Mestre Antunes – um homem de bom coração

Giuliano Villa Nova (*)

| 13 fevereiro 2018

Mestre Antunes (de azul) era um dos membros mais atuantes da 11a Região e deixa um legado de amor e doação à União do Vegetal | DMC/Núcleo Tucunacá.

Fazer o bem, de coração, auxiliar a todos que o procuravam. Assim pode ser resumida a caminhada do Mestre Carlos Luiz Marcelo Antunes, o Mestre Antunes, na União do Vegetal. O mesmo bom coração que auxiliou, com alegria e presteza, por muitos anos, a tantas pessoas a recuperar a saúde, parou repentinamente nesta segunda-feira, dia 12 de fevereiro. Mestre Antunes fez a passagem em Guaramiranga (CE), aos 59 anos, enquanto passava o feriado na cidade, com amigos e familiares. Uma perda muito sentida para a UDV como um todo, pois ele tinha amigos em diversas partes do Brasil, e principalmente para a 11ª Região, onde ele era um de seus membros mais atuantes. Ele havia recebido a camisa de Mestre Assistente Central da 11ª Região há poucos dias, na Sessão de Escala Anual do dia 10 de fevereiro.

Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre Antunes era médico ginecologista e obstetra há mais de 30 anos, ele também era homeopata e trabalhava com terapia ortomolecular. Por muitos anos teve destacada atuação na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, pertencente à UFC, auxiliando na formação de profissionais obstetras. Entre outras qualidades, era um dos médicos pessoais de Mestre Braga, Mestre Monteiro e de outros Mestres da Origem da UDV, que, com frequência, vinham e ainda vêm a Fortaleza para tratamento de saúde. E, na verdade, foram incontáveis pessoas que ele auxiliou ao longo dos anos, independente da classe social e do grau hierárquico no Centro, a recuperar a saúde e o bem-estar.

Natural de Cascavel (CE), Mestre Antunes chegou à União do Vegetal em nove de novembro de 1991, no Núcleo Tucunacá (Fortaleza-CE), e teve identificação praticamente imediata com a doutrina do Mestre Gabriel – tanto que se associou no dia seis de janeiro de 1992 –, engajando-se, inicialmente, na Equipe do Plantio. Sempre muito participativo e atencioso com a irmandade, não demorou a chegar aos graus hierárquicos, sendo convocado para o Corpo Instrutivo ainda em 1992, para o Corpo do Conselho em 1995 e para o Quadro de Mestres em 2001.

Em sua caminhada na União do Vegetal, ocupou os lugares de Tesoureiro, Vice-Presidente, Presidente e Mestre Representante (2009-2012) – todos no Núcleo Tucunacá. Por determinado período, também foi sócio do Núcleo Cajueiro Pequenino, onde participou de sua fundação, em 2007, e foi seu primeiro Presidente e Mestre Assistente.

Entre 2012 e 2015, Mestre Antunes foi Responsável, no Núcleo Tucunacá, pela Orientação Espiritual. No triênio 2015-2018, foi Coordenador Regional do Departamento Médico-Científico da 11ª Região, monitor do Departamento de Plantio e Meio Ambiente no Núcleo Tucunacá e também, no ano de 2017, exerceu a função de Vice-Presidente.

Casado com a Conselheira Elisabeth Sampaio de Oliveira Antunes, que sempre o apoiou e acompanhou em sua caminhada na UDV, Mestre Antunes deixa duas filhas (Emanuelle e Daniele), ambas sócias do Centro, e uma imensa quantidade de amigos que o tinham, muito mais do que um médico, um grande amigo.

Pouco antes da Sessão do dia 10 de fevereiro, quando recebeu a camisa de Mestre Assistente Central, Mestre Antunes enviou a seguinte mensagem aos Mestres do Conselho da Administração Central (Conace): “Estou sentindo um clima de amizade e confiança entre nós, um bom começo. Peço ao Mestre que continue nos iluminando, em busca da União e da amizade entre as pessoas. Bom trabalho, com Luz, Paz e Amor.”

Desejamos conformação aos familiares e amigos do Mestre Antunes neste momento, e que o Mestre Gabriel o receba em sua Luz, na eternidade.

(*) Giuliano Villa Nova é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Tucunacá e Vice-Diretor de Comunicação Interna do Departamento de Memória e Comunicação (DMC).

22 respostas
  1. Paulo Afonso Conde
    Paulo Afonso Conde says:

    Um bom esposo, pai, profissional e amigo. Com certeza estará em um bom lugar conquistado em vida e junto ao nosso Guia Espiritual. Nossos sentimentos à sua família e amigos.

    Responder
  2. Jaques Andrade
    Jaques Andrade says:

    Foi um dos Médicos que me auxiliou no tratamento de uma paralisia facial, seu tratamento comigo não era só como paciente, mas como amigo e irmão e suas palavras nas consultas sempre me faziam me sentir melhor e isso sempre me chamou atenção. Ficam minhas condolências a família que me é muito querida. Fique com Deus meu amigo!

    Responder
  3. Piero Filipi de Carvalho Lima
    Piero Filipi de Carvalho Lima says:

    Grato ao M. Antunes pela amizade e atenção, que Deus o conceda muita paz em sua nova morada, com certeza sua missão continua meu amigo.

    Responder
  4. Janainna Souto Maior de Albuquerque
    Janainna Souto Maior de Albuquerque says:

    Meu compadre querido, saudades, gratidão e amizade, sentirei sua ausência mas tenho certeza que estará conosco sempre. Até breve!

    Responder
  5. Luana Souto Maior
    Luana Souto Maior says:

    Que grande perda. Obstetra do meu primeiro filho, amigos dos meus pais …tão gentil e profissional ímpar…
    Meus pêsames a toda família.

    Luana Souto Maior

    Responder
  6. Ivonete Marques
    Ivonete Marques says:

    Meus sentimentos a família e a irmandade da 11 região.
    Mestre Antunes além de um Mestre dedicado e conhecedor dos ensinamentos do Mestre Gabriel, era um amigo de todos sem ditinção.. Vamos sentir muito sua falta mesmo na certeza que ele estará olhando por nós

    Responder
  7. Estácio Ferrer
    Estácio Ferrer says:

    É com profundo pesar que recebi a inesperada notícia da passagem do M.Antunes.
    Somos amigos de longa data, partilhamos da mesma profissão, grande incentivador da Homeopatia e partilhamos alguns tempos de estudo.
    Estudioso e praticante dos ensinos da UDV
    Sinto que bem cumpriu sua missão. Desejo que seja recebido no plano ispiritual pelo nosso Mestre e o conduza a um bom lugar.
    Desejo conformação a família e que a Luz de Maria se faça presente na vida de CDC Bete e filhas.
    Estácio e familia

    Responder
  8. Atilla Djazianny
    Atilla Djazianny says:

    Foi dele que recebi meu primeiro copo de vegetal, foi dele que recebi meu primeiro uniforme de sócio, foi dele que recebi a minha primeira doutrina e foi ele que me convidou pra dirigir minha primeira sessão… As lembranças dessa amizade estão vivas dentro do meu coração, M. Antunes. Grato por tudo.

    Responder
  9. José Roberto
    José Roberto says:

    Que pena, um amigo que se foi ainda jovem.
    Eu tive o prazer de conhecer o M Antunes em janeiro de 1999, ser humano especial, médico competente bom esposo e pai de família. Como bem falou a matéria que o homenageia, realmente ele tem amigos em todos os cantos da UDV, esteve conosco quando da abertura de DAV CUSCO em 5 de setembro de 2015, nossa família e todos os seus amigos do Acre, se solidarizam com a Cons Beth e suas filhas, que o nosso Mestre o receba em uma de suas muitas moradas, pedindo sempre a nossa mãe Maria Santíssima que nos conforte e nos dê compreensão para com esse momento de dor e de perda.
    Que Paz esteja convosco.

    Responder
  10. Irenice de Oliveira Campos
    Irenice de Oliveira Campos says:

    Dr Antunes cuidou da minha saúde por 20 anos. Era um dos meus portos nessa vida. O considero um amigo: meu médico querido! Fica um vazio nas nossas vidas, imagino como está sendo dolorosa essa travessia para as suas três meninas. Com muita saudade, agradecemos pela sua vida e presença tão importante para nós. Pra sua esposa e filhas, muita luz pra seguir construindo suas caminhadas e os seus sonhos.

    Responder
  11. Ilka Castro
    Ilka Castro says:

    Meus sentimentos a família pela passagem de Mestre Antunes, que possam receber o conforto das pessoas que lhes querem bem, e a certeza de que em sua caminhada procurou cumprir com seus dever, pessoa de bom coração, tinha uma atenção especial com a irmandade, procurando atender como médico e mestre da UDV. A ele, minha gratidão.

    Responder
  12. Nicholas do vale
    Nicholas do vale says:

    Pessoa de um amor imensurável dentro de si. Que fazia questão de esbrandir para todos, através da sua amizade, atenção, carinho. Realmente deixou um legado de amor aos ensinos do grande Mestre para todos nós que tivemos o merecimento se conhecê-lo. Que Deus e a Virgem Maria traga conforto para a família e todos nós amigos.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *