ruimar Monteiro Pena says:

    Que o senhor tenha sempre saúde, paz, amor, e clareza sempre pra continuar trazendo os ensinamentos do nosso divino mestre. Um grande abraço e feliz aniversário.

    Responder
  14. Fernando Moura
    Fernando Moura says:

    Parabéns, Mestre Monteiro!
    Saúde, paz, prosperidade. Que o senhor continue com esse propósito de semear a união e a paz por onde andar.
    Um abraço.
    Fernando Moura.

    Responder
  15. Cleudson Brasil
    Cleudson Brasil says:

    Muitas felicidades, Mestre Monteiro. Que possas continuar caminhando e zelando por essa obra com saúde e luz, paz e amor na sua vida.

    Responder
  16. Enoi Lacerda Pio
    Enoi Lacerda Pio says:

    Desejo ao Mestre Monteiro saúde e felicidades junto da sua família pra continuar a obra do nosso GRANDE M. GABRIEL, que também faz parte da sua missão… Abraços

    Responder
  17. Jandira Cerqueira Rodrigues
    Jandira Cerqueira Rodrigues says:

    Para mim é uma alegria conhecer o senhor pessoa cativante, inteligente sempre com um sorriso no rosto. Peço a Deus e ao Mestre que continue lhe iluminando e abençoando com saúde e felicidades. Votos sinceros e carinhoso dos amigos Jandira e Mário.

    Responder
  18. Luciane Maria Araújo Fernandes
    Luciane Maria Araújo Fernandes says:

    Felicidades Mestre Monteiro, que o seu jardim sempre floresça e que o sol sempre ilumine o seu caminho. Abraços fraternos, Luciane

    Responder
  19. Maione Castro Alves
    Maione Castro Alves says:

    Querido Mestre, amigo e irmão, é com felicidade que compartilho contigo esse momento tão especial. Te desejo saúde e alegria! O senhor é pra mim um exemplo de dedicação a essa sagrada obra que é a UDV. Com carinho, Maione, Edwaldo, Jade e Pedro. Vit. Conq. BA..

    Responder
  20. Lucineide Dias
    Lucineide Dias says:

    Vida, longa vida a este homem de belas qualidades e serviços prestados à esta sagrado obra!
    Saúde, paz harmonia e prosperidade!
    Felicidades!
    Abraço fraterno!

    Lucineide Dias

    Responder
  21. Itana Ferreira de Pinho Miguez
    Itana Ferreira de Pinho Miguez says:

    Querido, Mestre Monteiro. Desejo saúde,sorte e alegria. Desejo que no Jardim da vida possa colher sempre flores que foram plantadas com dedicação, amor e atenção com todos seus discípulos. Que o Mestre possa sempre dar sabedoria para conduzir a vida sempre no Símbolo da Luz,Paz e Amor.Um abraço fraterno.

    Responder
  22. Fátima Raulino
    Fátima Raulino says:

    Mestre Monteiro, o seu sorriso realmente é cativante, e sempre me faz lembrar a época que o senhor chegou com a família em Brasília e morávamos próximos, um tempo bom e de boas recordações. Desejo saúde e prosperidade. Feliz aniversário.

    Responder
  23. Rosenil Silva Julião Santos
    Rosenil Silva Julião Santos says:

    Parabéns, Deus abençoe a sua vida e sua família
    Saúde e paz sempre.
    Que a sua missão de pai, companheiro e discípulo da UDV seja exemplo para todos nós que ainda estamos procurando ter firmeza em nossa caminhada. Tudo de bom!

    Responder
  24. Eilonei Souza
    Eilonei Souza says:

    Feliz idade, amigo. Pedimos ao Mestre que lhe dê saúde e muitos anos de vida junto de nós. Extensivo à c. Zildinha
    Eilonei NSS

    Responder
  25. Marcus Vinícius von Zuben
    Marcus Vinícius von Zuben says:

    Felicidades e vida longa ao querido Mestre Monteiro!

    Pai paternal,
    Amigo sem igual,
    Tem
    Bondade nas palavras, oriental.
    Exemplifica nos
    atos, monumental,
    Família, religião, trabalho, Homen de Moral,
    Cumpridor do dever,
    Trabalha sempre alegre e jovial.
    Há de se ver,
    na terra ou Na TV,
    Um Jardim florido,
    de gente se abrindo,
    Que nem botão de rosa
    Sorrindo ao amanhecer
    Do Sol
    E Doa amor fraterno,
    O bom viver, o terno…

    Zuben, BSB,30/03/2016

    Responder
  26. Aline Cichetto
    Aline Cichetto says:

    Que Deus abençoe e continue lhe dando saúde para o bem de todos nós. Um grande abraço da nossa família. Julio, Aline e Maria Gabriela.

    Responder
  27. Edjane Nascimento Ferreira Barros
    Edjane Nascimento Ferreira Barros says:

    Querido Meste Monteiro, quero nesse dia tão especial,o seu aniversário, dizer-lhe o quanto sou feliz por merecer conhecer o senhor, uma pessoa amiga que traz consigo a luz de um brilho radiante do nosso pai verdadeiro para nos orienta com sábios conselhos e auxiliar a seguir nesse caminho do nosso Grande Mestre. Minha gratidão por sua dedicação e amor. Felicidades, saúde ao senhor e todos seus entes querido!Um Grande abraço! Edjane ( Núcleo Santa Fé do Cariri)

    Responder
  28. Daniel Angelim
    Daniel Angelim says:

    Tenho um carinho especial por este senhor, motivo de inspiração com sua conduta e dedicação. Luz Paz e Amor é o que desejo a esse bom amigo
    FELICIDADES !

    Responder
  29. Carla Ramos Arléo
    Carla Ramos Arléo says:

    Querido Mestre Monteiro, lembro- me sempre com muito carinho do seu jeito de ser, do sorriso largo, de suas palavras e do olhar fraterno que nos transmite compaixão e tantas outras coisas boas. Neste seu dia venho te desejar saúde, alegrias, sabedoria e todo o amor que o Sr. possa receber. Agradeço ao Mestre ter tido a oportunidade de conhece-lo. Estamos com saudades. Abraços fraternos de nossa família em vc e Zildinha.

    Responder
  30. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    Um querido amigo, de raízes longas e profundas, tronco sólido, muitos frutos. Uma pessoa cativante, de confiança da e na União do Vegetal, uma forte razão para nos sentirmos bem nessa sagrada religião! Saúde e muitos anos de vida para ver realizar-se a profecia de Mestre Gabriel, o crescimento da União do Vegetal.

    Responder
  31. Delson, Lenita e família
    Delson, Lenita e família says:

    Felicidades Mestre Monteiro!
    Que suas mãos tão acostumadas ao servir continuem semeando bênçãos em sua vida e de sua família.
    Que o Amor continue fazendo morada em seu coração.
    Dos amigos, Delson, Lenita, Luís e Viviane

    Responder
  32. João Paulo e Thea
    João Paulo e Thea says:

    Prezado amigo e mestre, desejamos que o Grande Mestre cubra vosso lar
    com luz, paz, amor e sabedoria, guarnecendo o senhor e toda a sua família.Um
    grande abraço. João Paulo e Thea

    Responder
  33. Maria Nazaré de Almeida
    Maria Nazaré de Almeida says:

    Que saudades do sr e de Dona Zildinha!
    Desejo ao senhor muita saúde para uma vida longa e feliz!
    Também quero externar minha gratidão pela sua amizade, o seu carinho, o seu exemplo.
    Grata!

    Responder
  34. Adriana Mignot da Rocha
    Adriana Mignot da Rocha says:

    Que este homem da Paz continue ainda por muito tempo compartilhando sua serenidade e sabedoria, seu belo sorriso!
    Saúde ao amado Mestre Monteiro, nosso Conselheiro Oriental e família, hoje e sempre!

    Responder
  35. Terezinha de Jesus Moraes Dutra
    Terezinha de Jesus Moraes Dutra says:

    Nobre e querido Mestre e Amigo, nos momentos não tão bons e, nos bons momentos, quero desejar ao senhor M. Monteiro vida longa com saúde pra continuar esblandindo ensinos e conhecimento da vida do grande M. Gabriel pra todos nós discípulos desta Sagrada União. Receba, juntamente com sua familia, o meu carinho e reconhecimento. Parabéns

    Responder
  36. Silvio Gomes
    Silvio Gomes says:

    Mestre Monteiro,um exemplo de discípulo do Mestre Gabriel a seguir,humilde,atencioso,amigo e um tanto de qualidades que nos inspiram.
    Servir a UDV é o lema.
    Que seja sempre abençoado pela saúde e pela prosperidade.
    Silvio e Maria Senna

    Responder
  37. Carolina Joana da Silva Nogueira
    Carolina Joana da Silva Nogueira says:

    Mestre Monteiro
    Neste poema – acrostico quero homenagear nosso amigo querido Mestre MONTEIRO

    Mestre amigo
    Estar como um professor
    Sempre pronto a ensinar
    Trás consigo
    Ritos éticos
    Entusiasmo e generosidade

    Mostra o Mestre Gabriel
    Olha com amor
    Navega nos seus ensinos
    Trás a luz do Mestre
    Encantos verdadeiros
    Inspira na sabedoria do Mestre
    Recorda e nos leva com amor
    O caminho do Mestre Gabriel

    Grata Mestre Monteiro por sua generosidade e amor em me auxiliar a encontrar com Mestre Gabriel e tocar meu coração.

    Responder
  38. Helena
    Helena says:

    Mestre Monteiro é um querido!
    Amoroso, fino, gentil e super amável!
    Tenho um amor por ele e Zildinha querida e suas filhas maravilhosas.
    Os meninos, ainda não tenho aproximidade, mas com certeza são bons meninos.
    Alegria, M. Monteiro em seu viver.
    Te amo, amigo. Felicidades e vida longa com saúde, energia e amor.
    Com carinho,
    Helena

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *