Mestre Geral Representante dirige preparo de Vegetal nos EUA

Adriana Borges*      

| 5 Dezembro, 2016

Num clima de fraternidade, amizade e gratidão aconteceu, nos dias 16 e 17 de abril de 2016, um Preparo de Vegetal na singela Casa de Preparo do “Plantio Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho, Amor de Nós” da 1ª Região dos Estados Unidos, onde também está localizado o templo da Distribuição Autorizada de Vegetal do Hawaii (Ilha de Maui – Estado do Hawaii, Estados Unidos). O preparo foi dirigido pelo Mestre Geral Representante, Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho, tendo como auxiliar o Mestre Jeffrey Bronfman (Responsável pela Distribuição Autorizada do Hawaii). O Mariri e a Chacrona utilizados nesse preparo foram colhidos no Plantio Mestre Florêncio.

Foi um preparo histórico, pois pela primeira vez um Mestre Geral Representante do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal realizou o sagrado ritual de preparar o Mariri com a Chacrona em solo estrangeiro. Compartilhando desse belo momento estiveram presentes 30 pessoas entre elas, mestre Adolfo Mura, Diretor do Departamento de Beneficência da Diretoria Geral da UDV; mestre Gabriel Travaiani; Conselheira Célia Carvalho; Conselheira Marisa Travaiani e Conselheira Glória Mura que vieram do Brasil     acompanhando Mestre Clovis. Da irmandade dos Estados Unidos estiveram presentes sócios da DAV do Hawaii e membros da direção e sócios de cinco Núcleos da 1ª Região dos EUA (San Francisco, Santa Fé, Jardim Florescendo, San Miguel e Claridade Divina).

Foi um belo momento de trabalho e concentração onde se fizeram presentes a Luz e a Força da União, mais uma vez reafirmando que os Ensinos do Mestre Gabriel não têm fronteiras geográficas, culturais ou linguísticas. Eles se fazem presentes onde homens e mulheres de boa vontade se disponibilizam para trabalharem por esta Obra Sagrada com alegria, amor e paz. O resultado foi um vegetal ponto grau que foi utilizado na sessão do Encontro da Direção da 1ª Região e inauguração do templo do Núcleo Santa Fe, respectivamente nos dias 23 e 24 de abril deste ano.

Templo do Núcleo Santa Fé, o sonho vira realidade (clique aqui).

Plantio de Mariri e Chacrona nos EUA

Em 2011, mestre Jeffrey comprou uma propriedade em Maui (Hawaii) e posteriormente transformou esse local em um centro de estudos práticos de permacultura. Essa propriedade chama-se Haiku Aina Permaculture Initiative (HAPI). Sócios que integram a equipe de plantio da 1ª Região nos EUA, tem tido a oportunidade de participarem em mutirões onde   estudam de forma prática os conceitos e técnicas de agrofloresta, biologia do solo e horticultura. As atividades realizadas na HAPI fazem parte de um projeto demonstrativo usando os princípios da permacultura e agrofloresta em um ambiente tropical onde a equipe de plantio mantém cinco áreas experimentais para estudar como esses princípios funcionam no ambiente local, e como desenvolver um ambiente saudável para o Mariri e Chacrona.

Em 2013, Mestre Jeffrey, adquiriu uma outra área de terra (que fica apenas a 10 minutos da HAPI) com mais de 5,7 hectares chamada Awalau (auspiciosamente, este nome na língua havaiana significa “a primeira folha de uma planta sagrada”). Essa terra foi doada para a UDV para ser o local de plantio de nossas plantas sagradas. Trata-se de uma bela área de clima tropical constituída por campos, florestas e um pequeno rio de águas cristalinas. Dentro dos mistérios, em ambas propriedades adquiridas pelo Mestre Jeffrey (HAPI e Awalau) já existiam Mariri e Chacrona plantados pelos proprietários anteriores.

Em janeiro de 2015, foi inaugurado, com a realização de um Preparo dirigido pelo Mestre Assistente Geral Edson Lodi Campos Soares e a presença de diversos membros da Direção dos Estados Unidos, o Plantio da 1ª Região/EUA. O Plantio foi nomeado “Plantio Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho, Amor de Nós” em homenagem ao Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho (Mestre Florêncio), um Mestre da Origem que foi um incentivador, fonte de inspiração e um guia para o desenvolvimento da Obra do Mestre Gabriel nos Estados Unidos. O Mestre Central da 1ª Região/EUA, Paulo Afonso Amato Condé, é o atual responsável por este plantio.

As culturas Havaiana e Caianinha

A cultura nativa havaiana é muito rica em espiritualidade. É uma cultura orientada pelo conceito de família e fraternidade. A sabedoria dos mais velhos é considerada e respeitada pela comunidade. Mestre Jeffrey apresentou a União do Vegetal ao Conselho de Anciões, e líderes espirituais desse Conselho estiveram nas áreas onde temos Mariri e Chacrona plantados e abençoaram os trabalhos da União do Vegetal.

É a União circulando o mundo e afirmando a Luz, a Paz, e o Amor.

* Integrante do Corpo do Conselho e monitora do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo San Francisco (San Francisco, Califórnia- EUA). 

17 respostas
  1. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    No mundo, pela paz. Palavras que viram sem anos a frente, confirmando a para nós uma sabedoria sagrada.
    Que sejamos sempre merecedores de seguir esse caminho em paz. Gratidão a todos os que trabalham com esse objetivo.

    Responder
  2. Evanize de Barros Lima Barros Lima
    Evanize de Barros Lima Barros Lima says:

    Lágrimas de alegria e gratidão ao ler esse texto. Preparo e plantio nos EUA. UDV ponto de luz que vem clareando essa terra tão necessitada de Luz, Paz e Amor! Parabéns aos irmãos por esse belo trabalho.

    Responder
  3. Betânia
    Betânia says:

    Lendo em 2019. Em breve visitarei a DAV no Hawaii. Mestre Gabriel criou a União para a paz no mundo. Sinto-me grata por fazer parte dessa paz, pois hoje tenho em mim a paz que sempre quis ter. Que mais e mais pessoas conheçam a União. Luz, Paz e Amor.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *