Mestre José Carvalho: um construtor de templos e de amizades

Flavio Mesquita da Silva*

| 19 fevereiro 2018

Mestre José Carvalho e Conselheira Ozélia | Arquivo Pessoal.

O título acima é o que melhor traduz este sertanejo, cidadão do mundo, José Florêncio de Carvalho, mais conhecido como Mestre José Carvalho, que hoje, 19 de fevereiro de 2018, comemora seu aniversário de 83 anos. Tive a alegria de conhecer esta pessoa carismática, de boa vontade no servir, numa Sessão do Quadro de Mestres, em 1979, na Sede Geral da União do Vegetal, quando ainda era em Porto Velho-RO.

Nesses quase 40 anos de convivência e amizade, pude testemunhar sua importante participação em muitos momentos da história do Centro. Conhecido pela fala simples, clara e direta, tem dedicado sua vida à Obra do Mestre, com desprendimento, na criação de Núcleos e na atenção aos discípulos, especialmente na orientação aos casais.

Filho de Manoel Florêncio de Carvalho e Cecília Nunes de Carvalho, nasceu em Juazeiro do Norte (Ceará) em 19 de fevereiro de 1935, num ambiente de extrema simplicidade e de pouquíssimos recursos. Dos 19 filhos nascidos, sobreviveram, além de José, 2 irmãos e 3 irmãs, dos quais se destacam, na União do Vegetal, os Mestres Florêncio e Geraldo Carvalho, e as Conselheiras Anita e Mariquinha, todos com longa e amorosa dedicação a esta Obra.

Casado com a Conselheira Ozélia desde 10 de janeiro de 1959, o casal teve sete filhos (Marlucia, José Filho, Marlídia, Jaílson, Margareth, Jocimar e Marilu), e constitui, com os irmãos acima citados, talvez a mais numerosa família na UDV: os Carvalho.

O início na UDV

José Florêncio de Carvalho comungou o Vegetal pela primeira vez na segunda Sessão realizada em Manaus, no dia 4 de agosto de 1967, das mãos de seu irmão, Florêncio Siqueira de Carvalho. Mereceu conhecer Mestre Gabriel, com quem bebeu o Vegetal algumas vezes em Porto Velho e Manaus, inclusive em Sessão Instrutiva. Chegou ao Corpo do Conselho em 1971, e ao Quadro de Mestres em 1979. Suas duas chamadas, Luz do Chacronal e Estrela Dalva, trazidas em 1968, integram o acervo da União do Vegetal, sendo a primeira feita na presença do próprio Mestre Gabriel.

Em Manaus, foi Mestre Representante nos Núcleos Caupuri e Tiuaco. Auxiliou nos primeiros momentos da União do Vegetal em Rio Branco (Acre), onde surgiu o Núcleo João Lango Moura. Dirigiu a primeira Sessão de Adventícios em Boa Vista (Roraima), dando continuada atenção à irmandade em formação, enquanto ocupava a Representação do Núcleo Caupuri (Manaus-AM). Também foi fundador e Mestre Representante do Núcleo Jardim do Chacronal, em Tefé, no Estado do Amazonas.

Teve participação muito relevante na expansão da União do Vegetal na Região Sul (hoje, a 9ª Região do Centro) como fundador do Núcleo Estrela Dalva (Florianópolis-SC), e como Mestre Central. Posteriormente, retornou em 2008 à Região, e fundou a Distribuição Autorizada de Vegetal de Imaruí (Santa Catarina), onde atualmente frequenta.

Responsável pela construção dos templos dos Núcleos que fundou, por onde andou, Mestre José fez amigos. E continua fazendo. Hoje, ele faz 83 anos de vida bem vivida, cercado de amigos e cheio de histórias para contar.

*Flavio Mesquita da Silva é Mestre Responsável pela DAV de Imaruí-SC.

18 respostas
  1. Elizangela Farias
    Elizangela Farias says:

    Um dia feliz pelo aniversário do Mestre José Carvalho. Carisma e boas orientações são lembranças que tenho do Mestre José quando estava como M Representante do Núcleo Caupuri a quem recebi o vegetal pela primeira vez nesse período. Desejo mais saúde e mais alegrias em seu viver, querido Mestre.

    Responder
  2. Roberta Moriconi Freire Schardong
    Roberta Moriconi Freire Schardong says:

    M. José é um senhor amigo e verdadeiro. Fiel e dedicado à obra do grande Mestre. Um professor amigo, amoroso e firme pelo qual tenho um grande amor, respeito, admiração e carinho. Sua companheira, a Conselheira Ozélia, também é uma pessoa tão especial quanto ele que dá um lindo exemplo de como ser uma mulher presente na vida de um homem em todos os momentos e por quem também tenho um profundo amor, admiração e respeito. Desejo saúde e vida longa aos dois. Os senhores estão presentes no meu coração e nas minhas lembranças inspirando sempre bons sentimentos e boas ações.

    Responder
  3. Edson Sousa
    Edson Sousa says:

    Parabéns, meu amigo e compadre M. José Carvalho.
    Grato por sua amizade e convivência que tivemos quando da minha chegada em 1982 no N.Caupuri.
    Lembro-me quando o Sr. estava na Representação do Mesmo, o Sr. me liberou junto com a turma pra fundação do 3° núcleo de Manaus, NPSama em 1987.
    Guardo comigo boas lembranças das primeiras lições de vida na UDV que recebi dentro de preparos e sessões.
    Parabéns meu velho amigo com alegria em sua família.
    Édson Sousa e Família

    Responder
  4. Alice
    Alice says:

    Na simplicidade de um casal, quem chegar para conhecer verá um templo colorido de singelas bandeirinhas, esse é o coração amoroso do M. José Carvalho pela obra do Mestre. Tempo bom de caminhada na 9ª região, guardo as sessões na memória que pude participar com o senhor!

    Responder
  5. Elson Farias
    Elson Farias says:

    Tive o merecimento de receber o vegetal dele, quando ele era Mestre Representante no Núcleo Caupuri em 1991.
    Meu pai M Edmilson (in memória) tinha uma amizade forte com ele e nossa família recebeu muito auxilio com palavras positivas e de orientação familiar.
    Desejo saúde e muitos anos de vida a este amigo.

    Fraternalmente
    Elson Farias
    Núcleo Pedra Mar

    Responder
  6. Marcello Battanoli
    Marcello Battanoli says:

    Parabéns M. José Carvalho! Feliz aniversário!
    Fui batizado pelo senhor quando criança, aqui em Macapá/AP. Uma alegria pra mim.
    Lhe desejo saúde e o símbolo da União: Luz, Paz e Amor.
    Abraços fraternos!

    Responder
  7. Carbajal
    Carbajal says:

    Neste alegre dia 18 de Fevereiro, celebramos juntamente com o aniversário do Núcleo Estrela Dalva o aniversário de Mestre José Carvalho com a presença marcante dele sua companheira, C.Ozélia, e de alguns de seus familiares, pra mim sócio fundador deste núcleo, me senti honrado e presenteado com a presença de alguns valorosos pioneiros que ombrearam junto com este “construtor de templos” esta bonita empreitada que é a fundação de um núcleo da UDV onde tivemos o privilégio de vivenciar a simplicidade da UDV, nos sentindo também uma peça da engrenagem desta fábrica de fazer amigos, que a Estrela Dalva brilhe e clareie ainda mais a consciência iluminando o caminho de todos nós… Viva o Núcleo Estrela Dalva!

    Responder
  8. Adailton dos Santos
    Adailton dos Santos says:

    Felicidades e vida longa M. José. Tive a oportunidade e merecimento de conhece-lo em Manaus no período em foi M. Representante do N. Tiuaco no ano de 1988. M. José um homem de timbre forte, com facilidade de fazer amigos. Onde ele está é sempre alegre e transmite alegria. Durante um ano vivemos momentos bons e de muito “forro do bom” nas sessões em Manaus. Desejo que tenha cada vez mais saúde e sabedoria caríssimo amigo.

    Fraternalmente
    Adailton dos Santos
    N. Santa Rosa

    Responder
  9. Andreza carvalho
    Andreza carvalho says:

    Grande pessoa humilde e de grande coração esse meu avô só me dá alegria de ser dessa família dentro da união do vegetal e fora pois é um grande exemplo de pessoa pra mim, e eu o amo tanto. Parabéns, meu velhinho, e que venha ainda mais anos e anos :*

    Responder
  10. Áureo Batista
    Áureo Batista says:

    Ao Mestre José Carvalho, o meu respeito pela amizade, orientação. Meu reconhecimento pelo seu trabalho da UDV durante esses anos todos. Feliz Aniversário! Saúde e vida longa ao Sr. e à sua companheira, Cons. Ozélia.
    Felicidades.
    Áureo.

    Responder
  11. Antonio Barnetche
    Antonio Barnetche says:

    Mestre José Carvalho é referência valiosa em minha vida, assim como na de minha familia. Seus ensinos e exemplos norteiam nossas vidas. Um grande e inestimável amigo.
    Desejo que Deus lhe conceda saúde e paz e alegria.

    Responder
  12. Ilka Castro
    Ilka Castro says:

    Mestre José Carvalho, que Deus lhe conceda vida longa com saúde, juntamente com sua companheira Ozelia.
    Minha gratidão por seus conselhos, sua amizade, e a boa convivência que tivemos no Núcleo Caupuri, quando lá cheguei.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *